Aqui estão três livros interessantes sobre a importância do Google, como ferramenta de busca e fonte de informações sobre o mercado e o público-alvo, para o planejamento das estratégias de marketing digital para sua empresa (para seus produtos e serviços). Além da sinopse, inseri os dados do sumário de cada livro para que você tenha ideia do conteúdo.
SINOPSE:
Nesta edição, o autor apresenta uma metodologia que tem o intuito de obter resultados em estratégias de marketing digital para empresas e profissionais liberais. Por meio desta metodologia, Conrado Adolpho apresenta como pesquisar o mercado-alvo levantando tendências e movimentos de concorrentes e consumidores utilizando redes sociais e o próprio Google. Além disso, ensina como desenvolver o planejamento de marketing digital para alinhar a estratégia corporativa com as ações de marketing digital, e apresenta técnicas para produzir conteúdo de forma a garantir uma boa posição no Google e a aumentar a taxa de conversão de visitantes em clientes por meio de um conteúdo persuasivo para internet. O leitor irá aprender quais funcionalidades devem estar presentes em seu site para gerar tráfego e obter mailing qualificado por meio de iscas digitais, além de como promover seu produto ou serviço na internet por meio de ações de marketing viral e como trabalhar sua marca em redes sociais e desenvolver campanhas eficientes de e-mail marketing. O autor também apresenta passo a passo como trabalhar com mensuração de resultados pelo Google Analytics, aumentando continuamente o faturamento e a lucratividade...[+]
SUMÁRIO:
Parte I: O novo consumidor e o mundo digital
Capítulo1: Ei! O que está acontecendo?
Capítulo 2: O átomo que virou bit
2.1. Do caos, da ordem e da colaboração
2.2. Google - um ícone do pensamento web
Capítulo 3: O Google Marketing influenciando mercados
3.1. As novas características que definem o mercado
3.2. Algumas dicas para começarmos
Capítulo 4: A economia do excesso
4.1. Canais de televisão a cabo: um breve paralelo
4.2. O dilema do excesso de informações
4.3. O papel dos guias na nova economia
4.4. Desconstrução e desintermediação
4.5. Um mundo girando cada vez mais rápido
4.6. "por favor, cativa-me!", disse a raposa para o Pequeno Príncipe
4.7. A segmentação por necessidade de uma informação
4.8. A credibilidade dos buscadores
Capítulo 5: "Não sabe brincar, não desça para o play"
5.1. Usabilidade
5.2. Encontrabilidade
Capítulo 6: Uma balsa no oceano
6.1. A entrada de um novo player
Parte II: A encontrabilidade na prática
Capítulo 7: Busca natural e links patrocinados
7.1. Uma ideia genial mudando o futuro da publicidade
Capítulo 8: A sua empresa na busca natural
8.1. Os bastidores dos buscadores
8.2. Um breve histórico
8.3. Utilizando tudo isto de forma prática
8.4. A importância do conteúdo
Capítulo 9: Os links patrocinados
9.1. Os links patrocinados no Brasil
9.2. Como funciona
9.3. As primeiras observações do AdWords
9.4. O início
9.5. Palavra-chave em negrito
9.6. Tipo de correspondência da palavra
9.7. Landing pages
9.8. Mais do que palavra-chave, expressões-chave
9.9. Expressões relevantes para cada usuário
9.10. Pense na abrangência geográfica do seu negócio
9.11. Cuide do texto do anúncio
9.12. Senso de oportunidade
Capítulo 10: Palavras-chave
10.1. Resultados de uma pequena empresa
10.2. A micropesquisa de mercado
Capítulo 11: Links patrocinados versus site otimizado
Capítulo 12: Multidisciplinaridade
12.1. Marketing
12.2. Conteúdo
12.3. Tecnologia
12.4. Design
12.5. Tudo ao mesmo tempo agora
Capítulo 13: Conteúdo é Rei!
