"DAGUERREOTYPO,
RUA NOVA - CASA N.41.
Manuel José Bastos,
ARTISTA - DAGUERREOTYPO,
Tem a honra de participar ao respeitavel publico, que tira retratos todos os dias, seja qual for o tempo, em fumo, ou coloridos, do tamanho de um alfinete de peito até o maior que se pôde até hoje tirar por esta arte.
A muita pratica e laboriosas experiencias, habilitam ao mesmo artista a tirar os retratos tão expressivos, e tão perfeitos tanto na semelhança como no colorido, que sobresahem a todos até hoje tirados neste paiz. Tiram-se das 8 ás 4 da tarde.
O artista tendo de se demorar poucos dias nesta, convida as pessoas que quizerem se utilisar de seu prestimo, para virem visitar sua galeria, afim de verem os seus trabalhos.
Acha-se na mesma casa um rico e variado sortimento de quadros, caixilhos, caixinhas, e tudo do melhor gosto possivel para os mesmos retratos."
[Correio Paulistano, Anno II, suplemento do número 355: 16 de janeiro de 1856.]
Cidades são feitas de vidas humanas e de cimento armado. Evocar o centro de São Paulo nos anos de sua juventude significa trazer de volta não apenas o traçado esquecido de suas ruas e edifícios, como também a trajetória dos homens e mulheres que lá viveram, sonharam e trabalharam. Este livro trata de arquitetos e construtores, e também de revolucionários e administradores, banqueiros e industriais, jornalistas, pintores e poetas, célebres ou modestos, e das marcas materiais e imateriais que deixaram no corpo e na alma da cidade. O período coberto pelo livro, da Proclamação da República ao Quarto Centenário, foi escolhido por representar o que se poderia chamar de juventude do centro, época do apogeu de sua beleza e de seu prestígio...[+]
O presente livro analisa as relações entre imagem e sociedade a partir de núcleos documentais constituídos por álbuns fotográficos relativos à cidade de São Paulo, divulgados entre 1887 e 1954...[+]
Durante muitos séculos, a única forma de obter a reprodução da própria imagem foi, principalmente, por intermédio das diversas técnicas de pintura. A óleo, aquarela, nanquim ou crayon...[+]