Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

A dinâmica dos nomes na cidade de São Paulo - 1554 - 1897

Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick
Annablume. 1996

Este livro traz a história da cidade de São Paulo vista pelos nomes de seus logradouros. Amparada por uma vasta pesquisa que resultou na sua tese de livre-docência, a autora mostra como se efetuou a denominação dos acidentes naturais e culturais de São Paulo dos Quinhentos aos Oitocentos, proporcionando contribuições importantes e originais também a pesquisadores de áreas como História e Ciências Sociais...[+]

 


Vida Cotidiana em São Paulo no Século XIX

Carlos E.M. de Moura
Edusp
2013

Os escritos selecionados para este livro apresentam a cidade de São Paulo no momento de transição entre a pequena vila dedicada à subsistência e a prosperidade decorrente do cultivo do café. São escritos diversos, como memórias, depoimentos, evocações, peças de teatro, que procuram reconstituir os contornos da cidade e de sua província. Os variados depoimentos oferecem um quadro da vida paulista, observada a partir de diversos ângulos e interesses, e deles emerge uma visão abrangente do cotidiano na cidade e no campo, observado por contemporâneos que o vivenciaram. A coletânea conta com textos de Aluísio de Almeida, D. Maria Paes de Barros, o Diário da Princesa Isabel, duas peças de teatro de autores paulistas, acompanhados de comentários de especialistas, e de um levantamento iconográfico de autoria do organizador, composto de desenhos e aquarelas de viajantes que aqui estiveram na primeira metade do século XIX...[+]

 


São Paulo: Artes e Etnias

Percival Tirapeli e Manoel Nunes da Silva
UNESP2007

Neste livro, o autor apresenta uma coleção de obras de arte da capital paulista, relacionando-as às origens étnicas de seus autores. Entre as inúmeras obras retratadas, encontram-se exemplares de arquitetura, escultura, pintura, algumas nunca antes expostas ao público ou reproduzidas em livro...[+]

 

CENTRO DE SÃO PAULO

PALACETE CONDE DE SARZEDAS

MUSEU DO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

rua conde de sarzedas

atualizado em: 14 de maio de 2016

 

home > centro de são paulo > PALACETE CONDE DE SARZEDAS

Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira mandou construir o palacete, provavelmente, na última década do século XIX.

Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira era filho de Dona Leonor Andromeda de Almeida Lorena, ambos descendentes de Dona Anna Maria de Almeida Lorena, proprietária da Chácara Tabatinguera que abrangia não somente o terreno onde está o palacete, como também a Capela de Santa Luzia. Dona Anna por sua vez, era filha de D. Francisco de Assis Lorena e neta de D. Bernardo José de Lorena - 5º Conde de Sarzedas.

Segundo o site do Museu do Tribunal de Justiça, Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira: 

"(...) que não herdou o título por descender do Conde por linhagem materna, já com 60 anos de idade apaixonou-se por Marie Louise Belanger, uma francesa de 18 anos. Casou-se com ela e a trouxe para viver no Palacete. Daí teria surgido o apelido “Castelinho do Amor” que se arraigou pela vizinhança. A localização, no topo de uma colina, não podia ser mais privilegiada: permitia que se avistasse todo o vale do Tamanduateí e que fosse de lá visto. Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939."

["Palacete". Website do Museu do Tribunal de Justiça]

Em 2001, o palacete foi tombado pelo CONPRESP - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Em 2002, a Fundação Carlos Chagas, prioprietária da edificação, decidiu iniciar o processo de restauração do palacete e a construção da edificação localizada no mesmo terreno, similar ao projeto da Casa das Rosas.

Mais informações sobre o projeto de restauro estão no trabalho de conclusão de: AMARAL, Maria Claudia Livramento do. Palacete Conde de Sarzedas: mais uma restauração no centro urbano de São Paulo.Trabalho de Conclusão. Univesidade Anhembi-Morumbi. 2004.

 

FONTE DA IMAGEM: AMARAL, Maria Claudia Livramento do. 
Palacete Conde de Sarzedas: mais uma restauração no centro urbano de São Paulo.
 
Trabalho de Conclusão. Univesidade Anhembi-Morumbi. 2004

home      moyarte      não-diário      contato