13.1. Conteúdo colaborativo
Parte II: Os novos caminhos do marketing
Capítulo 14: Uma breve análise dos 4Ps
14.1. Quer pagar quanto?
14.2. "São casas simples com cadeiras na calçada"
14.3. A praça é nossa!
14.4. O fim da linha
14.5. O importante é participar
14.6. O "P" mais importante e o seu papel na economia digital
Capítulo 15: A reinvenção dos veículos
15.1. O rádio
15.2. Dois cases no YouTube
15.3. A mídia impressa
15.4. A TV
Caítulo 16: A internet é uam rede pessoas
16.1. Uma pergunta
16.2. A internet não é uma rede de computadores. É uma rede de pessoas.
Capítulo 17: A construção de marcas em um mundo globalizado
17.1. Copo meio cheio
17.2. Preço e valor na economia digital
17.3. A importância da credibilidade
Capítulo 18: Interagindo com a rede
18.1. Torne-se uma referência
18.2. Case Mario Persona
18.3. Quero aparecer na TV!
18.4. Conte uma boa história
18.5. Levante uma bandeira
18.6. Faça pesquisas
Capítulo 19: Comércio social - a nova dimensão do e-commerce
Capítulo 20: Web Log, therefore, We blog
20.1. O blog corporativo
20.2. Monitoramento mentes
20.3. Eu blogo, tu blogas, ele bloga
20.4. Os 100 mais "linkados"
Capítulo 21: Vídeo viral
21.1. Somando esforços
21.2. "Embedando" vídeos
21.3. Comunicação viral não é spam
21.4. O que as pessoas gostam de ver
Capítulo 22: Google Maps
Capítulo 23: "ROI" não é verbo, é substantivo!
23.1. Google Analytics
23.2. Estudo de caso
23.3. Ferramentas para webmasters
23.4. Outras ferramentas de mensuração
Capítulo 24: Novas ferramentas
24.1. Ferramentas para o seu escritório
24.2. Ferramentas para blogs
24.3. Imagens e fotos
24.4. Mashups
24.5. Música e áudio
24.6. Notíias
24.7. Páginas personalizadas
24.8. Podcasts
24.9. Redes sociais
24.10. RSS
24.11. Sistemas operacionais
24.12. Social Bookmarking
24.13. Vídeo
24.14. Webmail
24.15. Wiki
24.16. Outros
Capítulo 25: O e-mpreendedor digital
25.1. Tipos de empresas quanto à sua digitalização
25.1.1. Empresas "Bricks nad Mortar" (Empresas tijolo e cimento)
25.1.2. Empresas parcialmente "Bricks and Mortar"
25.1.3. Empresas "Clicks and Mortar" (Empresas cliques e cimento)25.2. A B-web e os novos modelos de negócios da economia digital
25.3. As características de uma B-web25.3.1. Infra-estrutura de internet
25.3.2. Proposta de valor inovadora
25.3.3. Política de parcerias
25.3.4. Colaboradores de valor
25.3.5. Competição
25.3.6. Centrado no cliente
25.3.7. A importância do provedor de contexto
25.3.8. A existência de regras e padrões
25.3.9. Compartilhamento de conhecimento25.4. Os modelos de negócios de uma B-web
25.4.1. Ágora
25.4.2. Agregação
25.4.3. Cadeia de valor
25.4.4. Alianças
Capítulo 26: AdSense - trabalhando com o Google
26.1. Os 4Ps do AdSense
26.2. Palavras-chave
26.3. Público-alvo
26.4. Produto
26.5. Promoção
25.6. Entendeu?
Capítulo 27: Google Marketing nos próximos anos
27.1. O fim da propaganda como conhecemos
27.2. Algumas refelxões: um incômodo contraponto
Capítulo 28: Um mundo conectado
Apêndice A: Diretrizes do webmaster
A.1. Quando o seu site estiver pronto
A.2. Diretrizes de conteúdo e design
A.3. Diretrizes técnicas
A.4. Diretrizes de qualidadeA.4.1. Princípios básicos
A.4.2. Diretrizes específicas
Apêndice B: Como incluo meu site nos resultados de pesquisa do Google?
B.1. Coisas que você deve fazer
B.2. Coisas que você deve evitar
Apêndice C: Dicas de sucesso para links patrocinados
C.1. Identifique as suas metas de publicidade
C.2. Organize sua conta para obter máxima eficácia
C.3. Escolha sites e palavras-chave relevantes
C.4. Crie anúncios simples e direcionados
C.5. Otimize seu site para as conversões
C.6. Acompanhe o desempenho de sua conta
C.7. Teste e modifique suas campanhas para obter os resultados desejados
Apêndice D: Diretrizes editoriais do Google AdWords
D.1. Estilo e gramática do anúncio
D.2. Relevãncia de anúncios e palavras-chave
D.3. Conteúdo do anúncio
Apêndice E: O Google e o Google AdWords
E.1. Pesquisa do Google
E.2. Google AdWords
E.3. Anúncios do Google AdWords
E.4. Recursos básicos do AdWords
E.5. Segmentação por idioma e local
E.6. Benefícios do AdWords
SINOPSE:
Esta obra procura mostrar as lições da empresa considerada cobiçada na área digital - o Google. Neste livro, o leitor será introduzido a diversos tópicos, desde como iniciar 'conversas' digitais com os clientes até testar e quantificar suas iniciativas. Além disso, o autor procura mostrar o que aprendeu com o Google sobre marketing e apresenta estudos de caso com algumas das do mundo que integraram as lições do Google em suas estratégias de marketing...[+]
SUMÁRIO:
1. Regras de relevância
2. Beneficie-se da sabedoria das multidões
3. Mantenha a simplicidade
4. A importância da atitude mental
5. Esteja onde o seu público está
6. Não interrompa
7. Aja como o conteúdo
8. Teste tudo
9. Monitore tudo
10. Deixe que os dados decidam
11. Marcas podem ser respostas
12. A sua proprosição única de vendas é crítica
13. A sua concorrência é maior do que você pensa
14. Você pode aprender mito com uma consulta
15. O sexo vende
16. O altruísmo vende
17. Mostre o que você tem
18. Quanto mais espaço de prateleira, melhor
19. Crie uma grande história para a sua empresa
20. Não conte apenas com o marketing de ferramenta de busca
21. Cuidado para não ficar obsoleto
SINOPSE:
No atual mundo da busca, os clientes se dirigem primeiro aos mecanismos de busca na internet. Ainda assim, as empresas simplesmente não percebem que a aquisição de clientes a partir dos mecanismos de busca deveria ser uma estratégia de negócios central. Em vez disso, elas costumam se concentrar em objetivos estreitos, como estimular o posicionamento da página. Esses descuidos deixam de explorar um enorme canal de engajamento com clientes em potencial. As empresas que usam dados sobre como as pessoas buscam para dar informações à sua estratégia de produto encontrarão os clientes antes da concorrência. As empresas que compreendem a importância da aquisição de busca não baseada em propaganda, farão dela o centro de sua combinação de mercado, e poderão se relacionar com clientes de alta qualidade para obter crescimento e sucesso a longo prazo. Marketing na Era do Google é um guia prático para aproveitar todo o poder da busca na internet para seus negócios. Escrito por Vanessa Fox, ex-funcionária que criou o portal oficial do Google explicando a busca na internet para os negócios, esse livro claro e não técnico desmistifica o marketing de busca e explica métodos comprovados que podem ser implementados imediatamente em seus negócios...[+]
SUMÁRIO:
