Doada pelo Banco Safra para a Pinacoteca do Estado, essa escultura de Auguste Rodin, realizada por volta de 1886, em bronze, é o torso masculino do que posteriormente se tornará uma das obras mais famosas do artista: "O Beijo".
Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca...[+]
Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]
A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]
Por meio da liberdade da forma, pela sensualidade, pelas expressões ousadas de suas construções, Rodin revoluciona a escultura...[+]
Neste livro, Rodin toma a defesa das catedrais, por muito tempo esquecidas, saqueadas, desprezadas. A obra realiza um passeio pela França, descortinando Chartres, Nevers, Laon, Reims, o detalhe...[+]
Este trabalho é o produto de uma pesquisa em metodologia de ensino de Artes no Ensino Médio. Por um lado, introduz a imagem no cotidiano escolar e, por outro, não está preocupada unicamente no fazer dos trabalhos de ateliê. Há toda uma preparação em analisar, ler e entender imagens antes de produzir uma resposta poética. O objetivo desta pesquisa é aplicar a Abordagem Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, como facilitadora no desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos. Partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes visuais, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais. Palavras-chave: arte, alfabetização visual, Abordagem Triangular, acervo da Pinacoteca...[+]
Prelúdio: a simultaneidade da dicotomia: o novo e o preexistente. Não deveria haver o problema específico da intervenção arquitetônica em preexistências, somente o problema único da arquitetura. A intervenção em preexistências é essencialmente Arquitetura, com A maiúsculo: concepção que transcende a mera recuperação estilística e estrutural e os fatores técnicos e construtivos da materialidade da obra... [+]
O presente trabalho teve como objetivo um estudo, sob a ótica de propaganda, marketing e design, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e para tal, utilizamos estudos sobre o contexto histórico e ainda uma pesquisa quantitativa descritiva. Esta análise visa compreender o motivo que leva o museu a ter menos visitantes do que poderia e propor uma solução a esta situação de marketing. O tema pode servir como ferramenta para a compreensão e planejamento de toda comunicação publicitária em prol da cultura...[+]
Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]
Este livro da série pequena Taschen arte apresenta: Um resumo cronológico detalhado da vida do artista, e da obra, cobrindo sua importância histórica e cultural. Cerca de 100 ilustrações a cores, com comentários explicativos além de uma biografia concisa...[+]
Neste depoimento, o consagrado poeta de língua alemã realiza um tributo a um dos grandes artistas do século XX, o escultor francês Auguste Rodin. Através da análise de suas principais obras, o poeta nos apresenta o processo de evolução artística de Rodin e nos convida a observar a maneira única com que este soube apropriar-se da luz e do espaço para emprestar vida às suas esculturas, caracterizadas pela expressividade e precisão de relevos e desníveis. O livro é fruto da convivência diária do poeta com o escultor, que possibilitou a Rilke testemunhar o trabalho de Rodin e aprender com ele muitas das concepções artísticas que marcaram sua obra poética posterior...[+]
A dissertação tem como objetivo analisar a formação da coleção artística do Estado de São Paulo, entre os anos de 1893 e 1912, tratando de sua história no âmbito de instauração da República e da constituição de instituições de guarda e exposição de objetos artísticos. Observa as primeiras aquisições destinadas ao Museu Paulista (Monumento do Ipiranga) entre 1893 e 1904, a transferência de uma parcela dessas obras de arte para fundar a Pinacoteca do Estado de São Paulo em 1905 e o alargamento da coleção desta última instituição até 1912, quando suas atividades são regulamentadas. Essas aquisições ocorrem no momento de ascensão, tanto econômica quanto política, do Estado de São Paulo, quando seus dirigentes passam a instaurar novas perspectivas sobre a história de São Paulo em confluência com essa situação privilegiada. A dissertação busca compreender a historicidade das aquisições em conjunto com os discursos dos próceres do Estado de São Paulo, analisando as articulações históricas de construção de narrativas cívicas por meio da coleção de arte. Busca também observar conexões entre a formação da coleção e seus contextos: museológico, historiográfico e da produção artística brasileira. A trajetória da coleção é percebida em relação aos nexos formativos de um campo artístico na cidade de São Paulo, pois sua constituição permite também observar movimentos desse campo, até o museu tornar-se efetivamente parte oficial da engrenagem social do circuito artístico na metrópole. Investigando o movimento histórico de atribuição de valores e representações públicas almejadas por políticos, artistas e a opinião pública de seu tempo, a pesquisa busca a compreender a inserção da coleção do museu na cultura artística, política e institucional da São Paulo no entresséculos XIX e XX...[+]
Este texto visa apresentar a Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Por meio de programas independentes que atuam de forma integrada, esta área do museu busca garantir a ampla acessibilidade à Pinacoteca e promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras de seu acervo. É nosso interesse, ainda, transformar grupos não freqüentadores de museus e demais equipamentos culturais, em público recorrente...[+]
Neste artigo pretende-se discutir as diferenças entre os públicos de museus de história, arte e ciência, com um aprofundamento nas motivações e expectativas dos visitantes. Para o Museu Paulista apresentarei de forma detalhada a “fala” dos visitantes em relação aos benefícios da visita e ao que mais gostaram, dando uma leitura preliminar de seu conteúdo.Dessa maneira, pensa-se em colaborar para o desenvolvimento dos estudos de públicos no Brasil, ainda pouco sistemáticos, mas que permitem aos museus conhecer seus públicos e assim criar e aperfeiçoar seus programas, de acordo com sua missão, mas com uma visão mais clara dos seus interlocutores/visitantes e até de seus “não-visitantes”. Inicialmente, discutirei a questão da tipologia dos museus, por ser a base da hipótese de pesquisa, ou seja, se o perfil, as motivações e expectativas dos públicos variam conforme o tipo de museu. Em seguida, apresentarei referenciais teóricos e estudos que nortearam a metodologia e alguns dos resultados obtidos.Na última parte, descreverei as respostas dos visitantes do Museu Paulista às questões abertas, procurando identificar as leituras das exposições apresentadas, na visão do receptor/visitante.Este trabalho abriu um conjunto de questões para novas investigações sobre as condições dos visitantes e suas leituras das exposições...[+]