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UM REFÚGIO NO PASSADO

a tentativa de evitar, às vezes, amplia os sofrimentos

atualizado em: 13 de junho de 2012

 

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Prêmiado no British Indepent Film Awards e no Toronto International Film Festival, "Um Refúgio No Passado" (In My Father's Den), relata o retorno de Paul, famoso fotógrafo de guerra e jornalista, à sua cidade natal, após a morte de seu pai. A escolha do título em português deixa a desejar, uma vez que o significado da palavra refúgio é, segundo o dicionário, "um lugar para onde se foge para escapar a um perigo; aquilo que serve de amparo, de proteção" e o "father's den", do título original, é o oposto, não se trata de um lugar "para" onde se foge e sim, "de" onde se foge - ou melhor, de onde ele, Paul, fugiu...

 

FONTE DA IMAGEM: Uol

 

Enquanto enfrenta o passado e as razões que o fizeram abandonar a cidade, o fotógrafo conhece Celia, uma adolescente de 16 anos que deseja ir para além dos limites impostos pela geografia e pelo cotidiano ao seu redor, como aconteceu com ele, Paul, 17 anos atrás - um, entre os muitos laços que os unem, como você poderá constatar. Quando a jovem desaparece, sem deixar pistas, a diferença de idade, a amizade que um nutre pelo outro e os segredos que rondam ambos, tornam o fotógrafo, o principal suspeito do crime. Os motivos, guardados a sete chaves, que o fizeram abandonar a família e o acompanharam por toda a vida, atormentando-o, vem à tona, exigindo que ele encare as consequências trágicas decorrentes desse silêncio.

"Um Refúgio No Passado" não é um filme para a sessão da tarde, em alguns momentos, exigirá de você um estômago um pouco mais forte que a média, para suportar as revelações, que serão desvendadas e tornadas públicas, no decorrer dos 128 minutos do filme. Há momentos doces que, no entanto, tornarão os momentos amargos, ainda mais doloridos - o que podia ser e que não foi. A tentativa de evitar, às vezes, amplia os sofrimentos.

O segredo, que envolve todo o filme, poderia cair no clichê e ainda assim, render ótimas interpretações, com o desenvolver dos conflitos e as reações de cada personagem. No entanto, ele é apresentado aos poucos, como pistas que, aparentemente, esclarecem, quando na verdade, servem para confundi-lo. Como nos livros de Agatha Christie, é provável que decida retroceder algumas cenas ou re-assistir ao filme, para prestar uma atenção maior nos eventos - em algumas cenas, o próprio diretor fará isso para você -, pois, nem tudo é, assim, tão óbvio.

NÃO-DIÁRIO

RIPPER STREET

A duradoura sombra de Jack, o Estripador está se esvaindo, mas a tarefa de não deixar as ruas de Whitechapel descerem ao inferno nunca foi tão difícil para o Detetive Inspetor Reid e seus leais companheiros. Com o século entrando em sua década final, a sociedade oscila à beira do colapso moral e em nenhum lugar os problemas do empolado Império Britânico são sentidos mais intensamente do que em seu coração escuro: o East End de Londres...[+]

 



ORGULHO E PRECONCEITO

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen)...[+]

 

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