Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


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CENTRO DE SÃO PAULO

A CULTURA E O

CENTRO DE SÃO PAULO

políticas culturais, museus, teatros,
cinema, patrimônio cultural

artigos (download gratuito) e livros

atualizado em: 4 de agosto de 2016

 

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Abaixo, indicações de artigos (download gratuito) e livros sobre o desenvolvimento cultural no Centro de São Paulo: políticas culturais, museus, cinema, teatros, etc.

 

Acesse também, os livros sobre o Centro de São Paulo, publicados entre:

1951 - 1960      1961 - 1970      1971 - 1980      
1981 - 1990       1991 - 2000      2001 - 2010
2011 - 2020

 

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Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo

Ana Rita Uhle
Anais do Museu Paulista
2015
 

O presente artigo discute a construção do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo (obra de Amadeu Zani, 1925) e, mais especificamente, o concurso público para escolha da maquete, ocorrido em 1910. O foco da análise é o conjunto de projetos apresentados por escultores paulistas, brasileiros e italianos e toda a conflituosa negociação estabelecida entre a comissão executiva e os artistas, observada por um parecer publicado na primeira década do século XX, que traz o exame crítico dos trabalhos pela comissão julgadora. Os documentos possibilitam ainda reconhecer o savoir-faire de artistas que atuavam na produção de obras públicas no período, o modo como manejam a interpretação de episódios históricos e a sua conversão em imagens. A hierarquia entre os diferentes personagens, seja ele membro da comissão julgadora, historiador ou escultor, não é empecilho para que se operem interferências diversas no projeto vencedor, que são determinantes na concepção final da obra. Há nas fontes analisadas um instigante debate acerca da elaboração de narrativas calcadas em eventos históricos por meio de imagens, ou seja, da representação de personagens históricos, de cenários e de figuras alegóricas que merece ser problematizado. A análise da elaboração de um projeto do monumento Glória Imortal se faz adotando uma perspectiva da história social da arte, mirando o diálogo, as trocas e as negociações que permeiam o objeto de estudo, buscando pensar a obra e a produção dessas imagens como fruto de um processo e de um conjunto de práticas sociais. Palavras-Chave: Escultura; Imagem; Memória; Monumentos escultóricos - São Paulo; Amadeu Zani...[+]

 


O Theatro Municipal de
São Paulo
Histórias Surpreendentes e Casos Insólitos

Vitor Hugo Brandalise
Edison Veiga
Senac
2013

Um arquiteto que projeta o maior e mais sofisticado teatro da cidade em sua época, mas que recusa uma homenagem oferecida pela Câmara Municipal por seus serviços; um produtor cultural que decide impedir a destruição de milhares de livretos de programação teatral reduzidos a entulho do dia para a noite, levando-os para seu próprio apartamento; uma guerra de bolas de papel que eclode no meio de um concerto; uma passeata para exigir que o preço dos ingressos para a ópera seja reduzido; e, como se tudo isso não bastasse, a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922. Esses são apenas alguns dos muitos eventos e pessoas cujas histórias estão ligadas ao Theatro Municipal de São Paulo, ao longo de mais de cem anos de existência. 'O Theatro Municipal de São Paulo - histórias surpreendentes e casos insólitos' reúne vários episódios relacionados a essa casa de espetáculos, a maioria deles desconhecidos até mesmo de seus frequentadores mais assíduos. Narrados na forma de crônicas que remetem umas às outras, eles constroem uma história repleta de momentos curiosos, que retratam os motivos por que o teatro é objeto de respeito e apreço por parte do público e dos profissionais que nele atuam...[+]

 


São Paulo
Olhar os Museus, Olhar a Cidade

Carlos Faggin
Ana C. Carvalho
Pedro de Kastro
Marcio Scavone
Dialeto
2012

Esta obra busca apresentar um ensaio elaborado por especialistas que procuram conduzir o leitor por itinerários dentro do ambiente urbano. Uma sinapse entre espaços, obras e artistas e o papel de cada um na história das cidades. A metodologia de pesquisa utiliza a coleta de informações multidisciplinares, a partir do mapeamento físico e virtual de bibliografia especializada, e, sobretudo visitas e a interação com usuários e profissionais ligados aos espaços. As informações estão baseadas em três eixos principais - Uma visão do espaço arquitetônico do museu e seu impacto na cidade; As coleções de obras e seus programas interpretativos; A possibilidades de percursos conjuntos, considerando-se os diversos tipos de acervos e de arquitetura dos museus da cidade. Desse modo, este livro não tem a intenção de esgotar de modo enciclopédico as possibilidades de visitas aos museus, mas apenas apresentar as impressões dos autores sobre alguns deles e as reflexões sobre o universo heterogêneo e diverso dos museus da cidade, procurando suas afinidades e diferenças...[+]

 


Patrimônio da metrópole paulistana

Margarida Cintra Gordinho
Iatã Cannabrava
Terceiro Nome
2010

Este livro apresenta, com fotos e textos, os bens tombados pelo Condephaat na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana. Com ele, procuramos contribuir para amplir a possibilidade desses bens serem conhecidos, admirados e preservados, mantendo vivas as memórias e histórias que ajudam a construir nosso futuro...[+]

 


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Guia Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
100 Anos
1907 - 2007

Arquivo Municipal Washington Luís
DPH
2007
 

O Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, a mais antiga instituição de memória da municipalidade de São Paulo, integra a atual organização da Secretaria Municipal de Cultura, criada em 1975. Precedendo a própria Secretaria e o Departamento do Patrimônio Histórico, ao qual é subordinado, o AHMWL tem sua origem mais remota no ano de 1907, quando a Lei nº. 1.051 criou um arquivo municipal na Secretaria Geral da Prefeitura...[+]

 


Pinacoteca 100 Anos destaque do acervo

Marcelo Matos Araújo
(organizador)
Pinacoteca do Estado
2005

A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]

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ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS - 90 ANOS

Carlos Eduardo Novaes
Imesp
1999

A edição do dia 27 de novembro de 1909 do tradicional Correio Paulistano noticiou - 'Inaugura-se hoje a Academia Paulista de Letras'. O livro, planejado para comemorar os 90 anos da entidade, apresenta um poema, 'Canto de Amor à Academia', de Paulo Bomfim, ensaio de Myriam Ellis, 'Gênese e Renascimento da Academia Paulista de Letras', um 'Panorama Histórico-Cultural da Academia Paulista de Letras', de Célio Debes, e 'Tesouros do Arquivo da Academia Paulista de Letras', com reprodução de cartas e documentos importantes da história acadêmica...[+]

 


Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Miriam Escobar
CPA – Consultoria de Projetos e Artes
1998

São Paulo vista através de seus caminhos e os lugares por onde eles passam. Foi assim que a arquiteta Miriam Escobar organizou este seu trabalho em que as esculturas estão dispostas por esses lugares e como que olhando quem passa. Uma referência de coisa viva onde caminho, lugar e escultura afirmam o espaço dos homens como sendo mais do que um fluxo onde não há tempo a perder ou uma operação mecânica a se realizar. Cada objeto anotado fala do que se homenageia e, mais que isto, marca com a sua presença um sentido possível a ser assumido por quem passa e nota.  A experiência transmitida vem dos tempos de criança, de andanças primeiras por esta cidade que muda tanto. Traz o envolvimento e a sedução de olhos encantados que tudo registram. Vem daí a satisfação imensa que estes registros fotografados provocam. É um olhar de afetividades profundas que procura tudo mostrar, mas que não interfere em nada. É a cidade sempre presente pelos gradis de proteção, pelos carros, pelas gramas e plantas do jardim. As localizações em plantas gráficas vão informando onde se...[+]  

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Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública

Isaura Botelho
FFLCH/USP - Centro da Metrópole

A se considerar a cidade de São Paulo do ponto de vista da distribuição de equipamentos públicos e privados de cultura, poderíamos dizer que o quadro que se apresenta não é surpreendente. O que se revela é uma cidade desequilibrada onde há uma baixa correspondência entre crescimento urbano e a distribuição dos equipamentos culturais (ver mapa 1). A tal desequilíbrio na distribuição pelo espaço da cidade, devem-se acrescentar outras formas de geração de diferenças no uso destes equipamentos, pois há outros fatores decisivos na definição do seu uso por parte da população, vizinha ou não, de algum teatro, museu, cinema ou centro cultural. Ou seja, a análise da sua distribuição espacial é apenas um dos lados da questão. Seria necessário complementar essas informações com pesquisas que nos forneçam dados sobre a efetiva utilização desses equipamentos, bem como sobre a maneira pela qual a população em seu conjunto emprega seu tempo cotidiano... [+]

 


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Cara de São Paulo: retrospectiva de 50 notícias selecionadas sobre o Museu Paulista e Museu Republicano "Convenção de Itu" no cinquentenário de sua incorporação à Universidade de São Paulo

Eduardo Loria Vidal
Dorival Pegoraro Junior
Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI, Universidade de São Paulo

Cara de São Paulo é uma justa homenagem à imprensa paulista e seu papel na divulgação das ações e da história do Museu Paulista e do Museu Republicano Convenção de Itu. A publicação reúne cinquenta matérias publicadas desde a incorporação dos dois Museus à Universidade de São Paulo, há cinquenta anos. A seleção privilegiou matérias especiais de cobertura de temas importantes na trajetória de nossos dois museus: a incorporação à Universidade, em 1963, as exposições realizadas, as comemorações do centenário da instituição, os projetos especiais de restauração, documentação e aquisição de acervos, a participação em datas importantes para a História do Brasil e as obras e projetos relacionados ao edifício-monumento...[+]

 

Salas de Cinema e História Urbana de São Paulo (1895-1930)

José Inácio de Melo Souza
Senac
2016

"Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930) - o cinema dos engenheiros" apresenta um vasto panorama sobre os espaços de exibição cinematográfica na cidade de São Paulo, cobrindo todo o ciclo do cinema silencioso. Por meio da documentação custodiada pelo Arquivo Histórico de São Paulo (AHSP- SMC/PMSP), um dos principais acervos históricos da cidade, o autor reconstitui um momento significativo da história do cinema e da memória urbana paulistana do século XX, marcado pela presença das "salas de rua". Nesta edição, que amplia os estudos de seu livro Imagens do passado - São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema (Editora Senac São Paulo, 2004), o autor recupera no rico conjunto documental do AHSP projetos de salas especialmente construídas, ou adaptações, para abrigar os cinematógrafos, reproduzindo fachadas, plantas e cortes dessas edificações, além de outros registros de acervos diversos, como anúncios na imprensa, fotografias e cartões- postais. José Inacio de Melo Souza, um dos mais dedicados pesquisadores da história do cinema no Brasil, destaca documentos pouco conhecidos, delineando uma perspectiva renovada sobre esse complexo momento de introdução do cinema em São Paulo e a constituição de um circuito de distribuição e exibição, espaço de socialização privilegiado da modernidade...[+]

 


SAO PAULO CAPITAL ARTISTICA
A CAFEICULTURA E AS ARTES NA BELLE EPOQUE
(1906-1922)

Julio L. Moraes
Azougue
2013

A semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo em 1922, foi apenas o fenômeno mais expressivo do intenso entrecruzamento de interesses entre o universo do café e o mundo das artes. A Semana, contudo, foi só uma das diversas pontes estabelecidas. Teatro, cadeias cinematográficas, instituições artísticas e até as manifestações populares - nenhum segmento da vida artística local passou incólume às influências(diretas ou indiretas) do 'ouro verde', do complexo cafeeiro. 'São Paulo - capital artística' conta a história de algumas dessas relações, centrando atenções nos condicionantes econômicos. Histórias da vida artística dos palcos e salões paulistanos, mas acima de tudo a história econômica de um segmento em ascenção. Percorrendo o mundo dos dados quantitativos, 'São Paulo - capital artística' traz à tona informações pouco conhecidas ou exploradas pelos historiadores da cultura nacional...[+]

