O livro analisa o microterritório formado pelas três principais ruas comerciais na passagem do século XIX para o XX - ruas 15 de Novembro, Direita e de São Bento, que compunham o chamado Triângulo - tendo como eixo as casas de comércio da região. Com isso, o livro proporciona a compreensão do desenvolvimento da cidade refletido, por exemplo, na introdução gradual de uma estética cosmopolita tanto na arquitetura dos edifícios quanto na exibição de produtos ou cartazes publicitários. A união entre texto e ilustrações reconstrói o cenário do triângulo central de São Paulo, levando o leitor a conhecer os pormenores das fachadas e dos interiores das edificações da época numa imersão lenta e intensa nos processos por meio dos quais a cidade se reinventa...[+]
No anúncio de 1856 (4 de janeiro) no Correio Paulistano, a Ferraria Coelho &c Marques informava no periódico os preços de seus serviços:
"NA ferraria de Coelho &c. Marques, ferra-se cavallos á 1$920, e bestas á 1$800."
[Correio Paulistano, Anno II, Número 352, 4 de Janeiro de 1856.]