Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


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Livros Sobre a História e o Acervo da
Pinacoteca do Estado

Livro: Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Disponível na Livraria Cultura

Arte Brasileira Na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Taisa Helena Pascale Palares (organizadora)
Imesp
2010

Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite, Luciano Migliaccio, Aracy Amaral e Tadeu Chiarelli, que analisam obras e artistas da arte brasileira - Almeida Junior, Pedro Américo, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Victor Brecheret...[+]

 



HISTÓRIA DA ARTE

DANÇARINA

escultura de eugênio prati
centro de são paulo: pinacoteca do estado

atualizado em: 21 de março de 2017

 

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Eugênio Prati nasceu em Cerro Veronese, Itália, em 1889.

Segundo o Dicionário de Artistas do Brasil, Prati descendia de uma tradicional família de artistas e ele seguiu os passos de seus antecessores: estudou desenho na Escola de Artes Industriais, em Verona e posteriormente, na mesma cidade, cursou a Academia de Belas Artes.

Na década de 1910, foi obrigado a se alistar no exército por causa da I Guerra Mundial.

Depois, entre os anos de 1920 e 1924,

"Participou das Bienais de Veneza, expondo ainda em outras cidades italianas, como Roma, Turim, Florença, Milăo, além da Polônia. No seu país natal venceu diversos concursos, que lhe possibilitaram colocar esculturas em praças públicas. Além de retratar figuras importantes, orientou-se para obras de cunho católico, como Calvário, Pietŕ, Jesus Cristo e Descida da Cruz."

[Website: Dicionário de Artistas do Brasil]

Chegou ao Brasil em 1926, fixando residência em São Paulo. Trabalhou como escultor, criando muitas obras para decorar túmulos (arte funerária) e muitas de suas esculturas podem ser vistas nos Cemitérios do Araçá e da Consolaçăo:

"Durante seu período na Itália, o artista preferiu trabalhar com a estatuária e acabou instalando-se no Convento de São Bernardino, em uma ala 'contornada por pedras, tumbas e lápides dos defuntos conventuários e por flores.' Essa proximidade com a morte certamente inspirou o artista a desenvolver a sua Arte Tumular, presente nos cemitérios brasileiros."

[COMUNALE, Viviane. A redescoberta da arte de Alfredo Oliani: sacra e tumular. Dissertação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Instituto de Artes, 2015, p.192.]

 

Logomarca do ateliê de Eugênio Prati

Logomarca do ateliê de Eugênio Prati

FONTE DA IMAGEM: 
COMUNALE, Viviane. A redescoberta da arte de Alfredo Oliani: sacra e tumular.
Dissertação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Instituto de Artes, 2015, p.192.

 

Em São Paulo, montou seu ateliê na Rua Cônego Eugênio Leite, 192 e

"sua especialidade era a produção de estatuária sob encomenda; assim como outros artífices, mantinha um catálogo com obras que poderiam ser reproduzidas"

[COMUNALE, Viviane. A redescoberta da arte de Alfredo Oliani: sacra e tumular. Dissertação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Instituto de Artes, 2015, p.192.]

 

O túmulo executado em linhas retas tem a cabeceira feita em granito polido marrom com uma placa em relevo, onde vemos o altivo bandeirante apontar para a cidade, rodeado por prédios. Ao fundo identificamos as obras de Amadeo Zani, Glória imortal aos fundadores de São Paulo, e de Ettore Ximenes, Monumento à Independência.

FONTE DA IMAGEM:
COMUNALE, Viviane. A redescoberta da arte de Alfredo Oliani: sacra e tumular.
Dissertação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Instituto de Artes, 2015, p.199.

 

Eugenio Prati executou diversos túmulos na Necrópole São Paulo para os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932. Em sua dissertação, Viviane Comunale, destaca o Jazigo da Família Barros Penteado:

"O túmulo executado em linhas retas tem a cabeceira feita em granito polido marrom com uma placa em relevo, onde vemos o altivo bandeirante apontar para a cidade, rodeado por prédios. Ao fundo identificamos as obras de Amadeo Zani, Glória imortal aos fundadores de São Paulo, e de Ettore Ximenes, Monumento à Independência."

[COMUNALE, Viviane. A redescoberta da arte de Alfredo Oliani: sacra e tumular. Dissertação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Instituto de Artes, 2015, p.200.]

Prati homenageia, não somente o revolucionário de 32 (com a escultura do capacete de soldado, a bandeira paulista e a palma, esta última associada à ideia de paz, ressurreição, vida eterna, assim como vitória e alegria), ao mesmo tempo que destaca a origem da família (descendentes do bandeirante Fernão Paes de Barros) e outras duas esculturas simbólicas da história de Sâo Paulo - a fundação da cidade e a independência do país. [COMUNALE: 2015, p.199-200]

Em 1935, participou da comissăo de seleçăo do Salăo Paulista de Belas Artes e em 1936, membro do júri do Salăo Paulista de Belas Artes.

Faleceu em São Paulo, em 1979.

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