Centro de São Paulo: Antiga residência de Washington Luís

Website de Mônica Yamagawa

ANTIGA RESIDÊNCIA DE

WASHINGTON LUÍS

propriedade de antônio de paula souza
rua florêncio de abreu, 714 a 726
rua paula souza, 19 e 27

história do centro de são paulo

atualizado em: 24 de setembro de 2017

 

home > centro de são paulo > verbetes individuais > ANTIGA RESIDÊNCIA DE WASHINGTON LUÍS

Edifício foi projetado por Ramos de Azevedo e concluído em 1889. De estilo eclético, predominante na época, possui traços do neoclassicismo italiano, presentes nas obras do arquiteto.

A construção foi encomendada por Antônio de Paula Souza, um dos fundadores da Escola Politécnica, e no início do século XX alugou a residência para Washington Luís (casado com Sofia, filha do 2º Barão de Piracicaba - Rafael Tobias) que morou na edificação por alguns anos.

"Sua construção deu-se por intermédio do Banco União, e o respectivo auto de alinhamento foi lançado em livro apropriado em maio de 1891, conforme assentamentos da administração municipal."

[CAMPOS, Eudes. "Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana". São Paulo: Anais do Museu Paulista, Volume 13, Jan./Jun 2005, p.48.]

 

Desenho de Eudes Campos, 2007: Reconstituição digital da casa de Antônio Francisco de Paula Sousa, depois residência de Washington Luís. Baseada em antiga documentação iconográfica e na construção remanescente.

[CAMPOS, Eudes. "Os Pais de Barros e a Imperial Cidade de São Paulo. São Paulo: Informativo do Arquivo HIstórico Washington Luís, Ano 3, Número 16, Jan./Fev. 2008.]"

 

Na década de 1980, segundo o guia "BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO", a edificação encontrava-se em estado precário de conservação. Uma grande quantidade de alterações foram realizadas para acomodar um hotel: acréscimos de banheiros, paredes divisórios e forros; retiradas de grades de ferro e fechadas as janelas do porão.

 

Dados técnicos da edificação

Número de pavimentos: dois mais porão.

Técnica construtiva: alvenaria de tijolos.

Antiga propriedade de Antônio de Paula Souza, antiga residência de Washington Luiz, 1978.

FONTE DA IMAGEM: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

 

A edificação à esquerda, em primeiro plano, vê-se a casa do engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa.
Rua Florêncio de Abreu, cerca de 1902 (?)
Fotografia de Guilherme Gaensly

FONTE DA IMAGEM: Brasiliana Fotográfica Digital / Biblioteca Nacional

 

A edificação à esquerda, no meio da imagem da rua, vê-se a casa do engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa.
Rua Florêncio de Abreu, cerca de 1906
Fotografia de Manuel, F. (Frédéric)

FONTE DA IMAGEM: Brasiliana Fotográfica Digital / Biblioteca Nacional

CENTRO DE SÃO PAULO

BIBLIOGRAFIA


BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos
EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A
SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento
1984

 

Edição usada disponível na
Estante Virtual

 

CAPITAL - SAO PAULO E SEU PATRIMONIO ARQUITETONICO

Juan Esteves
Antonio Carlos Abdalla
Imesp
2013

'A Secretaria de Estado da cultura de São Paulo tem imensa satisfação em apoiar a reedição do livro 'Capital - São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, de Juan Esteves. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, o conjunto de fotografias selecionadas oferece um amplo panorama da diversidade de edifícios de distintas naturezas que marcaram a capital paulista ao longo de sua história, especialmente os últimos 100 anos. Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arqutetônico paulistano pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos...[+]

 

ARQUIVO HISTORICO DE SAO PAULO
HISTÓRIA PÚBLICA DA CIDADE

Eudes Campos
Imesp
2011

Seleção de manuscritos, mapas, plantas, desenhos técnicos e fotografias, escolhidos dentre os mais de 4 milhões de itens pertencentes ao acervo do 'Arquivo Histórico de São Paulo', este livro busca compor um mosaico da história da cidade e ressalta a importância da conservação deste patrimônio diante dos desafios de compreensão do seu futuro...[+]

 

Patrimônio da metrópole paulistana

Margarida Cintra Gordinho
Iatã Cannabrava
Terceiro Nome
2010

Este livro apresenta, com fotos e textos, os bens tombados pelo Condephaat na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana. Com ele, procuramos contribuir para amplir a possibilidade desses bens serem conhecidos, admirados e preservados, mantendo vivas as memórias e histórias que ajudam a construir nosso futuro...[+]

 

home      moyarte      não-diário      contato