Proprietário do antigo Hotel Paulistano, que funcionava no predio depois ocupado pelo Café Brandão, na Rua de São Bento, esquina com a Ladeira de Acu (atual Avenida São João). Atualmente, o Edifício Martinelli ocupa o terreno onde ficava esse estabelecimento. Assim como outros estabelecimentos similares (Hotel Recreio Paulistano e Hotel Universal) oferecia mesa de bilhar como forma de entretenimento para seus clientes (CAVENAGHI, 2011).
De acordo com as pesquisas de Heloisa Barbuy (2006, p.93), em 1854, Dusser anunciava para seu público a contratação de um cozinheiro francês e a comercialização de seu quitutes a preço fixo. Sandra Trabucco Valenzuela (2003, p.42), em seu livro "Imagens da Hotelaria na Cidade de São Paulo: panorama dos estabelecimentos até os anos 1980", destaca os diferenciais dos serviços oferecidos pelo estabelecimento de Dusser: a não exigência de carta de apresentação, a excelente casa de pasto e "hospedagem de refinado bom gosto à moda francesa" (VALENZUELA, 2003, p.420).
Em 1865, uma nota de falecimento publicada no Correio Paulistano, informa os nomes dos familiares de Adolpho Dusser. O sobrenome Vautier surge na publicação; o texto menciona o grau de parentesco com o falecido (André Dusser): "irmão e tio" - uma das possibilidades é que Philipina Dusser era esposa de Adolpho e cunhada de André e os de sobrenome Vautier, seus genros.
Adolpho Dusser faleceu em outubro de 1876:
No ano de 1880, um dos genros de Dusser, publica uma nota sobre a impossibilidade legal de comercialização de bens por parte de sua sogra (o anúncio foi publicado tanto no Correio Paulistano, como no Jornal da Tarde)
A viúva de Adolpho Dusser faleceu em 11 de março de 1890:
Em 1858, anúncios informam que Adolpho Dusser vendeu o estabelecimento para João Baptista Zacarias Júnior. O nome do antigo proprietário é mencionado em vários anúncios (provavelmente, o proprietário era bem conhecido pela população, e o estabelecimento associado à sua pessoa):
BARBUY, Heloisa. A Cidade-Exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. São Paulo: Edusp, 2006.
CAVENAGHI, Airton José. Hotéis Paulistanos: das razões da hospedagem urbana na cidade de São Paulo e as notícias em almanaques e memoriais do século XIX. Turismo em Análise, volume 2, número 1: Abril, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rta/article/download/14243/16061/>. Acesso em: 25 Jan. 2020.
VALENZUELA, Sandra Trabucco. Imagens da hotelaria na cidade de São Paulo: panorama dos estabelecimentos até os anos 1980. São Paulo: Senac SP, 2013.
AMARAL, Antonio Barreto do. Dicionário de história de São Paulo. Coleção Paulística. Volume 19. São Paulo: Governo do Estado, 1980.
AMARAL, Antonio Barreto do. História dos velhos teatros de São Paulo. Coleção Paulística. Volume XV. São Paulo: Imesp, 2006.
SIRIANI, Silvia Cristina Lambert. Uma São Paulo Alemã: vida cotidiana dos imigrantes germânicos na Região da capital (1827-1889). São Paulo: Imesp, 2003.
TAUNAY, Afonso de Escragnolle. São Paulo nos primeiros anos - 1554-1601. São Paulo no século XVI. Coleção São Paulo: volume 3. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
TRIGO, Maria Helena Bueno. Os paulistas de quatrocentos anos: ser e parecer. São Paulo: Annablume, 2001.
VALENZUELA, Sandra Trabucco. Imagens da hotelaria na cidade de São Paulo: panorama dos estabelecimentos até os anos 1980. São Paulo: Senac SP, 2013.
VÁRIOS Autores. Da capela à metrópole. São Paulo: São Paulo Imagem Data, 1997.
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.