" - Aos habitantes d'esta Imperial Cidade se faz público que a Mestra de Primeiras Lettras abre a Aula de Meninas no dia 23 (? 28) do Corrente mez de Maio, em rua de S.José no. 39 ="
[O Farol Paulistano, número 115, de 21 de maio de 1828.]
[biblioteca online]
Na década de 1920, algumas instituições organizaram-se com o intuito de legitimar a atuação de seus associados no campo educacional que estava se estruturando, como ocorreu com a Sociedade de Educação de São Paulo, que foi fundada com a finalidade de congregar membros do magistério em seus vários níveis,...[+]
Pelas avaliações internacionais (UNESCO e PISA), o Brasil vem sendo colocado nas últimas posições em educação, mesmo dentre nações bem mais pobres. As explicações para essa triste situação devem ser buscadas particularmente na História do país, em sua longa duração. Foi esse o trabalho realizado pela autora, em pesquisas que efetuou em arquivos e bibliotecas do Brasil e do exterior, somadas a testemunhos orais e a variada iconografia. O esforço foi de resgatar a escola em seu cotidiano, com os autores que a compuseram ao longo dos cinco séculos, desde quando os jesuítas aqui fincaram os primeiros alicerces dos colégios, no inicio da colonização portuguesa. Expulsos os padres da Companhia de Jesus, foi criada a escola pública. Sua evolução foi acompanhada com seus alunos, seus professores, os métodos de...[+]
[projeto em desenvolvimento]
[cronologia]
[biblioteca online]
Caetano de Campos: A Escola que Mudou o Brasil estrutura-se em torno de breves biografias dos que dirigiram e trabalharam na escola Caetano de Campos, situada no prédio construído por Ramos de Azevedo entre os anos de 1890 e 1894, na atual Praça da República, e posteriormente tombado pelo Condephaat. Os relatos apresentados por Patrícia Golombek começam antes da construção propriamente dita, a partir de 1846, quando foi criada a primeira Escola Normal de São Paulo, e seguem até a saída da Escola no final da década de 1970. Nesse percurso, a autora destaca a biografia de alunos e professores reconhecidos no cenário cultural brasileiro, e os momentos decisivos do prédio, que abrigou, inclusive, a Faculdade de Filosofia, Ciências da USP no final da década de 1930...[+]
Este livro trata da formação de professores. Eis aí um tema de certo modo já antigo que, no entanto, continua extremamente atual, pelo bem e pelo mal – e, infelizmente, mais pelo mal que pelo bem. É oportuno o lançamento deste livro porque trata exatamente da formação de professores tendo como foco a questão da prática. E, ancorando-se na história, esta obra surge como antídoto às pregações com ares de soluções inovadoras tomando a prática imediata vigente na cotidianidade como a chave definitiva para a solução do problema da formação de professores...[+]