Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Analista Junguiana pelo Instituto Junguiano de São Paulo, da Associação Junguiana do Brasil.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da consciência coletiva ao longo de três períodos da História da Arte na Europa: Idade Média, Renascimento e Maneirismo. Essa análise foi feita a partir da observação das representações do corpo nas pinturas desses períodos. As obras de arte ao longo da Idade Média, do Renascimento e do Maneirismo apresentam características bem definidas, que serão abordadas sob a teoria da psicologia analítica. Para tanto, foi realizada uma revisão dos três períodos históricos descrevendo suas características sociais e artísticas, além das possíveis influências que a arte sofreu dos complexos culturais de cada período, relacionando-as às características da consciência coletiva e da sombra coletiva. Palavras-chave: Psicologia Analítica, Arte, Idade Média, Renascimento, Maneirismo ...[+]
Os renascentistas norte-europeus e seus sucessores, os maneiristas, somaram intensidade emocional ao preciosismo das escolas anteriores. Reunindo técnicas e obras de mais de 70 artistas que criaram novos gêneros de pinturas, entre eles Van Eyck, Bosch e Dürer, este volume apresenta também a produção de outros continentes no mesmo período, como a arte da dinastia Ming, na China, as pinturas e cerâmicas japonesas e as expressões incas e astecas...[+]
Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600. Este livro oferece os mais importantes trabalhos deste estilo de arte...[+]
As origens da arte moderna ligam-se inequivocamente à revolução descrita por Arnold Hauser em seu livro essencial para a avaliação da amplitude deste movimento. Expressionismo, Surrealismo e Arte Abstrata, entre outras correntes, prepararam retrospectivamente uma nova compreensão do Maneirismo. E a revalorização daí decorrente importou em uma guinada ainda mais violenta no rumo da história das idéias do que a provocada pela convulsão do quadro renascentista, em cujas fendas floresceu a visão maneirista. Tratando do problema em todas as suas variações históricas e temáticas, sem omitir qualquer das áreas onde o fenômeno se apresentou. Arnold Hauser, como sempre em suas obras, não se restringe à história da arte...[+]
Existem dois Maneirismos. Um, o Maneirismo histórico , estilo da História da Arte que se sucede ao Renascimen - to clássico e se afirma no conturbado século XVI, respondendo à crise generalizada de valores do seu tempo preciso. O outro, o Maneirismo trans-histórico , tendência de rebelião conceptual de formas e ideias, profundamente anti-académica, de cujos valores os artistas de Novecentos, e alguns do nosso nóvel século, se apropriam em termos de exaltante resposta aos academismos e às verdades absolutas...[+]
Maneirismo ou Maniera (em italiano) significa “ Maneira” Desenvolveuse principalmente em Roma, entre 1520 até aproximadamente 1610. Movimento de corre paralelamente ao Renascimento Clássico, Artística e conscientemente afastado do modelo da antiguidade clássica....[+]
O Maneiri smo (segunda metade do século XVI) e o Barroco (século XVII e primeira metade do XVIII) foram duas expressões de reação ao Renascimento. Ambos rejeitam a simetria rigorosa da arte renascentista e o equilíbrio expressivo dos seus personagens. Também se distanciam da exatidão anatômica para privilegiar a tensão promovida pela atmosfera mental das cenas....[+]
A leitura da obra de Arnold Hauser, particular mente de seu livro Der Manierismus , de 1964, ao voltar - se para a história da literatura espanhola, nos permitiu superar as habituais catalogações embas adas apenas na cronologia, que predom inam nos manuais dessa especialidade. Hauser chama de “Maneirismo” a crise da Renascença e distingue esse movimento dos Barrocos europeus. Alguns autores e obras espanholas dos séculos XVI e XVII, graças ao seu perspectivismo, à presença do paradoxo, à sua construção cerebral, à descoberta do leitor moderno, à sua autonomia como obras literárias, à superação dos gêneros clássicos, ao uso do diálogo, etc., respondem às características desse Maneirismo e, assim sendo, podem ser lidas como fundamentos da Moder nidade literária...[+]
O tema do labirinto remonta às antigas civilizações. No presente título, o labirinto como imagem do mundo vem a ser a representação básica para o entendimento da arte maneirista de ontem e de hoje, em suas manifestações menos e mais estritas. Desdobra-se em várias qualificações: é o tortuoso, o intrincado, o difícil, o exótico, o surpreendente, o bizarro, o horripilante; é ainda reflexo rebatido ao infinito, jogo de espelhos, vórtice. Gustav René Hocke, Doutor em Filosofia, com várias obras publicadas, serve-se, para sua análise, da exemplificação minuciosa e da ilustração abundante, que vai do “Auto-Retrato diante do Espelho Convexo”, do ano de 1523, de Francesco Mazzola, ao “Infinito” de Paul Klee, a Dali, Picasso e outros. Assim, em um trabalho de levantamento, interpretação e rara capacidade de síntese, o autor situa o homem moderno a partir da tonalidade estilística, da forma de expressão e das bases culturais da figuração maneirista no curso do tempo...[+]
'Estudos Sobre o Maneirismo' reúne todos os artigos publicados e o conjunto de textos inéditos passíveis de publicação que J. H. Pais da Silva escreveu, entre 1955 e os anos próximos do seu falecimento, sobre o sector de estudos da história da arte em que se tornou reconhecida autoridade, dentro e fora do país...[+]
C ada grupo deverá escolher uma edificação e uma obra de arte (pintura/ escultura/ teatro/ literatura) inserida no período correspondente ao Renascimento e Maneirismo e apresentar em forma de seminário, em prancha(tamanho A1) e documento textual(de no máximo 5 páginas)...[+]
Tem um perfil de difícil definição, mas em linhas g erais caracterizou-se: -pela deliberada sofisticação intelectualista ; -pela valorização da originalidade e das interpretações individuais; -pelo dinamismo e complexidade de suas formas e -pelo artificialismo no tratamento dos seus temas, a fim de se conseguir maior emoção, elegância, poder ou tensão...[+]
O pavilhão Carlos Ramos, dc Álvaro Siza Vieira. ocupa uma posição...[+]
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