A publicação dos dados sobre o livro A vida urbana paulistana vista pela administração municipal - 1562-1822, tem como objetivo auxiliar na pesquisa bibliográfica sobre o Centro de São Paulo.
Como obrigar o povo a obedecer à Lei? Como proteger o consumidor do produtor? Como resolver os contínuos problemas do cotidiano da população de um aglomerado urbano? Perguntas como essas faziam e continuam fazendo parte da problemática da vida urbana, preocupação concernente à administração de qualquer cidade. Esta obra oferece uma incursão na vida urbana paulistana de 1562 a 1822 sob o ponto de vista administrativo, apontando caminhos para a melhor percepção do funcionamento cotidiano da colônia. A historiadora Maria da Conceição Martins Ribeiro baseou-se nos registros disponíveis na Câmara Municipal de São Paulo, que datam a partir de 1562, para fazer o levantamento histórico daquele período. Os capítulos elucidam a vida no núcleo urbano a partir de alguns aspectos evolutivos e apresentam questões e problemas que afligiam à época o administrador paulistano, como a defesa da Vila, a proteção à fauna e à flora, a economia, a organização administrativa, entre outros, destacando os meios utilizados para solucioná-los. [FONTE: Amazon]
Introdução
Aspectos da evolução da cidade e da Capitania de São Paulo
As preocupações da Câmara paulistana com os problemas urbanos
Autoridades e funcionários na adequação dos problemas urbanos
Recursos de que se valiam os oficiais ca Câmara para solução dos problemas urbanos
Conclusão
Bibliografia
ALVAREZ, José Maurício, BITTAR, William Seba Mallmann, VERÌSSIMO, Francisco Salvador. Vida Urbana: a evolução do cotidiano da cidade brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
ARANTES, Antonio A. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas, SP: Editora Unicamp / São Paulo: Imesp, 2000.
ASSUNÇÃO, Paulo de. São Paulo Imperial: a cidade em transformação. São Paulo: Arké, 2004.
BENFATTI, Dênio, SCHICCHI, Maria Cristina (org.). Urbanismo: dossiê São Paulo – Rio de Janeiro. Campinas: PUCCAMP / PROURB, 2004.
BORGES, Eduardo Fares. São Paulo e a origem dos arranha-céus. São Paulo: RG Editores, 1999.
BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. São Paulo: um novo olhar sobre a história. A evolução do comércio de varejo e as transformações da vida urbana. São Paulo: Via das Artes, 2012.
YAMAGAWA, Mônica. A vida urbana paulistana vista pela administração municipal - 1562-1822 - Biblioteca Online sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/biblioteca-online- centro-de-sao-paulo/indice-biblioteca.html>. Acesso em: 22 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.