Esta obra almeja promover uma investigação sobre o conceito de Barroco, através de um recorte teórico seguro e uma análise crítica que deve avaliar os princípios do espírito barroco que, segundo o autor, privilegiava o culto à imagem acima de tudo. O apelo ao visual acabaria corroborando o afastamento da cultura barroca em relação aos dados da ciência, às verdades do universo e o distanciamento de sua poética frente à própria natureza...[+]
O que esse trabalho pretende é mostrar os elementos da arte barroca por meio da análise dos quadros de Rembrandt que fazem uso das temáticas bíblicas...[+]
O Maneiri smo (segunda metade do século XVI) e o Barroco (século XVII e primeira metade do XVIII) foram duas expressões de reação ao Renascimento. Ambos rejeitam a simetria rigorosa da arte renascentista e o equilíbrio expressivo dos seus personagens. Também se distanciam da exatidão anatômica para privilegiar a tensão promovida pela atmosfera mental das cenas....[+]
A finalidade do presente livro é estudar a arte do Ocidente nos séculos XVII e XVIII. Essa arte é conhecida pelo nome genérico de 'arte barroca', embora inclua expressões do classicismo lado a lado com as do barroquismo. O 'estilo barroco' aplica-se mais especificamente à arte seiscentista, e o termo 'rococó', à setecentista...[+]
O livro revela uma apreensão do 'espírito' arrebatador que invadiu o mundo ocidental durante quase duzentos anos, dando uma contribuição para as discussões sobre a arquitetura e o espaço urbano desse momento da história da arte, tão significativo para a formação da cultura brasileira, e particularmente, para a construção da identidade baiana. O resultado final do estudo ambiciona alcançar um juízo próprio sobre o arcabouço conceitual exposto na poética barroca, uma ação crítica só possível através do reconhecimento e da apreciação pessoal de muitas das mais importantes manifestações barrocas na arquitetura e no espaço urbano do Seicento e do Settecento. Neste sentido, tanto a releitura crítica dos textos escolhidos, como a experiência pessoal de apreensão in loco dos monumentos e das cidades, apresentam-se como fatores de primeira ordem, constituindo as ações que mais contribuirão para a elaboração do estudo...[+]
A cultura barroca sempre foi o estilo quer melhor representou a arquitetura religiosa em todo o mundo, tendo sido trazida pelos colonizadores e pelos jesuítas durante a colonização, no Brasil ela também representou o auge da arquitetura religiosa. O que mais impressiona em um templo de estilo Barroco é a magnitude da construção, a grandeza obtida através das curvas. A Igreja de Santo Antonio possui esta magnitude e foi ela que nos levou a escol her monumento e não outro para a execução desse trabalho. Este trabalho tem por objetivo apresentar um pouco da cultura Barroca produzida no século XVIII no Rio Grande do Norte, à época, Capitania do Rio Grande...[+]
Expressão maior da reflexão crítica brasileira, Lourival Gomes Machado apresenta, aqui, um dos melhores e mais conceituados painéis da mais característica manifestação brasileira no campo das artes, desde o Descobrimento, procedendo a uma verdadeira 'reconquista' de sua atualidade artística e poder de atuação cultural...[+]
O livro faz uma viagem cultural a um grande patrimônio histórico. Quase um glossário, que pincela os detalhes do Barroco. Leva o leitor a descobrir as influências do passado na atualidade, a entender que a arte reflete a cultura de uma época ou de um lugar...[+]
Marilyn Diggs focaliza em Arte barroca brasileira para crianças, o movimento estético que predominou nas artes plásticas brasileiras do século XVII ao final do século XVIII e as influências que perduram na arte até hoje. Amplamente ilustrada e usando uma linguagem simples, esta obra proporciona uma atraente abordagem da arte colonial...[+]
Numa interpretação dos múltiplos aspectos que se conjugam estética e historicamente no fenômeno do barroco e sobretudo de sua manifestação brasileira, este livro procura não só especificar o papel do barroco na formação da singularidade nacional, como iluminar criticamente a faixa na aldeia de McLuhan e, a partir daí, aferir a dimensão da presença do homem na galáxia da modernidade. Neste primeiro volume reúnem-se estudos de abrangência mais universal e teórica, em que o autor logra decantar, sob clarificadora amostragem, a perplexidade e inerência lúdica do discurso barroco em autores-paradigmas, bem como da festa profana ou votiva do período...[+]
