Abaixo, indicações de livros sobre o Centro de São Paulo, publicados entre 1961 e 1970. Para consultar publicações de outros períodos, use a tabela abaixo para acessar as páginas com as informações de acordo com a década da edição.
Os capítulos são separados por “Chafarizes utilitários” e “Chafarizes Ornamentais”. A maioria vem com desenhos, esboços de como eles eram. Alguns como diz o autor, podem ainda ser vistos na cidade: o Chafariz do Largo da Memória, as fontes dos Túneis Nove de Julho porém acho que todos os que existem não são mais utilitários. Os que sobreviveram viraram monumentos.
ROCHA, Aristides Almeida. Histórias do Saneamento. São Paulo: Blucher, 2016.
A condição de transportes , de pessoas e de mercadorias , no Estado de São Paulo era precária e com precária queremos dizer baixíssima velocidade e pouca capacidade de carregar cargas pelas poucas e elementares estradas , ou caminhos. Saldanha Marinho foi sim o maior incentivador desta empreitada via ferrovia e estruturação dos transportes no Estado. Belíssimo livro cheio de informações da época e análise sobre condições de transporte .
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.