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LIVRO: INNOVATRIX

INOVAÇÃO PARA NÃO GÊNIOS

autores: clemnte nobrega e
adriano r. de lima

atualizado em: 12 de abril de 2018

 

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Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.

 

TÍTULO COMPLETO:

Innovatrix - inovação para não gênios. Dois físicos explicam o método para inovar ao alcance de qualquer empresa

 

AUTOR:

Clemente Nóbrega.
Adriano R. de Lima.

 

EDITORA / ANO:

Agir / 2010.

 

SINOPSE:

Os autores desta obra acreditam que existem princípios que norteiam a inovação empresarial da mesma forma que há 'leis de Newton' que norteiam a dinâmica do movimento. A afirmação é resultado de uma pesquisa que teve como ponto de partida um estudo realizado pelo engenheiro e cientista russo Genrich Altshuller. Com ele, descobriram que é possível construir, a partir da ciência, o conhecimento prático para inovar nas empresas. Assim nasceu o 'Innovatrix', um método voltado para a inovação empresarial que produz soluções criativas com ferramentas simples. Com um texto despretensioso, usando cases ilustrativos, Clemente Nobrega e Adriano R. de Lima mostram como a criatividade pode ser aprendida e aplicada.

 

SUMÁRIO:

INNOVATRIX: um método para inovar sistematicamente

Prefácio

Introdução: Inovação não é arte, é método método

1. A inovação que conta

1.1. Inovar é eliminar contradições

1.2. Inovação é dinheiro novo

1.3. Abaixo a noção voyeurística de inovação!

1.4. Não existem pessoas especiais

1.5. Cada empresa tem que construir suas próprias histórias de inovação

1.6. A ferramenta básica é a empresa em si

1.7. Dinheiro (que sobra) é a métrica que indica se você está ou não gerando valor

1.8. Há duas coisas a fazer se você quer ficar vivo

1.9. O que significa ser sustentável mesmo?

1. 10. O princípio da simetria

2. O que é INNOVATRIX

2.1. A caixa de ferramentas da inovação

2.2. INNOVATRIX - a ciência das circunstâncias

2.3. Para cada atividade uma ferramenta

2.4. O método para inovar

2.5. Mais exemplos

2.5.1. Depois de um "caixote", uma grande corporação

2.5.2. GE de Jack Welch

2.5.3. IMB de Lou Gerstner

2.5.4. Reinventando a NOKIA

2.5.5. Afogado no Oceano Azul

3. Pense sistematicamente e crie suaas próprias inovações

3.1. Copie este template

3.2. Aprenda com o exemplo do iPod o que é um modelo de negócio

3.3. Guarde isso

4. Não se afogue no Oceano Azul

4.1. Crie seu próprio Wallmart

4.2 Crie sua DELL

4.3. Crie sua CEMEX

4.4. Crie seu Google

4.5. Crie sua South West Airlines

4.6. Crie sua própria Zara

4.7 Crie sua Benetton

4.8. No Brasil, crie sua Casas Bahia

4.9. Crie sua Boeing

4.10. Crie sua Federal Express - troque massa por informação

4.11. Crie sua própria Mayo Clinic

4.12. Crie seu Tata Nano separando as partes do todo

4.13. Quatro graus de separação

4.14. Vai convergir mesmo?

5. Fazendo na prática

5.1. Como é que faz mesmo?

5.2. Empresas produzem dinheiro novo eliminando conflitos / contradições

5.3. A matriz de conflitos em negócios

5.4. Um conflito na fábrica

5.5. Uma contradição na Benetton

5.6. Quero minha cerveja

5.7. Tudo junto agora!

Anexo

Agradeciementos

 

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MUNDO DIGITAL

Neste livro, os autores de Inovação Reversa, O outro lado da inovação e Os 10 mandamentos da inovação estratégica, todos publicados pela editora Elsevier e que frequentemente aparecem entre os mais vendidos da lista do The New York Times, trazem mais de uma década de pesquisas em uma obra objetiva, prática e que estimula a ação. Todas as empresas, sejam elas pequenas ou globalizadas, precisam inovar para sobreviver. A inovação, contudo, muitas vezes falha na fase da ideia, porque as empresas estão focadas cegamente no desempenho eficiente e não são capazes ou não estão dispostas a destinar recursos às novas ideias.

 


A Estratégia das Três Caixas, novo título do ”guru” dos grandes CEOs mundiais, Vijay Govindarajan, apresenta o modelo que faltava para os gestores que querem vencer o difícil desafio de gerenciar a empresa de hoje e criar a de amanhã ao mesmo tempo, e que precisam resolver o mais espinhoso dos problemas: o de abrir mão dos valores de ontem – aqueles que nos mantêm reféns do passado. Este livro ensina, passo a passo e com base em casos reais, a lidar com as três caixas, detalhando as abordagens de liderança, as habilidades, as métricas, os métodos e as mentalidades necessários para isso. Mais importante: a solução, muito simples e altamente testada e aprovada, serve para empresas de todos os setores e portes, de economias emergentes e desenvolvidas, com e sem fins lucrativos, e ainda pode ser adaptada para planos de carreira de pessoas físicas. O livro é muito didático: repassa as principais lições no final de cada capítulo e compartilha ferramentas que facilitam a aplicação do modelo.

 


Este livro traz uma abordagem atual e estruturada da inovação e como esta se relaciona com a estratégia, a gestão e a cultura. Muitas pessoas ainda têm a visão do inventor solitário, gerando ideias do nada. Essa é uma visão romântica, uma verdadeira ficção nos dias de hoje. É necessário esquecer a teoria do “Grande Homem”, o qual é representado pelo chefe da área de pesquisa e desenvolvimento, que é considerado o único responsável pela inovação na empresa. A inovação é, na sua essência, uma atividade de grupo. Atualmente, a vantagem competitiva é percebida como uma capacidade dinâmica da empresa, isto é, a capacidade de a empresa inovar, aprender e continuamente se reposicionar no mercado de uma maneira mais efetiva que as suas concorrentes. A questão, agora, é como ser inovador de forma regular e consistente. A empresa deve criar valor continuamente de maneira mais barata e mais rápida que a concorrência. É a chamada inovação contínua. O resultado da inovação não é fruto do acaso. A definição da estrutura e do processo de inovação de uma empresa é uma definição estratégica que irá influenciar fortemente o seu futuro, ou seja, a maneira como uma empresa inova determina onde ela inova.

 



Best-seller do New York Times Uma incrível jornada pela história da inovação ao longo dos séculos por um dos mais influentes pensadores da tecnologia Refrigeração, relógios, lentes, água potável, gravação de som e luz artificial - elementos fundamentais de nossa vida diária - são esquadrinhados de forma totalmente original, desde sua remota criação por inventores diletantes, amadores e empreendedores visionários, aos efeitos e evoluções que desencadearam. Entre surpreendentes casos de genialidades acidentais e equívocos brilhantes - como o do editor francês que inventou o fonógrafo antes de Edison, mas se esqueceu de incluir a reprodução; ou do visionário que ganhou uma fortuna transportando água congelada de um lago de Boston para o Caribe -, Steven Johnson deixa claro mais uma vez por que é um dos escritores de não ficção mais admirados no mundo todo.

 

Fenômeno global que já vendeu 3,5 milhões de cópias e publicado em um recorde de 43 idiomas, “Estratégia do Oceano Azul” é um best-seller nos cinco continentes. Atualizada e ampliada, esta é uma obra de referência para organizações e indústrias em todo o mundo, pois desafia tudo o que se entendia sobre os requisitos para o sucesso estratégico. Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, com a criação de novos espaços (Oceano Azul) e separação da concorrência, que é entendida como um sangrento oceano vermelho de rivais. Com base em estudo de 150 movimentos estratégicos, os autores mostram que ao criar novos nichos de mercado e fazendo da concorrência um fator irrelevante, as empresas encontram um outro caminho para o crescimento. Esta é uma obra que apresenta uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descreve princípios e ferramentas que qualquer organização poderá usar para criar e capturar os seus próprios "Oceanos Azuis".

 


Este livro está repleto de exemplos reais e inspiradores de como líderes em diversos setores e organizações deixaram oceanos vermelhos de competição acirrada e passaram para amplos oceanos azuis em novos mercados aplicando o processo e as ferramentas apresentados aqui. Os autores mostram, passo a passo, como construir a confiança em sua equipe para alcançar e aproveitar o novo crescimento. Você vai aprender:
- POR QUE o foco nos concorrentes pode fazer sua empresa perder grandes oportunidades de crescimento e COMO expandir seu pensamento estratégico para além da concorrência;
- POR QUE considerar a destruição e a disrupção criativas como fontes de inovação é um pensamento limitado e COMO você pode crescer por meio da criação não disruptiva;
- DE QUE MODO qualquer pessoa em qualquer tipo de organização – e não apenas os empreendedores – é capaz de fazer a transição do oceano vermelho para o azul com o processo sistemático de cinco passos descrito neste livro;
- POR QUE a confiança das pessoas é fundamental para criar e executar sua estratégia de desenvolvimento e COMO conquistá-la;
- POR QUE você não deve basear seu crescimento nas condições e no ambiente já existentes de seu setor e COMO moldá-los a seu favor para alcançar novos patamares.

 



O pai do marketing explica tudo o que você precisa saber sobre inovação. Muito do que se publicou sobre inovação esteve relacionado com produtos ou tecnologias, ou tratava de proposições teóricas sem relacioná-las à atividade prática. “A Bíblia da inovação” foi desenvolvida com o propósito de unificar todas as teorias contemporâneas e suas práticas com foco na reinvenção dos processos e na criação de mercados inteiramente novos, que atendam as necessidades dos clientes inexplorados. Os autores desenvolveram um caminho inédito de gestão em que uma área da empresa dispara o processo da cultura criativa e promove toda a cadeia da inovação. Kotler e Trías de Bes demonstram desde como atender a todos os clientes de uma empresa a selecionar e executar as ideias que promovem resultados e como trazê-las para o mercado em tempo recorde.

 


No mercado saturado de hoje, as empresas não têm outra opção: precisam inovar. Seja por meio de invenções, novos serviços ou simplesmente pela reformulação de produtos já existentes, a inovação é um imperativo para a sobrevivência e o crescimento. Em Inovação e Empreendedorismo, John Bessant e Joe Tidd explicam de modo didático a relevância da inovação e do empreendedorismo hoje. Repleto de exemplos de boas e nem tão boas práticas, é uma obra essencial para qualquer estudante ou empreendedor interessado no tema.

 

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