Um resumo em slides sobre o barroco...[+]
O que é o Barroco? Um universo onde todos componentes se interagem atingindo variedade e unidade indivisível. Nele as diferentes disciplinas artísticas atuam de forma integrada capazes de suscitar profundas emoções no observador, mobilizando recursos cenográficos, com vistas a atingir clima triunfante ou dramático. Na arquitetura, onde indiscriminadamente são acolhidas as demais artes, as formas adquirem linguagem própria, movimentando-se e assimilando variadas formas de expressão - colunas torsas, ornatos, formas tomadas à natureza ou a pintura ilusionística capaz de romper a limitação da cobertura e induzir o observador a ingressar nas alturas celestes. Objetiva o presente livro, produto de circunstanciado trabalho de pesquisa, oferecer ao leitor a oportunidade de ingressar e usufruir da riqueza desse universo com suas emoções e sua capacidade de surpreender e despertar inquietações. Estudo do ambiente humano construído e seus equipamentos enquanto produção histórico-social em que se conjugam trabalho, arte e técnica. Sem o passado, não haveria o presente e sem este, não haveria o futuro. Nós vivemos o presente em permanente mutação. Somos testemunhas da história. Ter sido é uma condição para ser...[+]
Na conferência de abertura do “Congresso do Barroco no Brasil – Ar- quitetura e Artes Plásticas”, realizado em Ouro Preto, em 1981, Afonso Ávila reconhecia o barroco brasileiro como um “vínculo de civilização que nos irmana aos povos do Ocidente”. Com isso, atualizava as concepções que fundamentaram as práticas de preservação cultural do Brasil, comparando Aleijadinho e Oscar Niemeyer – Ouro Preto e Brasília – como “algumas das grandes pontes que, ligando passado e presente, igualmente comuni- cam ao mundo, sem perda da individualidade nacional, uma perene uni- versalidade de nossa arte, de nossa cultura.”...[+]
Obra composta por um caderno de desenhos realizados por José Maria Plaza Escrivá, que percorreu o itinerário barroco de Recife desenhando 'in situ' os monumentos Patrimônios da Humanidade. A obra é composta por 12 lâminas de desenhos feitos a bico de pena, além de considerações históricas...[+]
Neste livro ilustrado, Mozart Alberto Bonazzi Da Costa apresenta exemplares do barroco em terras brasileiras, mostrando segredos e analisando aspectos históricos, estéticos e simbólicos. O autor analisa primeiramente as características técnicas da talha, seus materiais, as técnicas e instrumental utilizados e os diferentes estilos. A seguir estuda a Igreja - a nave central, os púlpitos, a capela-mor etc. - e o repertório ornamental....[+]
Esta obra contém mais de 360 fotografias que levam o leitor a um passeio pelas diversas igrejas do Brasil...[+]
Esta obra dá continuidade à missão de divulgação da arte brasileira colonial, após o lançamento de 'Barroco memória viva - arte sacra colonial'. Com este livro, o autor pretende resgatar a memória das igrejas coloniais paulistas que, pesquisadas e estudadas em suas regiões, estão reunidas neste livro em um recorte muito próprio do especialista. 'Igrejas Paulistas - Barroco a rococó' resgata uma dívida de beleza, história e autenticidade, missão que retomará pesquisas e lançará novos olhares à arte paulista...[+]
Helmut Hatzfeld é não só um dos mais renomados pesquisadores no campo da Filologia Românica como um dos principais responsáveis pelo movimento da crítica que questionou e mudou o conceito de Barroco, promovendo uma revisão profunda na interpretação de suas manifestações artísticas e literárias. 'Estudos sobre o Barroco' faz um exame profundo das teorias sobre o fenômeno do Barroco, analisa seus problemas particulares e expõe o papel da Espanha na difusão do movimento e do estilo em questão. Trata-se de um livro indispensável à compreensão da criação literária e artística sob o signo do Barroco...[+]