 


Livro: Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Disponível na Livraria Cultura

Arte Brasileira Na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Taisa Helena Pascale Palares (organizadora)
Imesp
2010

Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite, Luciano Migliaccio, Aracy Amaral e Tadeu Chiarelli, que analisam obras e artistas da arte brasileira - Almeida Junior, Pedro Américo, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Victor Brecheret...[+]

 



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Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana

Mirian Silva Rossi
Anais do Museu Paulista/SciELO
2003

Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposição permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original... [+]

 


Villa Kyrial: crônica da Belle Époque paulistana

Marcia Camargos
Senac
2000

Para retratar a sociedade paulistana espelhada na França, a 'Belle Époque' , a autora toma como referência a Villa Kyrial. Reunindo documentação iconográfica - composta de fotografias, caricaturas e impressos da Villa Kyrial, como cardápios, partituras e programas dos saraus musicais - o livro procura retirar do esquecimento esse episódio da história da cidade...[+]

 



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Fotografia no Museu: o projeto de curadoria da coleção Militão Augusto de Azevedo

Solange Ferraz de Lima
Vânia Carneiro de Carvalho
Anais do Museu Paulista
1997
 

O objetivo do presente texto é apresentar a coleção fotográfica de Militão Augusto de Azevedo pertencente ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo e discutir os procedimentos documentais adotados para o seu tratamento. São analisados as~ctos metodológicos de modo a evidenciar um conceito específíco de curadoria, no qual as tarefas de documentação, conservação física e exploração educativa e cultural são orientadas pela pesquisa. Keywords : Museu histórico; Fotografia [São Paulo]; século XIX... [+]

 


Teatro Municipal de São Paulo: grandes momentos

Ignacio de Loyola Brandão 
Alexandre Dorea Ribeiro
DBA
1993

Este livro apresenta os seguintes capítulos - 'O teatro'; 'Ópera'; 'Dança'; 'Teatro'; 'Música'; 'O teatro devolvido'.

 


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São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista

Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho
Anais do Museu Paulista/SciELO
1993

"Por ocasião das comemorações do centenário da Indendência do Brasil em 1922, o então diretor do Museu Paulista, Affonso de Escragnole Taunay, empenhou-se na montagem de exposições voltadas para a reconstituição arcaizante do passado urbano de São Paulo. Parte desse projeto consistiu em encomendas de pinturas realizadas a partir de matrizes fotográficas do século passado. O presente estudo discute as estratégias visuais presentes na transcodificação de objetos iconográficos de natureza diversa no ãmbito do espaço celebrativo do Museu e seus desdobramentos ideológicos, implícitos nas ações de caráter nacionalista,-educacional e preservacionista."... [+]

 


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Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica da cidade de São Paulo (1895-1929)

José Inácio de Melo Souza
ArquiAmigos - Amigos do Arquivo Histórico de São Paulo

Parte 2 - Parte 3 - Parte 4

"Georges Jean Renouleau, fotógrafo de origem francesa (Bergerac, 7/12/1845), antes de se fixar em São Paulo montou ateliês em Pelotas (1875), Porto Alegre (1878) e Rio de Janeiro (1883-84). Começou a trabalhar na capital paulista a partir de 1885-89, com ateliê fotográfico na rua Direita, 6. Passou depois para a rua Marechal Deodoro, 2 (em 1895, atual 15 de Novembro), cujas instalações se incendiaram acidentalmente; rua General Câmara, 108 (1897), rua Bento Freitas, 7-A (1897), rua Direita, 24 (1898-99) e..." [+]

 


