Ao longo dos últimos cem anos, a cidade de São Paulo foi objeto de inúmeras intervenções urbanísticas, de projetos pontuais a planos diretores. A história paulistana pode ser vista como um embate contínuo entre as pressões do crescimento e as propostas urbanísticas que pretendem conduzir, estruturar e controlar a expansão urbana. Esta obra trata do desenvolvimento do urbanismo e do planejamento urbano na cidade de São Paulo no século XX, por meio de uma análise dos principais planos urbanísticos elaborados para a cidade, desde a virada do século até o ano 2000. Um livro direcionado a arquitetos, urbanistas, pesquisadores, docentes e discentes das áreas de arquitetura e urbanismo.
Apresentação
1. Antecedentes: a modernização de Sâo Paulo
2. Freire e Bouvard: a cidade européia
3. Plano de Avenidas: o diagrama que se impôs
4. O Plano da Light e a Comissão de Estudos de Transporte Coletivo: o transporte urbano sai dos trilhos
5. Relatório Moses: a emergência da metrópole
6. Sagmacs: o estudo que fez escola
7. O Super-PLano: PUB - Plano Urbanístico Básico
8. PDDI, PMDI e Lei de Zoneamento: a questão imobiliária
9. Metrô e Sistran: o transporte urbano volta para os trilhos e cai na rede
10. Do PD-85 ao PD-88: inovação, democracia e crise
11. O Plano Diretor de 1991: a revolução conceitual
12. Municipalização do Transporte e Privatização da Circulação: o planejamento e a gestão do transporte integrado.
Considerações Finais
Aqui, o foco principal é o período que se estende da República emergente aos anos 1940. Mas com contornos e tendências que remetem à atualidade: a exclusão social, o inchaço urbano, as carências habitacionais, as falhas do transporte coletivo e o crescimento desordenado. Obrigatório para pesquisadores e estudiosos da arquitetura e do urbanismo, e para os que se interessam pela história dessa cidade...[+]
O livro se propõe a responder três grandes questões ligadas à convivência nas metrópoles atuais: o que é um bom espaço público, por que o espaço público é tão importante atualmente e qual a relação histórica de São Paulo com seus espaços públicos. Para Calliari, há uma mudança em curso na apropriação destes espaços em São Paulo, um momento histórico de inflexão, que está no cerne da obra. Segundo o autor, que atua na área de mobilidade a pé e é membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo, "há uma evidente preocupação das pessoas na retomada do uso do espaço público: movimentos de ocupação de praças e ruas, debates acalorados sobre a destruição dos símbolos da cidade dividida, como o Minhocão, a retomada do carnaval de rua, os parklets, as ciclovias, o Plano Diretor e vários outros exemplos". Para Calliari, muitas vezes esses debates se ressentem da falta de uma base comum sobre a história da cidade e as implicações das decisões tomadas ao longo de suas gestões...[+]
YAMAGAWA, Mônica. A cidade que não pode parar: planos urbanísticos de São Paulo no século XX. - Biblioteca Online sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/biblioteca-online- centro-de-sao-paulo/indice-biblioteca.html>. Acesso em: 22 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.