Website de Mônica Yamagawa

SECRETARIA MUNICIPAL DE

NEGÓCIOS JURÍDICOS

pátio do colégio, 5 a 13
rua anchieta, 50 e 54

história do centro de são paulo

atualizado em: 27 de setembro de 2017

 

home > centro de são paulo > verbetes individuais > SECRETARIA MUNICIPAL DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

A edificação localizada na esquina do Pátio do Colégio (npumeros 5 a 13), com a Rua Anchieta (números 50 e 54), atualmente, abriga a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

Inicialmente, a edificação possuía quatro pavimentos além do térreo, em 1933, recebeu outros três pavimentos.

"Deverá ser preservado por suas razões documentais, especialmente as técnicos- construtivas. O presente bem cultural tem como função primeiar enquadrar o Antiga Bolsa de Mercadorias"

[BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

CENTRO DE SÃO PAULO

BIBLIOGRAFIA


CAPITAL - SAO PAULO E SEU PATRIMONIO ARQUITETONICO

Juan Esteves
Antonio Carlos Abdalla
Imesp
2013

'A Secretaria de Estado da cultura de São Paulo tem imensa satisfação em apoiar a reedição do livro 'Capital - São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, de Juan Esteves. Com curadoria de Antonio Carlos Abdalla, o conjunto de fotografias selecionadas oferece um amplo panorama da diversidade de edifícios de distintas naturezas que marcaram a capital paulista ao longo de sua história, especialmente os últimos 100 anos. Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arqutetônico paulistano pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos edifícios retratados, esta publicação ajuda a sensibilizar para a necessidade de preservação desse patrimônio, uma importantíssima e difícil tarefa, que precisava envolver toda a sociedade.' - Marcelo Mattos Araujo...[+]

 


BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos
EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A
SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento
1984

 

Edição usada disponível na
Estante Virtual

 


ARQUIVO HISTORICO DE SAO PAULO
HISTÓRIA PÚBLICA DA CIDADE

Eudes Campos
Imesp
2011

Seleção de manuscritos, mapas, plantas, desenhos técnicos e fotografias, escolhidos dentre os mais de 4 milhões de itens pertencentes ao acervo do 'Arquivo Histórico de São Paulo', este livro busca compor um mosaico da história da cidade e ressalta a importância da conservação deste patrimônio diante dos desafios de compreensão do seu futuro...[+]

 


HISTÓRIA DO COMÉRCIO DO CENTRO DE SÃO PAULO

[projeto em desenvolvimento]

home      moyarte      não-diário      contato