Texto e Fotografias de
Mônica Yamagawa
José Pedrosa nasceu em 1915, no estado de Minas Gerais e na década de 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro, para frequentar a Escola Nacional de Belas Artes. Entre os anos de 1946 e 1948, completou seus estudos na Europa, gráças a uma bolsa de estudos concedida pelo governo francês.
O escultor morreu em agosto de 2002, a ao longo dos seus 87 anos, desenvolveu trabalhos com Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Ceschiatti, em projetos como o Complexo da Pampulha (Belo Horizonte) e Brasília.
Em 1955, para o Jornal da Letra, Flávio de Aquino assim descreveu as obras do escultor mineiro:
"A arte de Pedrosa poderíamos classificá-la de naturalista -idealista, e com isso queremos dizer que o escultor tenta transformar e atenuar a realidade por meio de soluções ideais, de soluções poéticas. É a realidade ideal que com tanto afinco perseguiram os artistas do século passado. Apenas Pedrosa o faz com mais liberdade, menos preconceito e muito menos academismo. Além do mais, Pedrosa conserva na...
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Através de uma grande doação, a Pinacoteca do Estado recebeu um conjunto de quase 30 esculturas do artistas e que fazem parte da exposição do acervo permanente da instituição.
"são dele algumas das mais belas representações da nudez feminina, mesclando atemporalidade e sensualidade (...). Como essas obras, realizadas principalmente entre as décadas de 40 e 60, parecem indicar, Pedrosa não é um revolucionário...
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Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite, Luciano Migliaccio, Aracy Amaral e Tadeu Chiarelli, que analisam obras e artistas da arte brasileira - Almeida Junior, Pedro Américo, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Victor Brecheret...[+]
A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]
Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]
Prelúdio: a simultaneidade da dicotomia: o novo e o preexistente. Não deveria haver o problema específico da intervenção arquitetônica em preexistências, somente o problema único da arquitetura. A intervenção em preexistências é essencialmente Arquitetura, com A maiúsculo: concepção que transcende a mera recuperação estilística e estrutural e os fatores técnicos e construtivos da materialidade da obra... [+]