Centro de São Paulo: Antiga Bolsa de Mercadorias de São Paulo

Website de Mônica Yamagawa

ANTIGA BOLSA DE

MERCADORIAS

pátio do colégio s/n
praça manuel da nóbrega, 40
rua anchieta s/n

história do centro de são paulo

atualizado em: 22 de setembro de 2017

 

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O Edifício da Antiga Bolsa de Mercadorias está localizado entre os logradouros: Pátio do Colégio, Praça Manuel da Nóbrega, 40 e Rua Anchieta S/N, no centro da capital paulista. Nos primeiros anos de sua existência, era conhecido como o "Palácio do Café" e desde de 1977, abriga O Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo.

O edifício foi construído pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo e Severo & Villares, com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos:

"apresenta um pórtico dórico monumental no embasamento e coroamento com duas semi cúpulas; com ornatos inspirados na arquitetura maia."

[ESTEVES, Juan, ABDALLA, Antônio Carlos. Capital - São Paulo e Seu Patrimônio Arquitetônico. São Paulo: Imesp, 2013.]

No guia "Bens culturais arquitetônicos no município e na região metropolitana de São Paulo", de 1984, o Antigo Edifício da Bolsa de Mercadorias é assim descrito:

"Edifício de estilo indefinido sob o ponto de vista conceitual, mas que apresenta uma variegada ornamentação com grande carga semiológica que o torna elemento básico na leitura daquele espaço urbano.

Há uma lápide no prédio com a inscrição: 'Escriptorio Technico Ramos de Azevedo, Severo & Vilares. Engenheiros-Architectos-Constructores'.

Não está especificado, porém, se esse escritório é responsável também pelo projeto.

A composição híbrida elaborada a partir de motivos clássicos (tal como o pórtico dórico da entrada principal) e outros elementos ornamentais (inspirados talvez na decoração maia, tão em moda), notável sobretudo pela escala incomum, resultou numa manifestação próximas às contemporâneas norte-americanas que tentavam, sem fugir muito ao historicismo, ombrear com o decorativismo de origem cubista do 'Art Déco'."

[BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.]

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, escultura de Amadeo Zani
Localizada em frente à Antiga Bolsa de Mercadorias
Centro de São Paulo: Pátio do Colégio

 

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, escultura de Amadeo Zani
Localizada em frente à Antiga Bolsa de Mercadorias
Centro de São Paulo: Pátio do Colégio

 

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, escultura de Amadeo Zani
Localizada em frente à Antiga Bolsa de Mercadorias
Centro de São Paulo: Pátio do Colégio

 

Antiga Bolsa de Mercadorias. Centro de São Paulo: Pátio do Colégio. Fotografia de Mônica Yamagawa. MOYARTE: www.moyarte.com.br.

 

Texto sobre Álvares de Azevedo. Fotografia da escultura Álvares de Azevedo, de Amadeo Zani, localizada no Largo de São Francisco. Fotografia de Mônica Yamagawa. Website: MOYARTE - www.moyarte.com.br

[texto disponível para download - arquivo: PDF]

CENTRO DE SÃO PAULO

BIBLIOGRAFIA


download gratuito

"São Paulo de Ramos de Azevedo:
Da cidade colonial à cidade romântica"

Janice Theodoro
Anais do Museu Paulista - USP / SciELO

A autora analisa, a partir da atividade de Ramos de Azevedo, os elos implícitos entre o passado colonial de São Paulo e o movimento modernista e o papel desempenhado pelo imaginário europeu na América, assim como as tradições técno-científicas a que ele estava vinculado. Unitermos: História Urbana. História da Arquitetura. São Paulo. Ramos de Azevedo...[+]

 


Ramos de Azevedo e Seu Escritório

Carlos A. C. Lemos
Pini
1993

Ramos não só trouxe os recentes estilos ecléticos compromissados com atualidades técnicas, como também novos programas advindos de outras maneiras de morar à moda europeia, ou melhor, francesa, de distribuir os cômodos dentro de etiqueta diversa da nossa. (...) Sem dúvida, Ramos de Azevedo foi o agente cultural que mostrou aos patrícios a nova ordem, a outra concepção de vida moderna dentro de novo invólucro arquitetônico. Quis varrer das cidades a melancólica fisionomia caipira decorrente da taipa de pilão...[+]

Edição usada disponível nos sebos da
Estante Virtual

 


RAMOS DE AZEVEDO

Maria Cristina Wolff de Carvalho
Edusp
2000

Este livro apresenta o arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928) como principal protagonista do assim chamado estilo eclético, dominante na arquitetura, não só brasileira, mas também internacional , durante toda a segunda metade do século XIX...[+]

Edição usada disponível na

 


Evolução da casa paulistana e a arquitetura de Ramos de Azevedo

Maria Amélia Salgado Loureiro
Voz do Oeste
Secretaria do Estado da Cultura
1981

O presente trabalho objetiva, exatamente para que se conheça o avanço arquitetônico do nosso povo, mostrar ao leitor a evolução da técnica de construção da "casa paulistana", desde os seus primórdios ...[+]

Edição usada disponível na

 

download gratuito

Bem-morar em São Paulo, 1880-1910:
Ramos de Azevedo e os modelos europeus

Maria Cristina Wolff de Carvallio
Anais do Museu Paulista - USP / SciELO

A arquitetura doméstica tem um grande impulso no século XIX. Da Europa são difundidos, para todo mundo, os modelos conformados à nova ordem social e à industrialização. A residência se transforma numa preocupação central dos arquitetos. Desenvolvem-se novos conceitos para casa ideal para todas as camadas sociais: operários, classe média, burguesia. Este artigo retrata, em São Paulo, a introdução de padrões formais e princípios (de higiene, salubridade, conforto, ritos sociais e domésticos, as aparências). a partir da atividade de F. P. Ramos de Azevedo (1851-19201. Analisam-se os principais projetos que ele desenvolveu para a burguesia local. Unitermos: São Paulo: arquitctura doméstica. História tia Arquitetura. Ramos de Azevedo..[+]

 


Monumento a Ramos de Azevedo: do Concurso ao Exílio

Annateresa Fabris
Mercado de Letras
1997

O que motiva a criação de um monumento? Seus significados originários têm condições de permanecer no tempo? A partir destas e de outras interrogações, esta obra traça a história de um símbolo da mentalidade progressista de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930, rapidamente convertido em antítese daquela mesma mentalidade e, por isso mesmo, transplantado para um outro local da cidade. As vicissitudes do monumento são analisadas em suas várias etapas: concurso, recepção crítico-ideológica, transtorno causado por sua presença numa artéria central da cidade, remoção e desfuncionalização num contexto diferente do originário...[+]

 



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Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana

Eudes Campos
Anais do Museu Paulista
2005

O presente artigo dedica-se a recuperar a memória de antigos palacetes erguidos nas proximidades da Estação da Luz a partir do início da segunda metade do século XIX. Foi por essa época que a região se tornou o primeiro bairro residencial de elite da cidade de São Paulo, concentrando palacetes que expressaram elaborações locais de vertentes do Neoclassismo e do Ecletismo arquitetônicos. Pretende-se, assim, abordar os processos de interpretação que caracterizaram essa produção arquitetônica. Palavras-chave: Arquitetura. Neoclassicismo. Ecletismo. Palacetes. Luz. São Paulo...[+]

 

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