Website de Mônica Yamagawa

APÓSTOLO SÃO PAULO

escultura de décio villares
centro de são paulo: pinacoteca do estado

atualizado em: 9 de março de 2017

 

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A escultura "Apósto São Paulo", de Décio Villares foi adquirida pelo Governo do Estado, em 1947 e, hoje, integra o acervo da Pinacoteca do Estado.

A obra em bronze, tem dimensões de 58,5 X 55 X 40cm.

 

 

Décio Villares

Décio Rodrigues Villares, nasceu em 1851, no Rio de Janeiro, estudous no Colégio Pedri II e formou-se pela Academia Imperial de Belas Artes.

Entre os anos de 1872 e 1881, intercalou estadias no Brasil e estudos na Europa (em 1872 matriculou-se no ateliê de Alexandre Cabanel). Em Florença, frequentou o ateliê de Pedro Américo e serviu como modelo para um dos rostos do quadro "Batalha do Avaí".

Apesar de passar em primeiro lugar no concurso para ser professor na Academia de Belas Artes de Paris, Villares optou por rejeitar o cargo, pois, não tinha interesse em se naturalizar francês.

Fez parte dos Grupo dos Positivistas, contrapondo-se, aos modernistas e as reformas que estes queria ver implementadas na AIBA - Academia Imperial de Belas Artes.

Publicou desenhos, caricaturas para jornais, participou a concepção da Bandeira Nacional, expôs no Salão de Paris (1874), participou da 25a. e 26a. Exposição Geral de Belas Artes na AIBA. Boa parte de suas obras foram destruídas no incêndio de seu ateliê, provocado por sua esposa, após um acesso de loucura logo após a sua morte.

 

 

HISTÓRIA DA ARTE



Livro: Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Disponível na Livraria Cultura

Arte Brasileira Na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Taisa Helena Pascale Palares (organizadora)
Imesp
2010

Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca...[+]

 


Pinacoteca do Estado: a história de um museu

Márcia Camargos
Marcelo Mattos Araújo
Pinacoteca do Estado
2007

Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]

Edição usada disponível nos sebos da
Estante Virtual

 



Pinacoteca 100 Anos destaque do acervo

Marcelo Matos Araújo
(organizador)
Pinacoteca do Estado
2005

A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]

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PINACOTECA DO ESTADO. CATÁLOGO GERAL DE OBRAS

Imesp
1988

 

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Escultura brasileira da Pinacoteca ao Jardim da Luz

Agnaldo Farias
Pinacoteca do Estado
2000

Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]

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download gratuito

Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1893-1912)

Pedro Nery
USP

A dissertação tem como objetivo analisar a formação da coleção artística do Estado de São Paulo, entre os anos de 1893 e 1912, tratando de sua história no âmbito de instauração da República e da constituição de instituições de guarda e exposição de objetos artísticos. Observa as primeiras aquisições destinadas ao Museu Paulista (Monumento do Ipiranga) entre 1893 e 1904, a transferência de uma parcela dessas obras de arte para fundar a Pinacoteca do Estado de São Paulo em 1905 e o alargamento da coleção desta última instituição até 1912, quando suas atividades são regulamentadas. Essas aquisições ocorrem no momento de ascensão, tanto econômica quanto política, do Estado de São Paulo, quando seus dirigentes passam a instaurar novas perspectivas sobre a história de São Paulo em confluência com essa situação privilegiada. A dissertação busca compreender a historicidade das aquisições em conjunto com os discursos dos próceres do Estado de São Paulo, analisando as articulações históricas de construção de narrativas cívicas por meio da coleção de arte. Busca também observar conexões entre a formação da coleção e seus contextos: museológico, historiográfico e da produção artística brasileira. A trajetória da coleção é percebida em relação aos nexos formativos de um campo artístico na cidade de São Paulo, pois sua constituição permite também observar movimentos desse campo, até o museu tornar-se efetivamente parte oficial da engrenagem social do circuito artístico na metrópole. Investigando o movimento histórico de atribuição ...[+]

 

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