Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

José Maria Avellar Brotero

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 30 de setembro de 2021

 

home > dicionário > José Maria Avelar Brotero

Com base em notícia publicada no O Farol Paulistano (número 89, 16 de fevereiro de 1828), chegou à capital o Lente do 1o. ano do Curso Jurídico, o Sr. José Maria Brotero, em 13 de fevereiro de 1828.

Anúncio de 1829:

"Aviso - José Maria Avellar Brotero participa ao respeitavel Publico, que torna a abrir o seu escriptorio de advogado, e que das 10 horas da manhã até as 2 da tarde esta´em casa. - No tempo das aulas se fara novo annuncio."

[O FAROL PAULISTANO, n. 184, 24 Jan. 1829.]

 

"Brotero lecionou, durante quase quarenta e quatro anos letivos, Direito Natural e Público, Análise da Constituição do Império, Direito das Gentes e Diplomacia, o que corresposde, hoje, aproximadamente, a Filosofia do Direito, Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional e Direito Internacional Público."

[VIOTTI, Dario Abranches. O conselheiro José Maria de Avelar Brotero. Revistas USP. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/download/66743/69353/88131>. Acesso em: 27 Jan. 2021.]

 

Sobre a decisão de enterrar Júlio Franck no pátio da Faculdade de Direito:

"Num de seus longos períodos como Diretor, Brotero enfrentou a autoridade diocesana, a respeito do enterramento de Júlio Franck. Com o se sabe, esse professor alemão foi o fundador de importante sociedade secreta, que congregou alunos e professores da Faculdade de Direito. Não sendo católico, não podia ser enterrado nos cemitérios eclesiásticos, únicos existentes em S. Paulo daquele tempo. Pretendia-se enterrar seu corpo no campo, ao que se opôs o Diretor da Faculdade. E como não se encontrasse u m lugar adequado e digno, em que fosse aceito o cadáver, Brotero resolveu conservar para sempre os restos mortais de Júlio Franck dentro da própria Faculdade de Direito. O Bispo Diocesano proibiu o enterramento nesse local sagrado do antigo Convento de S. Francisco. M as Brotero arrostou as iras eclesiásticas, como arrostara tantas outras. E até hoje os ossos do fundador da Bucha se encontram, na expressão de Spencer Vampré, 'no claustro mais íntimo da Faculdade.' "

[VIOTTI, Dario Abranches. O conselheiro José Maria de Avelar Brotero. Revistas USP. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/download/66743/69353/88131>. Acesso em: 27 Jan. 2021.]

 


[CORREIO PAULISTANO, n.33, 3 Ago. 1854.]

 

Os dois trechos acima, foram extraídos do artigo de "O conselheiro José Maria de Avelar Brotero", para quem tem interesse em mais detalhes da vida de Avellar Brotero (ou Avelar Brotero), recomendo a leitura da pesquisa de Dario Abranches Viotti.

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico:

YAMAGAWA, Mônica. José Maria Avelar Brotero - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 30 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

referências bibliográficas

CORREIO PAULISTANO, n.33, 3 Ago. 1854.

O FAROL PAULISTANO, n. 89, 16 Fev 1828.
O FAROL PAULISTANO, n. 184, 24 Jan. 1829.

VIOTTI, Dario Abranches. O conselheiro José Maria de Avelar Brotero. Revistas USP. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/download/66743/69353/88131>. Acesso em: 27 Jan. 2021.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato