Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.
O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o seu/o nosso mundo
Rachel Botsman e Roo Rogers
Bookman / 2011
Inspirado na filosofia do compartilhamento e trocas de sites como Wikipedia e eBay, o consumo colaborativo promove o surgimento de redes de empréstimos, de compartilhamento de automóveis, e até de aluguel de uma cama vaga em um apartamento. Neste livro inspirador e surpreendente, Botsman e Rogers mostram como estamos economizando dinheiro, tempo e espaço levando as pessoas a construir relações mais próximas e passar de consumidores passivos a colaboradores ativos.
INTRODUÇÃO: O que é meu é seu
PARTE 1: CONTEXTO
Capítulo 1: Basta
Capítulo 2: Consumindo tudo
Capítulo 3: Da geração eu à geração nós
PARTE 2: ONDA
Capítulo 4: A ascensão do consumo colaborativo
Capítulo 5: Melhor do que propriedade
Capítulo 6: O que você recebe é o que você dá
Capítulo 7: Estamos todos juntos nisso
PARTE 3: IMPLICAÇÕES
Capítulo 8: Design colaborativo
Capítulo 9: Comunidade é a marca
Capítulo 10: A evolução do consumo colaborativo
Exemplos de sistemas de consumo colaborativo
Exemplos de iniciativas de consumo colaborativo no Brasil
Agradecimentos
Entrevistados
Portal consumo colaborativo
Bibliografia selecionada
Notas
Índice
Negócios tradicionais seguem uma fórmula simples: criar um produto ou serviço, vendê-lo, coletar o dinheiro. Contudo, nos últimos anos, um modelo fundamentalmente diferente criou raízes – no qual os consumidores possuem mais opções, mais ferramentas, mais informações e mais poder direto. A pioneira empresária Lisa Gansky dá a isso o nome de Mesh e revela por que isso logo dominará o futuro dos negócios. Companhias Mesh se utilizam de mídias sociais, redes sem fio e dados conseguidos por meio das mais diversas fontes para disponibilizar bens e serviços às pessoas, no momento em que elas necessitam, sem que precisem ter o custo e o trabalho de possuí-los totalmente. Gansky revela como existem oportunidades reais para se ganhar dinheiro, e marcas confiáveis e comunidades fortes a serem exploradas a fim de ajudar seus consumidores a comprarem...[+]
A Peers Inc é uma estrutura que usa todos os recursos e todas as partes interessadas com eficiência. A "Inc" se encarrega dos pontos fortes corporativos (que requerem escala e recursos consideráveis) e os "Peers" se encarregam dos pontos fortes das pessoas (adaptação local, especialização, customização). Quando as Incs e os peers só se concentram no que sabem fazer melhor, a colaboração resultante é muito interessante e até pode chegar a ser milagrosa. Usando recursos que já temos - ativos físicos, habilidades, redes, dispositivos, dados, experiências, processos -, essas organizações crescem com eficiência e por vezes exponencialmente...[+]
A forma de consumir produtos e serviços está mudando. Alguns mercados já se transformaram completamente. Novas empresas nasceram, e outras morreram sem entender o motivo. O consumidor também já acordou. É hora de consumir somente o necessário. A tecnologia amparada pelo consumo consciente e pela economia colaborativa criou empresas que não têm uma década e já fazem mais receita do que empresas centenárias. É a transformação das economias tradicionais para a economia do acesso. Streaming de vídeo, softwares, bitcoins, crowfunding, fintechs e startups de todos os tipos estão quebrando a hegemonia de grandes empresas através do componente mais flamejante do empreendedorismo: inovação. "Que sociedade é esta em que aquele 'possuir', que conheci durante 50 anos, passa a perder o sentido? Ter o CD na prateleira não vale mais nada, aliás, só custa. O que interessa é ter acesso à música que quero ouvir. O que vale é o acesso ao benefício, não a posse do produto" - Luciano Pires. A Economia do Acesso é um ensaio de como as pessoas e empresas de tecnologia transformam a forma de consumo, seja de produtos ou de serviços. Além disso, é um bom manual para discutir como as novas gerações vão mudar o mundo através da sustentabilidade e do benefício real de cada consumo...[+]