METROPOLE E CULTURA - SAO PAULO NO MEIO SECULO XX

Maria Arminda do Nascimento Arruda
Edusp
2015

Fruto de sua livre docência, neste livro a socióloga Maria Arminda analisa a formação da metrópole paulista através dos fenômenos históricos e sociais do meio do século XX. O recorte temporal privilegia o estudo dos desdobramentos de eventos emblemáticos, como o movimento da Semana de 22, a Segunda Guerra Mundial e o fim do Estado Novo, na tentativa de entender em que moldes se deu a modernidade em São Paulo. A efervescência cultural e intelectual manifesta na dramaturgia de Jorge Andrade, nas peças do Teatro Brasileiro de Comédia, na criação do MASP, nas vanguardas das Artes Visuais e da Poesia, e na sociologia de Florestan Fernandes é investigada em seu contexto histórico. Evidenciando, portanto, as relações entre empresariado, políticos, jornalistas e artistas, entre outros atores e grupos sociais, esta é uma leitura capaz de interessar também ao público em geral...[+]

 


CAPITAL - SAO PAULO E SEU PATRIMONIO ARQUITETONICO

Juan Esteves
Antonio Carlos Abdalla
Imesp
2013

'A Secretaria de Estado da cultura de São Paulo tem imensa satisfação em apoiar a reedição do livro 'Capital - São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, de Juan Esteves. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, o conjunto de fotografias selecionadas oferece um amplo panorama da diversidade de edifícios de distintas naturezas que marcaram a capital paulista ao longo de sua história, especialmente os últimos 100 anos. Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arqutetônico paulistano pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos edifícios retratados, esta publicação ajuda a sensibilizar para a necessidade de preservação desse patrimônio, uma importantíssima e difícil tarefa, que precisava envolver toda a sociedade.' - Marcelo Mattos Araujo...[+]

 


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POLÍTICAS CULTURAIS EM SÃO PAULO E O DIREITO À CULTURA

Valmir de Souza
Cultura Digital
2012
 

Este artigo pretende abordar a questão do direito à cultura a partir de algumas gestões culturais na cidade de São Paulo, considerando o tratamento dado ao tema em textos programáticos acerca de políticas culturais, enfatizando o foco dado por esses discursos às práticas culturais de bairros periféricos, e apontando para a importância dada ao alargamento das noções de cultura, considerada como “prática em comum”. PALAVRAS-CHAVE: cultura, direito, gestão cultural, política cultural, periferia... [+]

 


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CCBB SÃO PAULO UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Banco do Brasil
2010
 

O objetivo do PROGRAMA EDUCATIVO DO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL é promover o acesso Odo público às atividades oferecidas pelo CCBB e proporcionar ao visitante a oportunidade de conhecer a história e os detalhes arquitetônicos do prédio que abrigou a primeira sede própria do Banco do Brasil em São Paulo e que hoje é palco de inúmeros eventos culturais nas mais diversas áreas... [+]

 


Pinacoteca do Estado: a história de um museu

Márcia Camargos
Marcelo Mattos Araújo
Pinacoteca do Estado
2007

Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]

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História nacional em São Paulo: o Museu Paulista em 1922

Ana Cláudia Fonseca Brefe
Anais do Museu Paulista/SciELO
2002-2003

Neste trecho, Affonso d’Escragnolle Taunay descreve de maneira sucinta suas realizações nos cinco primeiros anos à frente do Museu Paulista. Apesar de corresponderem a menos de um terço de sua gestão são de suma importância, pois neste curto período ele deu à vetusta instituição os principais contornos de um museu histórico, ou mais precisamente, de um “lugar de memória” nacional, pretendendo fixá-lo como lugar de origem da nação brasileira e, ao mesmo tempo, concedeu a São Paulo o ansiado destaque no cenário nacional... [+]

 


Sala São Paulo de Concertos: revitalização da Sala Estação Júlio Prestes

Ruth Verde Zein
Anita Regina Di Marco
Alter Market
2001

O objetivo deste livro é divulgar uma visão cultural, urbanística e arquitetônica do complexo processo da transformação da estação ferroviária Júlio Prestes, situada no centro histórico de São Paulo, em uma sala de concertos de padrão internacional, organizada e aparelhada com a tecnologia do século 21 cuja alta qualidade acústica e arquitetônica, vem sendo reconhecida por especialistas brasileiros e mundiais. Trata-se de uma obra de restauro, de um trabalho de reciclagem de usos, de um projeto técnicamente complexo e de um importante ponto de apoio para uma efetiva transformação na paisagem humana e social da área central da cidade...[+]


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A cidade que mais cresce no mundo
São Paulo território de Adoniran Barbosa

Maria Izilda Santos de Mato
São Paulo em Perspectiva/SciELO
2001

Estas reflexões focalizam a produção musical e a trajetória artística de Adoniran Barbosa, privilegiando os anos 40, 50 e 60. Suas composições são identificadas como uma forma de estar e se apropriar da cidade, e nelas emergem experiências urbanas intensas e emocionais, rastros de memória afetiva da São Paulo de outros tempos...[+]

 


Escultura brasileira da Pinacoteca ao Jardim da Luz

Agnaldo Farias
Pinacoteca do Estado
2000

Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]

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Monumento a Ramos de Azevedo: do Concurso ao Exílio

Annateresa Fabris
Mercado de Letras
1997

O que motiva a criação de um monumento? Seus significados originários têm condições de permanecer no tempo? A partir destas e de outras interrogações, esta obra traça a história de um símbolo da mentalidade progressista de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930, rapidamente convertido em antítese daquela mesma mentalidade e, por isso mesmo, transplantado para um outro local da cidade. As vicissitudes do monumento são analisadas em suas várias etapas: concurso, recepção crítico-ideológica, transtorno causado por sua presença numa artéria central da cidade, remoção e desfuncionalização num contexto diferente do originário...[+]

 


SALOES, CIRCOS E CINEMAS DE SAO PAULO

Vicente de Paula Araújo
Perspectiva
1981

Entremeado de farta iconografia, precedido de considerável lastro informativo e adotando o mesmo critério cronológico de sua obra anterior sobre a Bela Época do cinema brasileiro, Vicente de Paula Araújo retrata figuras pouco conhecidas e revela aspectos desconhecidos da chamada idade da pedra do cinema paulistano. Seu autor foi perquirir no registro quotidiano das publicações da época, os acontecimentos políticos, econômicos, religiosos, policiais e esportivos em torno dos divertimentos mecânicos e artísticos que surgiram, antecederam, conviveram, competiram, desapareceram e se transformaram com a consolidação do cinematógrafo no gosto e hábito de todas as classes sociais da população. Trata-se, portanto, de um movimentado e colorido painel da vida urbana de São Paulo no setor das diversões populares, entre os últimos anos do século XIX e os primeiros tiros do grande desatino mundial de 1914...[+]

 


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Notas sobre a Sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura

Guilherme Wisnik, Mariana Fix,
José Guilherme Pereira Leite, Julia Pinheiro Andrade & Pedro Arantes
FAU/USP

A antiga estação de trens Júlio Prestes, concebida para ser a porta de entrada da cidade do café, foi inaugurada apenas em 1938, depois da crise de 1929, e permaneceu esquecida por longo tempo. Somente agora, quando é convertida em uma moderna sala de concertos, a estação parece viver seu apogeu. Sede da nova Orquestra do Estado, modernizada pelo maestro Neschling, a Sala São Paulo é atualmente o maior símbolo das novas intervenções em cultura na cidade. Rodeada por uma zona urbana degradada, a chamada “cracolândia”, a Sala São Paulo nasce como aparente sinal de civilização em meio à barbárie e pretende transformar todo seu entorno. Mais que isso, a Sala é anunciada como o ponto de inflexão de uma “grande virada” na área central: desencadeando, juntamente com outros investimentos culturais, um “efeito dominó” de revalorização e retomada dos negócios imobiliários. As relações entre Estado e setor privado, entre alta cultura e mercado imobiliário, a disputa territorial que se configura com a tentativa de retomada do Centro pelas elites e seu suposto projeto civilizatório permeiam a história da Sala São Paulo e são investigadas neste artigo... [+]

 

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TRINTA ANOS DE CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (1982 – 2012) NO CORAÇÃO DA METRÓPOLE: CULTURA E POLÍTICA

Felipe Santos Souza
Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel 
2014
 

Este trabalho propõe-se a analisar os antecedentes e os primeiros trinta anos (1982 - 2012) de existência do Centro Cultural São Paulo (CCSP) a partir da política executada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC) e alguns dos eventos realizados pela mesma dentro das dependências do equipamento cultural do Paraíso, na zona Sul da capital paulista, ao longo deste período temporal. A escolha de centro cultural como tema de um trabalho de conclusão de curso (TCC) dá-se por entendermos que os centros culturais não somente representam hoje um grande acontecimento para as cidades, através dos encontros entre as mais variadas tribos urbanas, fruto desta nova sociedade multifacetada que temos nos dias atuais, que procuram um local para socializar-se, como também pelo espaço consagrado onde realizar-se a produção cultural contemporânea local e global. O centro de cultura é o espaço onde pode-se ensaiar cidadania e a participação popular através de suas inúmeras atividades multidisciplinares ou não. No caso do Centro Cultural São Paulo, para além das questões já citadas, a vontade pessoal de estudar um local importante para a cidade de São Paulo e para mim, na condição de paulistano, fez com que me debruçasse sobre este tema na condição de espectador... [+]

 


Descobrindo São Paulo Com Brecheret

Renata Sant'anna
FM Editorial
2013

São Paulo mostra a trajetória artística de Brecheret, marcada pela vivencia em cidades europeias e pelo contato com outros escultores...[+]

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ARQUIVO HISTORICO DE SAO PAULO

Eudes Campos
Imesp
2011

Seleção de manuscritos, mapas, plantas, desenhos técnicos e fotografias, escolhidos dentre os mais de 4 milhões de itens pertencentes ao acervo do 'Arquivo Histórico de São Paulo', este livro busca compor um mosaico da história da cidade e ressalta a importância da conservação deste patrimônio diante dos desafios de compreensão do seu futuro...[+]

 


Theatro Mvnicipal de São Paulo

Márcia Camargos
Dado Macedo Edições
2011

O livro Teatro Municipal de São Paulo 100 anos foi produzido e editado pela Dado Macedo Produções Artísticas (DMP). A obra é assinada pela pesquisadora e jornalista ganhadora do Jabuti, Márcia Camargos. Além dos relatos históricos, o livro traz imagens que são verdadeiras relíquias de acervo – em grande parte, inéditas ao público – e conta com novos registros sob a ótica do renomado fotógrafo Cristiano Mascaro. O projeto gráfico é de Martha Tadaieski Com 200 páginas e aproximadamente 300 fotos e ilustrações, a publicação narra fatos importantes da cidade a partir da construção do Teatro, idealizada no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo. São retratadas todas as fases deste patrimônio histórico, que, além dos modernistas, foi palco para grandes nomes, entre Maria Callas...[+]

 


Políticas culturais e negócios urbanos: a instrumentalização da cultura na revalorização do centro de São Paulo (1975-2000)

Beatriz Kara-José
Annablume / Fapesp
2007

A partir do estudo da recuperação do centro de São Paulo, Beatriz Kara-José apresenta a complexidade das estratégias políticas urbano-culturais. Mostra como foi criada uma concepção mercadológica e empresarial de cultura e a analisa sob sua dimensão simbólica - um potente instrumento de controle para evidenciar a quem 'pertence' o espaço transformado. Enfoca ainda duas questões - o que acontece com a dimensão da cultura, como constituinte da esfera pública, ao ser instrumentalizada em projetos urbanos; e a forma de atuação do Estado em áreas ocupadas por população de baixa renda...[+]

 


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Da Palavra à Imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista

Claudia Valladão de Mattos
Anais do Museu Paulista/SciELO
2003

O presente artigo analisa a decoração interna do Museu Paulista, criada e implementada por Affonso d'Escagnolle Taunay durante sua gestão como diretor daquela instituição, procurando compreender as estratégias utilizadas por ele para traduzir suas convicções teóricas em uma linguagem visual convincente. A autora analisa ainda os vínculos do projeto proposto por Taunay com a vasta tradição de ciclos decorativos europeus e, mais especificamente, com os projetos de construção de uma identidade nacional através da pintura, defendida por alguns artistas ligados à Academia de Belas Artes durante o século XIX... [+]

 


Na cinelândia paulistana

Anatol Rosenfeld
Perspectiva
2002

Anatol Rosenfeld imprimiu marca indelével na vida intelectual paulistana e no debate de idéias no Brasil. Incorporando as mais significativas tendências do pensamento e da crítica literária e artística da Alemanha pré-nazista, deixou um largo acervo de contribuições no campo da filosofia, da estética, das ciências humanas, da literatura e do teatro, marcadas por agudo senso crítico. Nesse contexto também se inserem os seus escritos sobre cinema. Fruto de cuidadoso trabalho de levantamento realizado por Nancy Fernandes, Na Cinelândia Paulistana descortina uma continuada apreciação e uma penetrante visão crítico-estética, amparada inclusive em conhecimentos técnicos especializados, de uma das paixões desse intelectual berlinense e, no entanto, tão brasileiro - a sétima arte. Seus ensaios e comentários abordam não só a fase florescente da Vera Cruz, como um dos momentos mais fecundos da criação cinematográfica americana, francesa, italiana e japonesa do pós-guerra...[+]

 


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O ESPAÇO DA CULTURA
Guia Cultural do Estado de São Paulo

AURÍLIO SÉRGIO COSTA CAIADO
São Paulo em Perspectiva
2001
 

Este artigo é uma síntese das discussões teóricas da equipe que elaborou o Guia Cultural do Estado de São Paulo. Apresenta-se uma reflexão sobre o papel da cultura na constituição da identidade coletiva e das políticas culturais como instrumentos de desenvolvimento e os primeiros resultados a partir das informações coletadas pelo Guia Cultural, além de algumas considerações sobre a localização espacial dos equipamentos e atividades culturais. Palavras-chave: cultura; espaço da cultura; política cultural; produção cultural... [+]

 


Arte Urbana: São Paulo, região central (1945-1998) : obras caráter temporário e permamente

Vera Maria Pallamin
Annablume
2000

Arte urbana, de Vera Pallamin, está organizado em texto e CD. O texto trata da conceituação sobre arte urbana e processos de estetização contemporâneos, sintetizando uma reflexão sobre práticas artísticas e suas relações com as transformações qualitativas dos espaços públicos. O CD, que porta propriamente o conteúdo intitulado deste trabalho, foi concebido de modo a propiciar o cruzamento de três eixos referenciais: referências urbanas, referências artísticas e autores/obras... [+]

 


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Velha-nova Pinacoteca: de espaço a lugar

Fábio Müller
Vitruvius
2000

Prelúdio: a simultaneidade da dicotomia: o novo e o preexistente. Não deveria haver o problema específico da intervenção arquitetônica em preexistências, somente o problema único da arquitetura. A intervenção em preexistências é essencialmente Arquitetura, com A maiúsculo: concepção que transcende a mera recuperação estilística e estrutural e os fatores técnicos e construtivos da materialidade da obra... [+]

 


Nos bares da vida: produção cultural e sociabilidade em São Paulo, 1940-1950

Lúcia Helena Gama
Senac SP
1998

Uma saborosa reconstituição da vida paulistana, através das vozes de alguns importantes atores desses anos intensos e renovadores. A autora, a partir de depoimentos atuais, coloca-se como uma personagem, que percorre os locais mais freqüentados pelos escritores e artistas da época - bares, cafés, confeitarias, restaurantes -, criando diálogos hipotéticos e fixando, com rigor e sensibilidade, os traços marcantes dessa ambiência intelectual...[+]

 


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A relação das salas de cinema com o urbanismo moderno na construção de uma centralidade metropolitana: a Cinelândia Paulistana

Paula Freire Antônio
Polis

O presente artigo apresenta a história da construção de uma centralidade na metrópoleindustrial paulistana, a Cinelândia Paulistana, a partir da relação de suas salas decinema modernas com os projetos e planos urbanísticos modernos de Prestes Maia(Plano de Avenidas, a partir da década de 1930, Prefeito entre 1938-1945)....[+]

 

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