Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

Antiga propriedade de Antônio de Paula Souza,
antiga residência de Washington Luiz, 1978.

FONTE DA IMAGEM: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

 

A edificação à esquerda, em primeiro plano, vê-se a casa do engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa.
Rua Florêncio de Abreu, cerca de 1902 (?)
Fotografia de Guilherme Gaensly

FONTE DA IMGEM: Brasiliana Fotográfica Digital / Biblioteca Nacional

 

A edificação à esquerda, no meio da imagem da rua, vê-se a casa do engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa.
Rua Florêncio de Abreu, cerca de 1906
Fotografia de Manuel, F. (Frédéric)

FONTE DA IMGEM: Brasiliana Fotográfica Digital / Biblioteca Nacional

BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos
EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A
SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento
1984

 

Edição usada disponível na Estante Virtual

 


GUIA FIQUE EM SÃO PAULO NO FIM DE SEMANA

Adriana Salles Gomes
Fernando Moreira Leal
Publifolha
2001

Este guia turístico da cidade de São Paulo e seus arredores ajuda o visitante ou o paulistano a descobrir o que a cidade tem de especial, de uma maneira organizada e rápida, com mais de 200 passeios selecionados de acordo com o gosto do leitor. São 20 menus de interesse - que vão do ecoturismo a uma relação de programas gratuitos ou abertos 24 horas. Os menus incluem também parques e jardins; esportes e atividades ao ar livre; compras; história; arquitetura e arte pública; festas e tradições; curiosidades; museus; comidas e bebidas; hotéis e motéis; cursos; vida noturna; roteiros e passeios; São Paulo multicultural; artes e espetáculos; saúde e beleza e calendário com atrações organizadas por tema, além de uma relação por programas, dispostos em ordem alfabética ...[+]

Edição usada disponível na Estante Virtual

 

CENTRO DE SÃO PAULO

ANTIGA RESIDÊNCIA DE

WASHINGTON LUÍS

propriedade de antônio de paula souza
rua florêncio de abreu, 714 a 726
rua paula souza, 19 e 27

atualizado em: 18 de fevereiro de 2017

 

home > centro de são paulo > ANTIGA RESIDÊNCIA DE WASHINGTON LUÍS

Edifício foi projetado por Ramos de Azevedo e concluído em 1889. De estilo eclético, predominante na época, possui traços do neoclassicismo italiano, presentes nas obras do arquiteto.

A construção foi encomendada por Antônio de Paula Souza, um dos fundadores da Escola Politécnica, e no início do século XX alugou a residência para Washington Luís (casado com Sofia, filha do 2º Barão de Piracicaba - Rafael Tobias) que morou na edificação por alguns anos.

"Sua construção deu-se por intermédio do Banco União, e o respectivo auto de alinhamento foi lançado em livro apropriado em maio de 1891, conforme assentamentos da administração municipal."

[CAMPOS, Eudes. "Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana". São Paulo: Anais do Museu Paulista, Volume 13, Jan./Jun 2005, p.48.]

 

Desenho de Eudes Campos, 2007: Reconstituição digital da casa de Antônio Francisco de Paula Sousa, depois residência de Washington Luís. Baseada em antiga documentação iconográfica e na construção remanescente.

[CAMPOS, Eudes. "Os Pais de Barros e a Imperial Cidade de São Paulo. São Paulo: Informativo do Arquivo HIstórico Washington Luís, Ano 3, Número 16, Jan./Fev. 2008.]"

 

Na década de 1980, segundo o guia "BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO", a edificação encontrava-se em estado precário de conservação. Uma grande quantidade de alterações foram realizadas para acomodar um hotel: acréscimos de banheiros, paredes divisórios e forros; retiradas de grades de ferro e fechadas as janelas do porão.

 

Dados técnicos da edificação

Número de pavimentos: dois mais porão.

Técnica construtiva: alvenaria de tijolos.

 

home      moyarte      não-diário      contato