Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

Fotografia de Militão Augusto de Azevedo, 1862

FONTE DA IMAGEM:
BARBUY, Heloisa. A Cidade-Exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914.
São Paulo: Edusp, 2006, p.94.

 

Anúncio publicado no Correio Paulistano (11 de setembro de 1858).

FONTE DA IMAGEM:
SILVA, Siwla Helena. O surgimento dos restaurantes na cidade de São Paulo: 1856 -1869. Revista Eletrônica de Turismo Cultural: Volume 2, Número 2, 2008.

 

 

CENTRO DE SÃO PAULO

HOTEL PALM

História do comércio do
centro de são paulo

atualizado em: 15 de outubro de 2016

 

home > centro de são paulo > HOTEL PALM

O Hotel Palm antes era chamado Hotel des Voyageurs, no Largo de São Francisco. Em 25 de julho de 1860, J.J. Von Tschudi chegou em São Paulo e se hospedou no Hotel Palm, em seu relato, ele descreveu o estabelecimento:

"Hospedei-me no Hotel Palm, que me fora recomendado por diversas pessoas. Os aposentos eram medíocres, mas a recepção, a atenção dispensada aos hóspedes e a boa mesa, compensavam a lacuna. O proprietário do hotel, um alemão, era antigo colono de Santa Francisca. Durante alguns anos, tivera um albergue na estrada de Santos, depois do que viera estabelecer-se com um hotel alemão na capital da Província."

[TSCHUDI, J.J. Von. Viagem às Províncias do Rio de Janeiro e S.Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 1976, p.120.]

Outras informações sobre o estabelecimento está no anúncio publicado no periódico Revista Commercial (da cidade de Santos), em 17 de julho de 1860, n.89, página 4:

"Annuncios.
Hotel Palm
N.22 Largo de S. Francisco N.22
na cidade de S.Paulo

O abaixo assinado tendo tomado conta deste estabelecimento, que até o presente continuava como o título de Hotel dos Viajantes, participa do respeitável público, que a toda e qualquer hora, se encontrará uma grande variedade de comidas estrangeiras e nacionais, as quaes se apromtão com a maior brevidade possível, vinhos, licores etc. de todas as qualidades, e por preços muito moderada.

N.B. Encarrega-se toda e qualquer encomenda."

home      moyarte      não-diário      contato