1. Como a busca mudou seus negócios
2. Como usar dados de busca para melhorar suaas estratégias de negócios e de produto
3. Como buscamos
4. Construção de personas: abrindo a porta para a multidão de clientes que você deixava de fora
5. Como funcionam os mecanismos de busca
6. Implementação de uma estratégia eficiente de busca
7. Trabalhando com desenvolvedores: como transformar estratégia de negócio em discurso tecnológico
8. Como se aprofundar nos dados e obter as métricas acionáveis que precisamos
9. Mídia social e busca
10. O que vem depois? Além do Google e 10 links.
Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total. Este livro ensina você a identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital para compreender melhor: como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia); qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet); de que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo; como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz...[+]
Uma nova era da sociedade de consumo está em curso, transformando novamente as relações entre marcas e pessoas, empresas e comunidades, gestores e colaboradores. Mas afinal o que é era pós-digital? Estamos vivendo um novo momento em que a novidade virou commodity e o que fascinava ou amedrontava é lugar-comum. A era pós-digital veio para questionar as velhas certezas e colocar sistemas inteiros de pensamento corporativo do avesso. Mais do que aprender coisas novas, precisamos esquecer tudo o que sabemos. Nesse contexto, novos desafios surgem para os líderes e gestores de comunicação, marketing e publicidade. Este livro é para esses profissionais, que precisam entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo, e buscam conduzir estratégias para o melhor desempenho presente e futuro...[+]
Este livro foi publicado originalmente com o título Google Marketing. O marketing digital passa atualmente por uma fase de consolidação em que apenas as empresas e os profissionais que tiverem um conceito sólido do que representa a internet na economia atual, baseada em conhecimento, e que tiverem domínio prático sobre as táticas desse novo mundo formado por bits vão prosperar no mercado. O livro Os 8 Ps do Marketing Digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa. Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. Um livro essencial para todos que trabalham com marketing e comunicação e para todos que administram negócios em meio a essa nova era da informação. Um guia estratégico, tático e operacional que não pode faltar na sua estante...[+]
Na última década temos presenciado a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas e sua difusão é crescente em todas as classes sociais. Passamos de um contexto de leitura e consumo da informação digital para um ambiente de escrita e atuação por parte do consumidor. O mercado mudou e, nesse contexto, o consumidor deixa de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. Estamos passando da era da interatividade para a era das comunidades e as estratégias de marketing precisam englobar e considerar a dimensão tecnológica emergente e o impacto das transformações sociais nos negócios. Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso. De forma inovadora, este livro integra informações digitais online. Por meio do uso de um dispositivo móvel conectado à internet (celular, smartphones, PDAs), o leitor tem acesso a cases, exemplos e vídeos digitais online disponíveis a qualquer instante nos QRcodes presentes ao longo dos capítulos. Outra funcionalidade digital é a realidade aumentada apresentada na capa, que dá acesso ao vídeo de apresentação do livro gravado pela autora. Para visualizá-lo, basta acessar e apontar a imagem da capa deste livro (ou a imagem abaixo) para a webcam do computador. Leitura essencial e recomendada a profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam compreender o cenário complexo que tem se delineado, atuar nele e desenvolver estratégias de sucesso para seus negócios. As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias...[+]
Desenvolva inicialmente o seu público, EM SEGUIDA, crie o seu produto. Esta é uma abordagem empreendedora simples, porém profundamente bem-sucedida de uma das mentes empresariais mais criativas atualmente. Um dos pioneiros do marketing de conteúdo, Joe Pulizzi descobriu a fórmula sobre o poder do conteúdo em um mundo em que os profissionais de marketing ainda se apegam aos modelos tradicionais que não funcionam mais. Em Conteúdo S.A., ele divide o processo de startups em seis etapas, simplificando para você a visualização, o lançamento e a monetização do seu próprio negócio. Este modelo tem funcionado maravilhosamente bem para Pulizzi e muitas outras pessoas retratadas no livro. Interligue essas seis peças como um quebra-cabeça e, antes que possa perceber, você estará administrando o seu próprio negócio rentável e em expansão. Pulizzi o acompanha passo a passo pelo processo, baseado em seu próprio sucesso (e fracassos) e exemplos multimilionários do mundo real de vários setores de atividade e diversos países. Quer você esteja buscando começar um negócio totalmente novo ou estimular a inovação em um já existente, Conteúdo S.A. fornece tudo o que você precisa para fazer a engenharia reversa do modelo empresarial tradicional para a obtenção de um êxito maior e mais sustentável...[+]
