Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

 

CAPITAL - SAO PAULO E SEU PATRIMONIO ARQUITETONICO

Juan Esteves
Antonio Carlos Abdalla
Imesp
2013

'A Secretaria de Estado da cultura de São Paulo tem imensa satisfação em apoiar a reedição do livro 'Capital - São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, de Juan Esteves. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, o conjunto de fotografias selecionadas oferece um amplo panorama da diversidade de edifícios de distintas naturezas que marcaram a capital paulista ao longo de sua história, especialmente os últimos 100 anos. Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arqutetônico paulistano pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos edifícios retratados, esta publicação ajuda a sensibilizar para a necessidade de preservação desse patrimônio, uma importantíssima e difícil tarefa, que precisava envolver toda a sociedade.' - Marcelo Mattos Araujo...[+]

 


Memória Paulistana

Carlos Augusto Calil
Imesp
2011

O livro 'Memória Paulistana' inclui fotografias de nomes da época, como Militão Augusto de Azevedo, e anônimos que fizeram registros precisos...[+]

 

CENTRO DE SÃO PAULO

PALACETE SANTA ELZA

ANTIGA CASA MARCEL KAHN

ibccrim
instituto brasileiro de ciências criminais
rua onze de agosto, 52

atualizado em: 9 de novembro de 2016

 

home > centro de são paulo > PALACETE SANTA ELZA / ANTIGA CASA MARCEL KAHN

No Palacete Santa Elza está localizado o IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Em 2002, o relógio da Antiga Casa Marcel Kahn foi restaurado, e segundo artigo da Revista Veja, a restauração e atualização de seu mecanismo foi patrocinada pelo instituto.

Como descreve Juan Esteves e Antonio carlos Abdalla, o relógio da antiga Casa Marcel Kahn é a marca dessa edificação. Ele foi instalado na fachada em 1935, na altura da rua, porém, em 1965, foi reinstalado na altura da janela do primeiro andar, por causa do risco de roubo e vandalismo.

Uma figura conhecida é o Senhor Camillo Monte Santo, relojoeiro, que começou a trabalhar no local em 1942, Wilson, responsável pelo blog "RESTAURADOR DE RELÓGIOS DE PAREDE, MESA E IGREJA ANTIGOS", assim descreve o Senhor Camillo: 

"Eu o conheci nos idos de 1967 e nunca soube, ter o Sr.Camilo Monte Santo tirado 30 dias de férias, não porque não pudesse, mas porque aquele trabalho era a sua vida. Ele no meio de todas aquelas peças (raríssimas) sentia-se em casa. Conhecedor insuperável no ramo de fornitura (peças de relógio) conhecia todo e qualquer calibre, e sabia de cor onde estava cada uma e eram dezenas de milhares. Com renome no mercado nacional e conhecido na Suiça, onde pedia peças diretamente às fábricas (às vezes por carta escrita de próprio punho) e as recebia sempre. Quando ninguém tinha determinada peça logo diziam; só no Camilo."

["Homenagem a um excelente profissional e GRANDE homem". Website/Blog:"RESTAURADOR DE RELÓGIOS DE PAREDE, MESA E IGREJA ANTIGOS"]

 

Clique na imagem para acessar o blog e ver as fotografias da Antiga Casa Marcel Kahn
FONTE DA IMAGEM: Blog "RESTAURADOR DE RELÓGIOS DE PAREDE, MESA E IGREJA ANTIGOS"

  

De acordo com o blog "RESTAURADOR DE RELÓGIOS DE PAREDE, MESA E IGREJA ANTIGOS", no post de 8 de março de 2013, a Antiga Casa Marcel Kahn estava para fechar as portas.

 

Leia também:

[+] GONÇALVES, Daniel Nunes, ROMANI, Giovana. Mistérios da Cidade: Camillo Monte Santo: restaurador de relógios antigos. Revista Veja 18 Set. 2009 (atualizado em 07 Dez. 2010).

[+] "Homenagem a um excelente profissional e GRANDE homem Website/Blog: "RESTAURADOR DE RELÓGIOS DE PAREDE, MESA E IGREJA ANTIGOS".

 

home      moyarte      não-diário      contato