Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

Fotografia de 1978.

FONTE DA IMAGEM: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos
EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A
SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento
1984

 

Edição usada disponível na Estante Virtual

 

CENTRO DE SÃO PAULO

CENTRO DE REFERÊNCIA EM

EDUCAÇÃO MÁRIO COVAS

exemplar residência final século XIX
avenida rio branco, 1260

atualizado em: 18 de fevereiro de 2017

 

home > centro de são paulo > CENTRO DE REFERÊNCIA MÁRIO COVAS

Na década de 1980, segundo o guia "BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO", a edificação encontrava-se em razoável estado de conservação, com as janelas e a cobertura em bom estado, porém, seu interior sofreu várias alterações.

A parte externa conserva as características originais de uma residência do século XIX,

"pertencente à nova corrente baseada na técnica construtiva ligada à alvenaria de tijolos, onde, ao contrário da taipa, há evidente predomínio dos vazios sobre os cheios, fato que dá maior leveza à fachada eclética."

[BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984, p.224.]

Atualmente abriga o Centro de Referância em Educação Mário Covas, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

home      moyarte      não-diário      contato