Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

[+] Sobre o Moyarte

[+] Mônica Yamagawa: currículo

[+] Quer ajudar o Moyarte?

 

MOYARTE

LINKADORA CULTURAL

o que é uma linkadora cultural
mônica yamagawa

atualizado em: 6 de julho de 2016

 

home > moyarte > LINKADORA CULTURAL

Com certeza, a profissão de "linkadora cultural" não está registrada, muito menos é reconhecida pelas leis trabalhistas. Acredito ter criado o termo, porém, também acredito que existem muitos "linkadores culturais" pelo mundo digital, talvez, com outras denominações: jornalista, blogueiro, webmaster, consultor de marketing, analista de redes sociais etc.

O qué é um "linkador cultural"? É alguém que procura divulgar conteúdos culturais e ao mesmo tempo, "linkar" essas atividades a outros conteúdos acadêmicos e jornalísticos (e comerciais) associados ao mesmo tema. Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar sobre "Monet" e encontrar uma página do tipo agenda cultural, divulgando uma exposição, porém, ela também pode encontrar na mesma página informações adicionais, como indicações de publicações (livros disponíveis no mercado) e artigos (download gratuito), de com vídeos sobre Monet ou de links para outros sites sobre o artista. Criar páginas com essas características, com esses conteúdos adicionais (e relevantes) é a função de um linkador cultural.

A quantidade de informações disponíveis no Google é enorme, e outra função de um linkador cultural é criar páginas para organizar conteúdos culturais online, selecionar artigos/livros sobre o mesmo assunto, para reduzir o tempo e facilitar a pesquisa do visitante. Algo similar a uma "curadoria digital", mas, não sei se essa é a melhor descrição (curador), por isso, optei por criar a expressão "linkador".

O Moyarte é um site cultural com a ambição de "linkar" uma grande quantidade de conteúdos sobre o Centro de São Paulo, de organizar informações disponíveis na internet sobre História da Arte e Patrimônio Cultural e divulgar (e discorrer) sobre como o Mundo Digital (internet, marketing digital, redes sociais, inovação, negócios digitais, empreendedorismo criativo) pode contribuir para os outros três temas (Centro de São Paulo, História da Arte e Patrimônio Cultural).

home      moyarte      não-diário      contato