O livro definitivo dos pioneiros do growth hacking, uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício. Parece difícil de acreditar, mas houve um momento em que o Airbnb era o segredo mais bem-guardado de couchsurfers, o LinkedIn era uma rede exclusiva para executivos C-level e o Uber não tinha a menor chance contra a então gigante rede de táxis amarelos de Nova York. Então, como essas empresas que começaram de maneira tão humilde alcançaram tanto poder? Elas não expandiram simplesmente criando grandes produtos e esperando que eles ganhassem popularidade. Havia uma rigorosa metodologia por trás desse crescimento extraordinário: o growth hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um de seus inventores. A metodologia growth hacking está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade. Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. Envolve equipes multifuncionais que combinam a expertise de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais marketing para rapidamente gerar, testar e priorizar ideias importantes para o crescimento...[+]
Como podemos adaptar nosso negócio à era digital? Essa é a pergunta que vem tirando o sono de muitos CEOs, dirigentes e gestores de empresas diante da quantidade e profundidade das mudanças no ambiente de negócios nos últimos anos. Especialmente para negócios estabelecidos antes da virada do milênio, esse cenário tem se mostrado bastante desafiador. Migramos do mundo analógico para o digital, em que o ritmo é bem mais frenético, e os resultados, incertos. A comunicação entre pessoas e empresas se dava por telefone, correio ou, no máximo, e-mail. Não se podia prever a dimensão que as redes sociais, as mensagens virtuais, o comércio eletrônico e o marketing digital alcançariam. Basta lembrar que algumas empresas gigantes da atualidade, como Amazon, Google, Facebook, YouTube e Netflix, têm pouco mais de 10 anos de existência. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital é um caminho para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo que se impõe e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustarem aos novos tempos. Com a autoridade de quem vem ajudando empresas como GE, Google, Toyota, VISA, SAP e IBM a fazerem sua transformação digital, e com o conhecimento de quem dirige os programas executivos de Digital Business Strategy e Digital Marketing da renomada Columbia Business School, David L. Rogers propõe uma análise profunda do que denomina “os cinco domínios da Transformação Digital: clientes, competição, dados, inovação e valor”. Com esse framework, o autor consegue organizar o raciocínio em torno do tema e pavimentar o acesso à sua implementação. Parafraseando o próprio Rogers, Transformação Digital não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de estratégia...[+]
Se você... É um Empresário que quer expandir seu negócio no mundo digital, atraindo o interesse de mais clientes e aumentando suas vendas; Ou é um Empreendedor trabalhando em uma ideia ou em negócio em fase inicial e quer alcançar mais pessoas; Ou é um Profissional de Marketing, Comunicação ou Mídia e quer se atualizar sobre Marketing Digital; Ou é um Profissional Liberal que tem interesse em saber como usar recursos de Marketing para ter mais clientes. Este livro é sobre o presente e o futuro do marketing! Ele tem começo, mas não tem fim. Ao terminar de ler a última página, você deve seguir adiante e escrever sua própria história, seja você um profissional de marketing, um empreendedor, um produtor de conteúdo ou diretor de alguma empresa. Esta leitura pretende expandir sua mente, te ajudar a conectar os pontos, te mostrar como trabalhar como gente grande que está na vanguarda do mercado. Vamos falar sobre o marketing de conteúdo em todas as suas formas, cores e sabores. Planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais. Há duas moedas muito caras no mundo de hoje: o Tempo e a Atenção. Ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo que tem a fazer. Conseguir que alguém preste atenção em você dentro deste contexto tem muito valor. Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo. Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, a hora é agora! Este livro será o seu guia para o início da sua jornada neste mundo incrível e encantador. Você nunca mais verá o Marketing da mesma forma...[+]