Para quem, longe do olhar do crítico ou do historiador da arte, se cerca do fenômeno artístico no interior da história da cultura no Brasil, mais do que como um estilo de arte, o barroco se impõe como um fato de civilização ...[+]
Com uma linguagem simples e quase didática, sem que isso lhe tire o sabor do estilo, o poeta Affonso Romano de Sant’Anna apresenta um fascinante estudo em 'Barroco - do quadrado à elipse'. O autor, para explicar o tema central do livro a metamorfose do quadrado renascentista na elipse barroca utiliza-se de inúmeros e criativos exemplos arquitetônicos, pictóricos, musicais e literários, que conferem à obra um caráter enciclopédico que, longe de afastar o leitor, o coloca mais próximo do assunto estudado. Desde as primeiras linhas, o livro é original. Estamos em Roma, passeando em seus palácios e monumentos, como por exemplo a igreja Gesù, construída para os jesuítas entre 1568-1584 por Vignola e Della Porta. De repente, num jogo de fuga e contraponto, nos vemos nos confins de Minas Gerais, apreciando as fachadas desenhadas por Aleijadinho...[+]
Em artigos anteriores, tomei como objeto de estudo a antiga igreja dos Jesuítas, atual Catedral de Salvador: tanto a sua arquitetura - realizada entre 1657 e 1672 e um extraordinário exemplo do maneirismo luso-brasileiro 1 (FIG. 1) - , quanto as obras de ornamentação (FIG. 2), cujas obras se prolongaram até meados do século XVIII, evidenciando a passagem do maneirismo para o barroco, tratando especial - mente da pintura...[+]
Poucas vezes um livro sobre arte conseguiu chegar em um equilíbrio tão harmonioso entre clareza narrativa, simplicidade e erudição. Neste segundo volume da coleção Roteiros visuais no Brasil, Alberto Martins e Glória Kok fazem uma instigante incursão pelo período barroco, guiando o leitor desde os primórdios do movimento até a sua consolidação como identidade nacional. Ainda que instintivamente, todos conhecem a arte barroca, seja pelo legado das cidades históricas como Tiradentes ou Ouro Preto, seja pela figura do mestre Aleijadinho e suas igrejas, ou ainda pelos versos ácidos de Gregório de Matos, o Boca do Inferno, que disparavam críticas contra todas as classes sociais. Se a arte é em grande medida feita de forma, luz e movimento, entender o barroco é saber como os artistas se apropriaram dessas ferramentas para criar a sua identidade. E explicar esses conceitos abstratos com clareza, além de contemplar os principais artistas e diversas regiões do país, faz deste Nos caminhos do barroco um livro essencial para os que querem conhecer um período importante da história da arte no Brasil...[+]
Quando se analisa o Barroco é necessário estabelecer duas visões distintas. A primeira, é histórica e estética e atrela - o a um estilo artístico dos séculos XVII e XVIII, a um objeto histórico. A segunda visão é mais ampla, compreende um fenômeno de expressão estética, cuja s características se reapresentam, por exemplo, na retomada daquele Barroco anterior, mas traduzido no P ós - modernismo. É neste plano, através de uma análise sincrônica, que ele se torna uma tendência atemporal, uma constante, a constante da vertigem. Tendo como base esta hipótese, nesta análise será investigada esta relação, para que se possa compreender com o o imaginário Barroco, diferente do que se pensa, permanece como influência direta da expressão no Pós - modernismo. Palavras - Chave: Barroco, Pós - modernismo, Constante, Estética...[+]
O barroco e o rococó são estilos diferenciados que o Brasil conserva um magnífico patrimônio. A importância desses estilos está na percepção e compreensão de edificações feitas no Brasil colonial. O livro apresenta os estilo em estados brasileiros e oferece uma excelente contextualização deles na Europa...[+]
Esta obra apresenta uma demonstração do Barroco em vários lugares, com textos e fotografias. O livro constitui instrumento de pesquisa histórica, além de testemunho dos vínculos culturais entre Portugal e Brasil...[+]
