Website de Mônica Yamagawa

CANDIDO RIBEIRO DOS SANTOS

CIRURGIÃO

história do comércio do centro de
são paulo

atualizado em: 8 de setembro de 2017

 

home > centro de são paulo > história do comércio > CANDIDO RIBEIRO DOS SANTOS

"NO Consultorio Homeopathico do cirurgião Candido Ribeiro dos Santos, vende-se Boticas Homeopathicas, contendo os medicamentos necessarios para o curativo do - Cholers - a companhado cada Botica um opusculo, esplicando o tratamento e curativo, d'essa enfermidade."

[Correio Paulistano, Anno II, suplemento número 355: 16 de janeiro de 1856.]

Anterior a publicação do anúncio acima, foi publicado na seção 'Parte Oficcial - Expediente da Presidencia", referente ao edital do dia 27 de dezembro de 1855 (no Correio Paulistano, Anno II, Número 351, 2 de janeiro de 1856), informações sobre a enfermaria criada por Candido Ribeiro dos Santos, para cuidar dos moradores pobres da cidade:

"Ao cirurgião Candido Ribeiro dos Santos. - Acenso (?) recebido o oficcio de 18 do corrente, no qual Vmc. communica ter estabelecido com o auxilio de alguns filantropos uma enfermaria para curativo, pelo systema homeopathico dos pobres accommetidos pela epidemia reinante, podendo desde já contar com 20 leitos, e envia 60 exemplares dos conselhos preventivos contra a mesma epidemia, afim de serem destriboidos pelas municipalidades; em resposta, cumpre-me agradecer a Vmc. este acto de filantropia, e patriotismo; assim como a coadjuvação, que offerece á presidencia, no caso de apparecer aqui infelizmente a epidemia."

[Correio Paulistano, Anno II, Número 351, 2 de janeiro de 1856.]

 

 

[+] Outros estabelecimentos comerciais que fizeram parte da História do Centro de São Paulo

CENTRO DE SÃO PAULO

BIBLIOGRAFIA


Vida Cotidiana em São Paulo no Século XIX

Carlos E.M. de Moura
Edusp
2013

Os escritos selecionados para este livro apresentam a cidade de São Paulo no momento de transição entre a pequena vila dedicada à subsistência e a prosperidade decorrente do cultivo do café. São escritos diversos, como memórias, depoimentos, evocações, peças de teatro, que procuram reconstituir os contornos...[+]

 

História da Saúde em São Paulo
Instituições e Patrimônio Arquitetônico
(1808 - 1958)

Maria Lúcia Mott
Gisele Sanglard
Manole
2012

A obra busca resgatar a trajetória e a inserção social de instituições como os hospitais que desempenharam múltiplas funções, como formação e treinamento de profissionais da saúde e modos variados de assistência à população. A partir de análises históricas e arquitetônicas e de um inventário de instituições, o livro procura contribuir tanto para a história da saúde pública em São Paulo quanto para a implementação de políticas efetivas...[+]

 

home      moyarte      não-diário      contato