Centro de São Paulo: Goethe, escultura de Tao Siguida

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GOETHE

escultura de tao siguida
praça dom josé gaspar

história do centro de são paulo

atualizado em: 26 de setembro de 2017

 

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Escultura de Tao Siguida, executada pela Fundi Arte SP, em 1976. Doação do Instituto hans Staden de Ciência e Letras e Colônia Alemã. A peça em bronze, possui as dimensões de 65 x 43 x 46 cm e o pedestal, em mármore, com dimensões de 206 x 175 x 148 cm.

Na placa original havia o seguinte registro:

"Recordando sesquicentenário da migração germânica no Brasil 1824 - 1852. Os alemães de São Paulo, seus descendentes e o Instituto Hans Staden oferecem a capital paulistana, 1976".

 

Praça Dom José Gaspar & Biblioteca Mário de Andrade

Em 1936, foi desapropriada a chácara de Augusto de Souza Queiróz, localizada na esquina da Rua da Consolação, 16 com a Rua São Luiz. No ano seguinte (1937), esta área foi ampliada e incorporada a propriedade vizinha, o Palácio Arquiepiscopal, na época, ocupada pelo Arcebispo Dom José Gaspar de Afonso e Silva.

A Instituição Biblioteca Municipal foi criada em 1925 e localizava-se na Rua 7 de Abril, 37. Desde a sua fundação, discutia-se a criação de uma nova sede para a instituição e, em 1942, no terreno do antigo Palácio Arquiepiscopal (Palácio São Luís), foi inaugurado o edifício destinado para a biblioteca municipal, batizada de Biblioteca Mário de Andrade, em homenagem ao poeta paulistano, assim como, a área ao redor foi rebatizada, em 1949, de Praça Dom José Gaspar, em homenagem ao seu antigo morador, que faleceu em 1943, em um desastre aéreo.

CENTRO DE SÃO PAULO

BIBLIOGRAFIA


Disponível para pré-visualização parcial no Google Books

 

Alem dos Mapas - os Monumentos no Imaginario Urbano Contemporaneo

Cristina Freire
Annablume
1997

Com este livro, Cristina Freire contribui para desvendar o quanto da cidade está em nós e o quanto de nós perde-se na pátina que vai se depositando nas paredes dos prédios, na imperceptível maceração que os nossos passos impõem nas calçadas de pedras. Seu objeto de estudo é a análise de dois monumentos da cidade de São Paulo, o monumento a Ramos de Azevedo e o prédio do monumento MASP. Utilizando-os como exemplo, ela lança sobre esta malha geométrica e previsível do traçado urbano uma outra malha cujo desenho plasma-se em ruas, prédios e monumentos, que guardam dentro de si a lembrança de um tempo anterior e que são capazes de alimentar a memória da percepção...[+]

 

Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Miriam Escobar
CPA – Consultoria de Projetos e Artes
1998

São Paulo vista através de seus caminhos e os lugares por onde eles passam. Foi assim que a arquiteta Miriam Escobar organizou este seu trabalho em que as esculturas estão dispostas por esses lugares e como que olhando quem passa. Uma referência de coisa viva onde caminho, lugar e escultura afirmam o espaço dos homens como sendo mais do que um fluxo onde não há tempo a perder ou uma operação mecânica a se realizar. Cada objeto anotado fala do que se homenageia e, mais que isto, marca com a sua presença um sentido possível a ser assumido por quem passa e nota.  A experiência transmitida vem dos tempos de criança, de andanças primeiras por esta cidade que muda tanto. Traz o envolvimento e a sedução de olhos encantados que tudo registram. Vem daí a satisfação imensa que estes registros fotografados provocam. É um olhar de afetividades profundas que procura tudo mostrar, mas que não interfere em nada. É a cidade sempre presente pelos gradis de proteção, pelos carros, pelas gramas e plantas do jardim. As localizações em plantas gráficas vão informando onde se...[+]  

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