odo debate sobre a modernidade na América Latina que não inclua o barroco é parcial e incompleto, sustenta Irlemar Chiampi. Ensaísta e professora de letras que, desde O Realismo Maravilhoso, vem se notabilizando pela qualidade e pela pertinência de suas intervenções críticas sobre a individualidade estética da criação literária latino- americana, reuniu ela, nesse seu livro da Editora Perspectiva (coleção Estudos), dez trabalhos nos quais procura articular a noção de barroco como carrefour estético e cultural que originou o moderno e o que dali em diante começamos a chamar de “literatura”. Encruzilhada de culturas, mitos, línguas, tradições e estéticas, a América mostrou ser não só um espaço privilegiado para a apropriação colonial do barroco, como para as reciclagens pós-modernas daquela “arte da contra- conquista”, na qual Lezama Lima tão bem situou a fundação do autêntico devir americano...[+]
Acredito, como Alan Boase, 1 que é inútil fazer mais uma vez a etimologia do termo “barroco” para buscar definições mais precisas dele na uerruca da História Natural de Plínio, no silogismo escolástico e na pérola irregular. Fazê-lo lembra o trabalho de colecionar borboletas em gavetas previamente classificadas, como ocorre nos usos dedutivos e a-críticos da noção estilística de “barroco” para classificar e unificar as representações 2 luso...[+]
A pesquisa trata do Barroco Mineiro, proporcionando um panorama acerca de seu aspecto histórico e cultural. Destaca-se a utilização de matérias-pri mas locais na confecção das obras e, ainda, o emprego do ouro na decoração, o que lhe confer iu características próprias e reconhecimento internacional de artistas co mo Aleijadinho e Mestre Ataíde, dentre outros. A pesquisa ressalta a importância da pres ervação de nossos bens históricos e culturais e as instituições governam entais voltadas à defesa do patrimônio nacional, incluindo a legislação relativa ao tema...[+]
A autora, Nereide Schilaro Santa Rosa, escreve especialmente para o público infanto-juvenil sobre os fatos mais marcantes da arte brasileira, e assim mostra, em linguagem clara, a evolução da cultura artística no país. Na coleção, editada em seis volumes, apresenta a obra dos artistas viajantes pelo Brasil entre os séculos XVII e XIX. A Academia Imperial de Belas Artes e os maiores artistas do século XIX; o Modermismo e o nascimento de um movimento genuinamente brasileiro; a grandeza do Abstracionismo; o requinte da arte barroca em nosso país e a importância da arte popular brasileira para o conhecimento da nossa cultura. Este volume trata de Relevos e Curvas - O Barroco no Brasil nos séculos XVII a XIX...[+]
Este artigo propõe desenvolver uma reavaliação crítica da visão sobre a arquitetura colonial, centrada na obra de dois de seus principais interlocu- tores: Lúcio Costa e Paulo Santos. Apesar de ambos terem sido pioneiros no que se refere a uma análise consistente do legado arquitetônico luso- brasileiro, o discurso elaborado sempre esteve “recheado” de um grave dog- matismo modernista que compromete, na maioria das vezes, o julgamento crítico perseguido. Por outro lado, essa filiação incondicional ao movi- mento moderno oferece um interessante panorama do processo de apro- priação da história da arquitetura brasileira proferida pela vanguarda cari- oca em prol da legitimação dos cânones do racionalismo arquitetônico do início do século...[+]
Este livro traz aproximadamente 800 ilustrações, retratando de forma excepcional a arte no período Barroco...[+]
De forma surpreendente e inédita, esta obra analisa os 37 painéis de azulejos do claustro da Igreja de São Francisco da Bahia, e, assim, preenche a lacuna existente na vasta bibliografia a respeito da azulejaria portuguesa no Brasil. Os enigmáticos painéis com temas mitológicos e herméticos seduzem pela plasticidade barroca e pelos segredos neles contidos – que agora são revelados. O leitor é conduzido por meio dos mistérios da criação das cenas “traduzidas” por Otto van Veen. O método iconográfico de Erwin Panofsky auxilia na interpretação desse presente de D. João V aos franciscanos baianos. O ocultamento da verdade aguça o esclarecimento daquele período interpolado pelos poderes da Igreja, do Estado e dos filósofos na busca de conjugação entre paganismo, cristianismo e hermetismo...[+]
