Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Antigo Banco Português do Brasil

rua 15 de novembro, 194

história do comércio do centro de são paulo
patrimônio cultural de são paulo

atualizado em: 25 de novembro de 2020

 

home > história do comércio > Antigo Banco Português do Brasil

 

A edificação eclética possui seis pavimentos mais subsolo, em estrutura de concreto e alvenaria de tijolos. Projetada e construída por F. P. Ramos de Azevedo & Cia. e adquirida em 1919 pelo Banco Português do Brasil, quando recebeu os atuais pavimentos, pois, originalmente era composta pelo andar térreo e sobrado:

"Após a reforma, seu frontispício adquiriu uma decoração de influência do barroco português, sobrevivendo a modenatura classicista, típica da época de sua construção, ao nível do pavimento térreo."

[BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984, p.366.]

 

Juan Esteves e Antônio Carlos Abdalla, assim descrevem a edificação:

"(...) tem estilo portugês neomanuelino, pouco comum na cidade. A fachada tem três portas em arco de dois centros, separadas por duas colunas de granito vermelho com capitéis dourados, e nas extremidades em estilo coríntio. A porta central é encimada por um frontão ornamentado com medalhão e guirlandas. O primeiro andar tem balcão com balaustrada, que se projeta num arco sustentado por mísulas e trê sjanelas com frontões em arco abatido nas janelas laterais. Os andares superiores têm cada um sete janelas em arco pleno sustentado por colunas bojudas. Restaurados em 2002, a fachada foi arrematada por um frontão barroco ladeado por dois pináculos, e o terraço, transformado num jardim."

[ESTEVES, Juan, ABDALLA, Antônio Carlos. Capital - São Paulo e Seu Patrimônio Arquitetônico. São Paulo: Imesp, 2013, p.147, 265.]

 

 

 

referência bibliográficas

BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984, p.366.

ESTEVES, Juan, ABDALLA, Antônio Carlos. Capital - São Paulo e Seu Patrimônio Arquitetônico. São Paulo: Imesp, 2013, p.147, 265.

GUIA FIQUE EM SÃO PAULO NO FIM DE SEMANA. São Paulo: Publifolha / AF Comunicações, 2001.

 

 

dicionário do centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato