Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.
A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Campus-Elsevier / 2005
Este livro procura apresentar uma maneira diferente de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 'ganhadores' e 'perdedores' em 30 indústrias diferentes e viram que explicações consideradas tradicionais não explicavam o método dos 'ganhadores'. O que eles chegaram à conclusão é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro pretende ensinar como colocar em prática essa estratégia.
PARTE UM: A estratégia do oceano azul
Capítulo 1: Criando oceanos azuis
Capítulo 2: Ferramentas e modelos de análise
PARTE DOIS: Formulando a estratégia do oceano azul
Capítulo 3: Reconstrua as fronteiras do mercado
Capítulo 4: Concentre-se no panorama geral, não nos números
Capítulo 5: Vá além da demanda existente
Capítulo 6: Acerte a sequência estratégica
PARTE TRÊS: Executando a estratégia do oceano azul
Capítulo 7: Supere as principais barreiras organizacionais
Capítulo 8: Embuta a execução na estratégia
Capítulo 9: Conclusão: sustentabilidade e renovação da estratégia do ocenano azul
Apêndice A: Esboço do padrão histórico da criação de oceanos azuis
Apêndice B: Inovação de valor
Apêndice C: A dinâmica de mercado da inovação de valor
NOTAS
BIBLIOGRAFIA
OS AUTORES
ÍNDICE
BLUE OCEAN SHIFT is the indispensable guide to shift you, your team, and your organization to new heights of confidence, market creation, and growth...[+]
Este livro está repleto de exemplos reais e inspiradores de como líderes em diversos setores e organizações deixaram oceanos vermelhos de competição acirrada e passaram para amplos oceanos azuis em novos mercados aplicando o processo e as ferramentas apresentados aqui. Os autores mostram, passo a passo, como construir a confiança em sua equipe para alcançar e aproveitar o novo crescimento. Você vai aprender: - POR QUE o foco nos concorrentes pode fazer sua empresa perder grandes oportunidades de crescimento e COMO expandir seu pensamento estratégico para além da concorrência; - POR QUE considerar a destruição e a disrupção criativas como fontes de inovação é um pensamento limitado e COMO você pode crescer por meio da criação não disruptiva; - DE QUE MODO qualquer pessoa em qualquer tipo de organização – e não apenas os empreendedores – é capaz de fazer a transição do oceano vermelho para o azul com o processo sistemático de cinco passos descrito neste livro; - POR QUE a confiança das pessoas é fundamental para criar e executar sua estratégia de desenvolvimento e COMO conquistá-la; - POR QUE você não deve basear seu crescimento nas condições e no ambiente já existentes de seu setor e COMO moldá-los a seu favor para alcançar novos patamares....[+]
Para os professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o resultado de uma concorrência acirrada nada mais é que um oceano vermelho sangrento, repleto de rivais que lutam entre si por uma parcela de lucros cada vez menor. Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de "oceanos azuis" - novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento. Eles apresentam ainda uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis. Esta edição ampliada inclui um novo prefácio dos autores, casos de estudo e exemplos atualizados, dois capítulos novos e um terceiro estendido, que aborda as questões mais prementes levantadas pelos leitores nos últimos 10 anos...[+]