Você tem uma empresa e gostaria de usar o real poder da internet no seu negócio? Deseja montar um negócio on-line, mas não consegue dar o primeiro passo porque não sabe por onde começar? Para o empreendedor digital Alan Pakes, organizador desta obra, a maioria das pessoas que usam a web hoje para vender produtos e serviços está fazendo da maneira errada. Alan Pakes traz um mundo completamente novo, no qual é possível criar negócios rentáveis com pouquíssimos recursos iniciais. E mostra que essa possibilidade está ao alcance de qualquer pessoa empreendedora. O time vencedor de 17 empreendedores que Alan Pakes montou para escrever com ele este livro compartilha suas experiências bem-sucedidas nos negócios digitais para inspirar você a criar novas oportunidades na rede. Você vai descobrir: O mindset dos empreendedores: Como e por que construir sua Lista de e-mails e cuidar bem dela; Como transformar seu conhecimento em produto; Como conquistar audiência pelo Google e pelo Facebook; Como se relacionar com seu público; Como criar um script de vendas on-line; Como monitorar seu trabalho para saber se está no caminho certo; Como fazer um ano de vendas em sete dias; E muito mais!...[+]
Mas o autor deste livro, Joel Comm, um dos maiores especialistas do mundo em ganhar dinheiro on-line, oferece a você informações, dicas, estratégias e táticas fundamentais e inteligentes que o ajudarão a lucrar na web com o mínimo de esforço e o máximo de resultado...[+]
“Como diz o velho ditado, uma imagem vale mais que mil palavras! Com o ritmo que as pessoas hoje digerem as informações, nada melhor que investir no dinamismo de infográficos e recursos visuais para atrair a atenção dos leitores do século XXI. O Diagrama de Soluções Digitais proposto pelo livro torna a compreensão do planejamento, das ações e dos resultados em marketing digital muito mais leve e assimilável para qualquer cliente.” – Adriana Melo, designer pela Esdi/Uerj, diretora executiva da Artecomm e editora da Revista Wide “Um dos grandes desafios do planejamento estratégico de marketing digital é integrar, de maneira sistêmica, comunicação, gestão e tecnologia. Neste cenário complexo, em que Social Computing e Mobilidade são palavras-chave, o Diagrama de Soluções Digitais (DSD) é um excelente ponto de partida para esta tarefa.” – Fábio Flatschart, autor da Brasport e professor do curso de MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) “O planejamento de marketing requer organização, visão de longo prazo, imaginação e um olhar mais amplo e flexível, em uma era em que tudo muda muito rapidamente. Este livro ajuda justamente nesse ponto: facilita a etapa mais demorada, trabalhosa e crucial para o sucesso de ações digitais, ao propor técnicas de design thinking para reunir, em um só diagrama de fácil compreensão, todo o conjunto de itens a serem considerados. Uma ferramenta muito útil para enxergar o todo e seguir pelo melhor caminho.” – Mariela Castro, consultora e palestrante em comunicação digital, autora do blog Mídias Sociais em Exame.com “Peter Drucker dizia que não conseguimos gerenciar aquilo que não conseguimos medir. Eu acredito que não conseguimos medir aquilo que não planejamos. Na era digital em que vivemos, a complexidade e a quantidade da informação crescem drástica e constantemente e, nesse cenário, saber o que e como medir para extrair inteligência e poder gerenciar torna-se ainda mais essencial. O único modo de fazermos isso é planejando e, por isso, este livro é tão importante.” – Martha Gabriel, autora e palestrante premiada, com quatro participações em TEDx, 35ª professora especialista em tecnologia (Online Universities) e uma das 50 blogueiras mais influentes do mundo (KRED) “Um dos principais gaps do mercado digital nacional (e eu diria o mesmo para todas as áreas em Marketing e Comunicação!) é a falta de planejamento. Este livro cumpre, portanto, um papel vital para a evolução da área digital do Brasil e é leitura mandatória a todos que são/almejam ser gestores de projetos, equipes e empresas atuantes no turbulento ambiente de marketing no qual vivemos hoje.” – Nino Carvalho, coordenador dos cursos de MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) No começo dos anos 2000, as empresas se perguntavam se deveriam ou não possuir um site. Hoje, não manter uma página virtual é incogitável. Esse mesmo processo está se repetindo com as redes sociais. Na era digital, o papel mercadológico das grandes redes esbarra em graves defeitos de planejamento, e os profissionais acabam por fazer opções