Quem foi e como viveu o homem que ficou conhecido como Aleijadinho? Por que recebeu este apelido? Era mesmo deficiente? Sob que condições realizou sua obra? Apoiou a Inconfidência Mineira? Foi maçom? Casou-se? Deixou descendentes? Este livro convida os leitores a descobrir as respostas viajando através da história, da arte e da da cultura brasileiras...[+]
Passados quatro anos da primeira edição, Imprensa Oficial volta a co-editar com a editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) a obra Arte Sacra Colonial, que publica textos e imagens do barroco brasileiro, como movimento artístico e cultural. A obra Arte Sacra Colonial teve sua primeira edição esgotada por se tratar de um livro que é referência para o estudo do Barroco e tem a sua demanda requisitada não só por pesquisadores brasileiros como por universidades internacionais. Organizado pelo pesquisador e professor, Percival Tirapeli, Arte Sacra Colonial reúne textos de alunos, professores, pesquisadores e funcionários da Universidade Estadual Paulista que buscaram privilegiar o estudo sobre a arte colonial no Estado de São Paulo mas, também, incursões pelos Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tópicos como Arquitetura e Urbanismo, Ornamentação, Literatura e Música completam a obra...[+]
O livro mostra que, apesar das divergências entre Arte Clássica e Barroco, estas duas tendências manifestam a mesma vontade ostensiva de representação, quer se trate de glorificar o poder do soberano ou o poder da Igreja. Apresenta, ainda, a mutação que se inicia após a morte do rei Luís XIV. A obra conclui com a reação neoclássica e o regresso ao antigo que marcam a segunda metade do século XVIII...[+]
Esta obra possui o seguinte sumário - Wölfflin - Estrutura e forma na visualidade artística; Prefácio da reedição; Prefácio; Introdução; 1. Importância do Estilo Barroco Italiano; 2. Importância do Estilo Barroco Romano; 3. Localização no Tempo; 4. Os Mestres; 5. Interpretações Contemporânea da Mudança de Estilo. A Denominação 'Barroco'; 6. Atitude Face à Antiguidade. Consciência do Próprio Valor; 7. Bibliografia; Primeira Parte - A natureza da transformação estilística - 1. O Estilo Pictórico; 1. Conceito do 'Estilo Pictórico' em Geral; 2. O Estilo Pictórico na Pintura; 3. a) Linhas e Massas (Luz e Sombra); Superfície e Espaço; 4. b) O Estilo Livre; 5. c) O Infinito e o Insondável; 6. Oposição entre o Pictórico e a Cor; 7. O Estilo Pictórico nas Artes Plásticas; 8. Aplicação ao Estilo Barroco; 2. O Grande Estilo; 1. Impressão Geral da Renascença e do Barroco; 2. O Grande Estilo. As Dimensões Aumentam até o Colossal; 3. Simplificação e Homogeneização da Composição; 3. Efeitos de Massa; 1. O Aumento da Massa Acentuando o Peso até a Abolição da Forma...[+]
Não podemos negar que vivemos uma época marcada por contrastes. Oscilamos, diuturnamente, entre o êxtase e a depressão, entre a miséria e o fausto, entre o avanço técnico e a barbárie. Esquecemo-nos, contudo, de que essa ambivalência não é característica apenas de nossos tempos. Na verdade, em diferentes momentos históricos o tecido da estrutura social se viu retesado por essas contradições e, em inúmeras vezes, sua trama cedeu aos rompantes ocasionados por esse embate...[+]
Esta obra pretende apresentar um estudo sobre o Barroco na Espanha. O livro busca colocar em pauta a problemática do barroco sob a perspectiva de uma reflexão sociológica, política e histórica, situando-a em relação à Renascença e sua 'criação' no seio da cultura espanhola. Para o autor, a cultura do Barroco aparece como a resposta dada pelos grupos ativos de uma sociedade que entrou em crise, em relação com as graves flutuações na economia do século XVII. 'A cultura do barroco' visa também dedicar atenção à reconstrução do modelo de pensamento e percepção proporcionado pelos pressupostos da comunicação artística e literária, apresentando o Barroco como autêntica estrutura histórica ...[+]
Uma coleção que permite aos apreciadores da arte adquirir rapidamente o conhecimento necessário para identificar, compreender e apreciar os diferentes estilos e as diferentes correntes artísticas em pintura, escultura e arquitetura...[+]
Conteúdo sobre o Barroco: artigos (download gratuito), publicações (livros), e-books gratuitos, sites, vídeos, clipping de notícias.
Veja também: