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Centro de São Paulo

Descida do Porto Geral

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atualizado em: 12 de outubro de 2020

 

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A "Ladeira Porto Geral" era o principal caminho para o Rio Tamanduateí, em uma época em que este corria ao lado da Rua 25 de Março, por esse motivo, era chamada de "caminho que vai para o Tamanduateí" (por volta de 1780). Era, também, conhecida como "Beco do Barbas" (um antigo barqueiro que residia na região), "Beco da Barra" e "Beco do Quartim" (referência a Antonio Maria Quartim, dono de uma chácara na região). Também recebeu a denominação de "Porto Geral de São Bento", pela proximidade do Mosteiro de São Bento (servia como atracadouro para as canoas carregadas de mercadorias que vinham das fazendas de São Caetano e pertenciam ao Mosteiro). A expressão "Porto Geral", deve-se ao fato de que este não era o único porto no Rio Tamanduateí: existiam o da "Tabatinguera", o da "Figueira" e o do "Coronel Paula Gomes". Porém, o de "São Bento" passou a ser o mais importante da região, pois nele eram atracados o maior número de canoas recheadas de mercadorias vindas dos sítios e das roças ribeirinhas e das olarias de São Bernardo, por isso, a população começou a chamá-lo de Porto Geral, pois ele era o principal da cidade, um centro de grande atividade comercial, sempre cheio de tropas e mercadores. Em 1848, o Rio Tamanduateí começou a ser retificado, em 1896, com o término das obras, o "porto" desapareceu, permanecendo somente o nome e a sua característica de área comercial.

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referências bibliográficas

DICIONÁRIO DE RUAS. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Disponível em: <https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/>. Acesso em: 12 Out. 2020.

PORTO, Antônio Rodrigues. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. 2ª. Edição. São Paulo: Carthago, 1996.

 

 

1856

Descida do Porto Geral: endereço de Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça, Dr.: lente catedrático, 2a. cadeira da Faculdade de Direito (5o. anno).

 

 

 

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