com pouco ou nenhum critério. Em função disso, deixam passar o que as pessoas comentam sobre suas marcas através da internet e não investem em qualquer forma de controle verdadeiramente efetivo sobre o resultado de suas iniciativas. Até o momento, estima-se que 92% das organizações que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos, por dia, a partir de seus blogs. As companhias business-to-business (B2B) que se utilizam de redes sociais geram 67% mais leads que aquelas que não o fazem. Os canais sociais da web estão se tornando decisivos para os negócios, e a tendência é que deixem de ser simples ferramentas e passem a ser parte indissociável de sua composição. Para auxiliar estudantes, professores, profissionais, gestores e empreendedores a escolher os canais em que devem atuar, este livro traz o Diagrama de Soluções Digitais (DSD). O DSD é o resumo de um sistema prático e eficaz para organizar estudos e atuação no mercado de canais sociais. A partir de um breve estudo sobre o papel das mídias digitais no desenvolvimento das instituições, o livro introduz e detalha todos os elementos que compõem o Diagrama, incluindo estudos de caso e métricas para definição de metas. Partindo de exemplos, dados, ilustrações e estudos de caso, o livro Planejamento de Marketing Digital apresenta um projeto completo e definitivo de atuação nas redes sociais. - Planeje suas ações de marketing digital. - Alinhe as ações digitais desenvolvidas com a estratégia de marketing adotada em seu planejamento. - Destaque os canais mais importantes, de acordo com os seus objetivos. - Torne objetiva a distribuição da sua carga de esforço. - Defina métricas para acompanhamento. - Estipule as metas que você pretende atingir. Visite o site e tenha acesso à Planilha de Priorização de Canais, ao Checklist e aos itens de composição do DSD para download, além de infográficos sobre marketing digital e mais informações sobre o livro. Você também pode divulgar o seu case e ter acesso ao DSD de outros leitores...[+]
Os Estados Unidos, a União Europeia e outros países desenvolvidos estão enfrentando uma contínua desaceleração econômica há anos ao ponto da criação de trabalho não acompanhar o crescimento de mão de obra. Com o mundo desenvolvido enfrentando um crescimento econômico lento, competir com sucesso por uma base de consumidores limitada significa usar estratégias de marketing criativas. Este novo livro de Philip Kotler, escrito em parceria com seu irmão, mostra como sobreviver em águas econômicas turbulentas. O livro detalha nove tendências que vão oferecer novas oportunidades nesta década, incluindo redistribuição global de riqueza, urbanização, aceleração da economia verde global, mudanças rápidas de valores sociais, entre outras. Avalie a aptidão de seu negócio para navegar nesse cenário mundial usando oito estratégias para conquistar mercados: Construa seu market share: supere seus competidores e faça com que seu market share cresça. Desenvolva clientes e stakeholders engajados: atraia fãs e desenvolva parceiros dedicados em cadeias de suprimentos. Crie uma marca poderosa: estabeleça uma marca poderosa que sirva como plataforma viva para as estratégias e as ações de sua empresa. Inove com novos produtos, novos serviços e novas experiências: desenvolva uma cultura de inovação e reflita sobre novas ofertas e experiências. Expansão internacional: identifique grandes e pequenos mercados internacionais de notável crescimento econômico e adentre-os com sucesso. Aquisições, fusões e alianças: cresça com parcerias atraentes por meio de aquisições, fusões, alianças e joint ventures. Construa uma reputação formidável de responsabilidade social: melhore o carácter social de sua empresa para ganhar maior respeito e apoio do público e dos stakeholders. Associe-se ao governo e às ONGs: ofereça serviços e produtos que governos em todo o mundo necessitam. Esses são os tempos mais perigosos desde a Grande Depressão, mas o crescimento econômico é possível. Aprenda como implantar essas estratégias comprovadas e atingir taxas de crescimento que seus competidores invejarão...[+]
Contratado pelas maiores marcas do mundo para avaliar os hábitos de compra dos consumidores, Martin Lindstrom é um especialista em desvendar os desejos de consumo mais profundos. Neste produto especial, reunimos dois livros best-sellers do autor: Small data e A lógica do consumo. Em Small data, seu livro mais recente, o autor esmiúça seu peculiar método de trabalho, mostrando como grandes segredos se revelam por meio de insights e de que forma pequenas pistas podem resultar em lucros multimilionários para empresas dos mais variados ramos. Já em A lógica do consumo, ele apresenta ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda...[+]