Texto e Fotografias de
Mônica Yamagawa
A Pinacoteca do Estado possui, em seu acervo, duas versões da escultura "A Portadora de Perfume" (ou "A carregadora de perfume"), de Victor Brechert: uma em gesso dourado, adquirida em 1927 e outra em bronze, adquirida em 1998. A primeira foi doação de Victor Brecheret e a segunda, uma doação com Protocolo de Intenções entre a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes, o Banco Safra e Sandra Brecheret Pellegrini.
Em 1926, Mário de Andrade escreve para Anita Malfatti sobre o “processo” de criação de Brecheret:
“Brecheret é um fatalizado. Não tem intenções. Não devaneia em críticas e preceitos estéticos: cria e nada mais. Pega o mármore e trabalha. Imagino que na cabeça dele quando ele principia trabalhando só passa uma ideia muito vaga: Vou fazer um cavalo, vou fazer uma Vênus e outras coisas assim. E faz. Não sai Vênus não sai cavalo nem nada, sai uma pedra estupenda com uma ideia muito vaga de figura de cavalo ou de mulher. Porém a pedra que ele inventou é u’a maravilha de força e comoção, uma coisa admiravelmente pedra, exprimindo pedra....
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... Depois de egípcios nunca vi um escultor compreender tão materialmente tão sensualmente a matéria da escultura... Ando entusiasmado, palavra.”
Em 1924, no Salão de Outono, Victor Brecheret apresenta“A Portadora de Perfume” e segundo conta Sandra Brecheret Pellegrini, a cidade de Paris, no início do século XX, era um “mundo de despreocupação e luxo” onde até alimentos como pão-doce “eram servidos com agradáveis fragrâncias” – por isso, a obra ficou conhecida como “Madaleine au Parfum” – madalaine era um tipo de pão-doce local. [PELLEGRINNI, 2004, p.19]
Este volume traz 25 textos da pesquisadora Marta Rossetti Batista, que antes estavam dispersos em periódicos, catálogos e outras publicações, sobre Mário de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Sérgio Milliet, Lasar Segall, Brecheret e muitos outros personagens do modernismo brasileiro. A edição inclui ainda depoimentos sobre Marta Rossetti assinados por Aracy Amaral, Yone Soares de Lima e Ana Paula de Camargo Lima... [+]
Brecheret trabalhou em toda a sua vida com a arte de esculpir produzindo diferentes obras em diferentes tamanhos. Ao iniciar a idealização de uma escultura, esse artista estudava suas dimensões...[+]
Esta obra busca resgatar um período considerado importante na vida do artista, sua chegada à capital da França para incrementar o talento que lhe fora destinado. Nos anos que passou na Europa, Victor Brecheret chamou a atenção de nomes como Pablo Picasso e Émile-Antoine Bourdelle...[+]
São Paulo vista através de seus caminhos e os lugares por onde eles passam. Foi assim que a arquiteta Miriam Escobar organizou este seu trabalho em que as...[+]
Este livro visa representar o resultado de uma pesquisa sobre a vida e a obra de Victor Brecheret, no tempo e no espaço vivenciados pelo artista. Pretende-se debruçar sobre a História e a Crítica da Arte de modo sistemático sobre a sua obra, buscando oferecer uma perspectiva de conjunto de sua produção, em diálogo com as vozes do tempo...[+]
Este livro revela o lado delicado da escultura de Brecheret, retratando aquilo que podemos chamar de 'laboratório' ou seja o início da criação de uma obra, que pode ao mesmo tempo ser tão grande quanto um monumento, e tão pequeno que caberia na palma da mão do artista...[+]
A Educação em arte só pode propor um caminho: o da convivência com as obras de arte. A Arte nos une, servindo de lugar de...[+]