Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Largo dos Remédios

logradouros do centro de são paulo

atualizado em: 25 de novembro de 2020

 

home > logradouros > Largo dos Remédios

 

De acordo com o site da Arquidiocese de São Paulo:

"Em São Paulo, a igreja dos Remédios, com seu frontispício de azulejos e sua história recheada de lendas, estava situada na Praça João Mendes. Era o refúgio dos escravos perseguidos e, nos últimos tempos do Império, o reduto preferido dos abolicionistas. Em 1941 ela foi demolida para o alargamento da praça, conhecida antigamente como Largo dos Remédios."

[NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. Arquidiocese de São Paulo: paróquias. Disponível em: <http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-dos-remedios>. Acesso em: 25 Nov. 2020.]

 

O logradouro também era conhecido como "Largo da Cadeia" (e "Largo de São Gonçalo"): nas imagens abaixo, a obra de Benedito Calixto, baseada na fotografia de Militão Augusto de Azevedo.

"Largo dos Remédios, 1862": obra de Benedito Calixto, de 1918, baseada no registro fotográfico de MIlitão Augusto de Azevedo. Óleo sobre tela, 47,5 cm X 63 cm (sem moldura) e 64,5 cm X 80 cm (com moldura). Acervo do Museu Paulista da USP.

 

"Largo da Cadeia": fotografia de Militão Augusto de Azevedo, 1862 / 1863.

 

Segundo Lago (2001), ao lado esquerdo, a edificação em destaque é a antiga Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; à direita, o sobrado onde residia o professor João Mendes - posteriormente homenageado com o nome do logradouro, pois, essa região é atualmente conhecida como "Praça João Mendes".

Ver também:

[+] conheça a história de outros
logradouros do centro de são paulo

 

 

1822

"(...) padre Ildefonso, que teria residido em frente à Igreja dos Remédios, no páteo de São Gonçalo, esquina do largo do Pelourinho. Seu nome completo era Ildefonso Xavier da Silveira e foi uma das grandes figuras do movimento de 1822."

[DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A dinâmica dos nomes na cidade de São Paulo, 1554-1897. São Paulo: Annablume, 1996, p. 188.]

 

 

 

referências bibliográficas

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. Arquidiocese de São Paulo: paróquias. Disponível em: <http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-dos-remedios>. Acesso em: 25 Nov. 2020.

DICIONÁRIO DE RUAS. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Disponível em: <https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/>. Acesso em: 12 Out. 2020.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A dinâmica dos nomes na cidade de São Paulo, 1554-1897. São Paulo: Annablume, 1996.

LAGO, Pedro Corrêa do. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Editora Capivara, 2001.

PORTO, Antônio Rodrigues. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. 2ª. Edição. São Paulo: Carthago, 1996.

PORTO, Antônio Rodrigues. História Urbanística da cidade de São Paulo (1554 a 1988). São Paulo: Carthago, 1992.

 

 

dicionário do centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato