Website de Mônica Yamagawa

LIVRO:

DESIGN THINKING BRASIL

EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO PARA PESSOAS, NEGÓCIOS E SOCIEDADE

autores:
tennyson pinheiro, luis alt e felipe pontes

atualizado em: 8 de abril de 2017

 

home > mundo digital > DESIGN THINKING BRASIL

Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.

 

 

TÍTULO COMPLETO:

Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedades.

 

AUTOR:

Tenyson Pinheiro e Luis Alt, em parceria com Felipe Pontes.

 

EDITORA / ANO:

Campus-Elsevier / 2011.

 

SINOPSE:

Neste livro, Tennyson Pinheiro e Luis Alt da live|work, consultoria global de inovação e Design de Serviços, apresentam as raízes e razões de existir do Design Thinking, uma abordagem que permite que empresas coloquem as pessoas no centro de sua estratégia para cocriar com elas soluções de alto valor percebido. Os autores mostram que a empatia, a colaboração e a experimentação devem ser parte integrante da cultura de qualquer negócio que queira inovar e manter-se competitivo e relevante no atual cenário socioeconômico. A obra apresenta os pormenores da abordagem em uma linguagem simples e envolvente, diversos casos de aplicação no Brasil e, no final, um kit de ferramentas para você começar imediatamente a aplicar o Design Thinking aos seus projetos e dia-a-dia.

 

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO

PARTE I - DESIGN O QUÊ?

1. Você também pode

2. Inovação é valor recebido

3. Menos vapor e glamour, mais trabalho e criatividade

5. O processo de design - o duplo diamante

PARTE II - EMPATIA

6. Persistência pessoal e criatividade corporativa

7. O segredo da maçã

8. O mapa não é o território

9. O poder dos extremos

10. Mergulhos empáticos

11. Antecipando problemas e melhorando experiências

PARTE III - COLABORAÇÃO

12. Somos todos contadores de histórias

13. Espaços compartilhados

14. Criatividade coletiva

15. Seja o maestro das sessões

PARTE IV - EXPERIMENTAÇÃO

16. O lado bom de falhar

17. Novas lentes para velhos modelos

18. Diferentes abordagens para a prototipagem de experiências

PARTE V - DESIGN DE SERVIÇOS

19. Serviços são problemas complexos

20. Da xícara ao smartphone, o valor sempre esteve no serviço

21. Um ecossistema complexo

22. As experiências significativas

23. A ornada do consumidor

24. Remédios para as falhas

25. Equilibrando trocas de valor

26. Projeto Aquarela

27. FAQ

INCONCLUSÃO

SERVICE ENVY TOOLKIT

WHAT'S NEXT

 

[+] Outros livros sobre o MUNDO DIGITAL.

MUNDO DIGITAL

Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias

Tim Brown
Alta Books
2017

Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade. Neste livro, Tim Brown, CEO da celebrada empresa de inovação e design IDEO, nos apresenta o design thinking. O design não se limita a criar objetos elegantes ou embelezar o mundo a nosso redor. Os melhores designers compatibilizam a exigência com a utilidade, as restrições com a possibilidade e a necessidade com a demanda. "Tim Brown escreveu o livro definitivo sobre desing thinking. A sagacidade e a experiência de Brown e as histórias que ele conta, fazem deste livro uma prazerosa jornada. Esta obra-prima apresenta as emoções, a mentalidade e os métodos necessários para elaborar o design de tudo, de um produto a uma experiência ou estratégia, de modo inovador." Robert I. Sutton, autor de A Verdade dos Fatos...[+]

 


A Magia do Design Thinking. Um Kit de Ferramentas Para o Crescimento Rápido da Sua Empresa

Jeanne Liedtka
Tim Ogilvie
HSM
2016

Se você é gestor, e todos somos em alguma medida, prepare-se para arregaçar as mangas em vez de jogar as mãos para o alto. Porque o design thinking é, na verdade, uma abordagem sistemática à solução de problemas. Começa pelos clientes e continua no sentido de criar um futuro melhor para eles, reconhecendo que, provavelmente, não vamos acertar da primeira vez. Mas o design não exige poderes sobrenaturais e é absolutamente seguro para ser testado em casa...[+]

 


Isto É Design Thinking de Serviços. Fundamentos, Ferramentas, Casos

Marc Stickdorn
Bookman
2014

A fronteira entre produtos e serviços está cada vez mais difusa, e é hora de pensarmos de um jeito diferente: Isto é Design Thinking de Serviços. Escrito com as mesmas abordagens cocriativas que introduz, este livro apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao design de serviços – tema que vem despertando interesse dos mais diversos campos. O livro está estruturado em 3 seções: Fundamentos apresenta os conceitos do design thinking de serviços e traz uma seleção de perspectivas individuais, mostrando as semelhanças e diferenças entre as áreas envolvidas no processo. Ferramentas explica o processo iterativo do design de serviços e apresenta 25 ferramentas de design adaptáveis. Casos mostra como fundamentos, processos e ferramentas funcionam na prática por meio de estudos de caso internacionais. Ao final, artigos refletem sobre a situação atual da pesquisa na área e inserem o design thinking de serviços em um contexto filosófico...[+]

 



Design Thinking

Gavin Ambrose
Bookman
2011

Design Thinking examina como as soluções para um briefing de design são abordadas, pesquisadas e refinadas. Combinando conceitos teóricos com o estudo detalhado de trabalhos contemporâneos, este livro analisa como o designer pode gerar e desenvolver ideias para produzir soluções criativas que atendam aos objetivos estabelecidos no briefing. Os autores Gavin Ambrose e Paul Harris oferecem uma visão geral da prática do design thinking, abordando tópicos como brainstorming, prototipagem, público-alvo, amostras e feedback, geração e apresentação de ideias...[+]

 


home      moyarte      não-diário      contato