Prêmiado no British Indepent Film Awards e no Toronto International Film Festival, "Um Refúgio No Passado" (In My Father's Den), relata o retorno de Paul, famoso fotógrafo de guerra e jornalista, à sua cidade natal, após a morte de seu pai. A escolha do título em português deixa a desejar, uma vez que o significado da palavra refúgio é, segundo o dicionário, "um lugar para onde se foge para escapar a um perigo; aquilo que serve de amparo, de proteção" e o "father's den", do título original, é o oposto, não se trata de um lugar "para" onde se foge e sim, "de" onde se foge - ou melhor, de onde ele, Paul, fugiu...
Enquanto enfrenta o passado e as razões que o fizeram abandonar a cidade, o fotógrafo conhece Celia, uma adolescente de 16 anos que deseja ir para além dos limites impostos pela geografia e pelo cotidiano ao seu redor, como aconteceu com ele, Paul, 17 anos atrás - um, entre os muitos laços que os unem, como você poderá constatar. Quando a jovem desaparece, sem deixar pistas, a diferença de idade, a amizade que um nutre pelo outro e os segredos que rondam ambos, tornam o fotógrafo, o principal suspeito do crime. Os motivos, guardados a sete chaves, que o fizeram abandonar a família e o acompanharam por toda a vida, atormentando-o, vem à tona, exigindo que ele encare as consequências trágicas decorrentes desse silêncio.
"Um Refúgio No Passado" não é um filme para a sessão da tarde, em alguns momentos, exigirá de você um estômago um pouco mais forte que a média, para suportar as revelações, que serão desvendadas e tornadas públicas, no decorrer dos 128 minutos do filme. Há momentos doces que, no entanto, tornarão os momentos amargos, ainda mais doloridos - o que podia ser e que não foi. A tentativa de evitar, às vezes, amplia os sofrimentos.
O segredo, que envolve todo o filme, poderia cair no clichê e ainda assim, render ótimas interpretações, com o desenvolver dos conflitos e as reações de cada personagem. No entanto, ele é apresentado aos poucos, como pistas que, aparentemente, esclarecem, quando na verdade, servem para confundi-lo. Como nos livros de Agatha Christie, é provável que decida retroceder algumas cenas ou re-assistir ao filme, para prestar uma atenção maior nos eventos - em algumas cenas, o próprio diretor fará isso para você -, pois, nem tudo é, assim, tão óbvio.
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