Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


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O CORPO NA OBRA DE ARTE: IDADE MÉDIA, RENASCIMENTO E MANEIRISMO

Paula Serafim Daré
Instituto Junguiano de São Paulo
2015

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Analista Junguiana pelo Instituto Junguiano de São Paulo, da Associação Junguiana do Brasil.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da consciência coletiva ao longo de três períodos da História da Arte na Europa: Idade Média, Renascimento e Maneirismo. Essa análise foi feita a partir da observação das representações do corpo nas pinturas desses períodos. As obras de arte ao longo da Idade Média, do Renascimento e do Maneirismo apresentam características bem definidas, que serão abordadas sob a teoria da psicologia analítica. Para tanto, foi realizada uma revisão dos três períodos históricos descrevendo suas características sociais e artísticas, além das possíveis influências que a arte sofreu dos complexos culturais de cada período, relacionando-as às características da consciência coletiva e da sombra coletiva. Palavras-chave: Psicologia Analítica, Arte, Idade Média, Renascimento, Maneirismo ...[+]

 


Arte. 1400-1600 (II). Renascimento Norte-Europeu, Maneirismo, China, Japão, América Central e do Sul

Vário Autores
Publifolha
2012

Os renascentistas norte-europeus e seus sucessores, os maneiristas, somaram intensidade emocional ao preciosismo das escolas anteriores. Reunindo técnicas e obras de mais de 70 artistas que criaram novos gêneros de pinturas, entre eles Van Eyck, Bosch e Dürer, este volume apresenta também a produção de outros continentes no mesmo período, como a arte da dinastia Ming, na China, as pinturas e cerâmicas japonesas e as expressões incas e astecas...[+]

 


MANEIRISMO

Sergi Costa Duran
Scala
2011

Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600. Este livro oferece os mais importantes trabalhos deste estilo de arte...[+]

 


Maneirismo

Arnold Hauser
Perspectiva
2007

As origens da arte moderna ligam-se inequivocamente à revolução descrita por Arnold Hauser em seu livro essencial para a avaliação da amplitude deste movimento. Expressionismo, Surrealismo e Arte Abstrata, entre outras correntes, prepararam retrospectivamente uma nova compreensão do Maneirismo. E a revalorização daí decorrente importou em uma guinada ainda mais violenta no rumo da história das idéias do que a provocada pela convulsão do quadro renascentista, em cujas fendas floresceu a visão maneirista. Tratando do problema em todas as suas variações históricas e temáticas, sem omitir qualquer das áreas onde o fenômeno se apresentou. Arnold Hauser, como sempre em suas obras, não se restringe à história da arte...[+]

Edição usada disponível nos sebos da
Estante Virtual

 


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Variações sobre o Maneirismo - Estudo comparativo entre o Século XVI e o presente. I

Filipe Rocha da Silva
Centro de História da Arte e Investigação Artística Universidade de Évora
2005

Existem dois Maneirismos. Um, o Maneirismo histórico , estilo da História da Arte que se sucede ao Renascimen - to clássico e se afirma no conturbado século XVI, respondendo à crise generalizada de valores do seu tempo preciso. O outro, o Maneirismo trans-histórico , tendência de rebelião conceptual de formas e ideias, profundamente anti-académica, de cujos valores os artistas de Novecentos, e alguns do nosso nóvel século, se apropriam em termos de exaltante resposta aos academismos e às verdades absolutas...[+]

 


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Maneirismo

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

Maneirismo ou Maniera (em italiano) significa “ Maneira” Desenvolveuse principalmente em Roma, entre 1520 até aproximadamente 1610. Movimento de corre paralelamente ao Renascimento Clássico, Artística e conscientemente afastado do modelo da antiguidade clássica....[+]

 

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Maneirismo e Barroco

João Pedro Ricaldes dos Santos
Humanarte
2011

O Maneiri smo (segunda metade do século XVI) e o Barroco (século XVII e primeira metade do XVIII) foram duas expressões de reação ao Renascimento. Ambos rejeitam a simetria rigorosa da arte renascentista e o equilíbrio expressivo dos seus personagens. Também se distanciam da exatidão anatômica para privilegiar a tensão promovida pela atmosfera mental das cenas....[+]

 


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Arnold Hauser e a Literatura Espanhola

Mario M. González
Pandaemonium germanicum
2010

A leitura da obra de Arnold Hauser, particular mente de seu livro Der Manierismus , de 1964, ao voltar - se para a história da literatura espanhola, nos permitiu superar as habituais catalogações embas adas apenas na cronologia, que predom inam nos manuais dessa especialidade. Hauser chama de “Maneirismo” a crise da Renascença e distingue esse movimento dos Barrocos europeus. Alguns autores e obras espanholas dos séculos XVI e XVII, graças ao seu perspectivismo, à presença do paradoxo, à sua construção cerebral, à descoberta do leitor moderno, à sua autonomia como obras literárias, à superação dos gêneros clássicos, ao uso do diálogo, etc., respondem às características desse Maneirismo e, assim sendo, podem ser lidas como fundamentos da Moder nidade literária...[+]

 


Maneirismo. O Mundo Como Labirinto

Gustav R. Hocke
Perspectiva
2005

O tema do labirinto remonta às antigas civilizações. No presente título, o labirinto como imagem do mundo vem a ser a representação básica para o entendimento da arte maneirista de ontem e de hoje, em suas manifestações menos e mais estritas. Desdobra-se em várias qualificações: é o tortuoso, o intrincado, o difícil, o exótico, o surpreendente, o bizarro, o horripilante; é ainda reflexo rebatido ao infinito, jogo de espelhos, vórtice. Gustav René Hocke, Doutor em Filosofia, com várias obras publicadas, serve-se, para sua análise, da exemplificação minuciosa e da ilustração abundante, que vai do “Auto-Retrato diante do Espelho Convexo”, do ano de 1523, de Francesco Mazzola, ao “Infinito” de Paul Klee, a Dali, Picasso e outros. Assim, em um trabalho de levantamento, interpretação e rara capacidade de síntese, o autor situa o homem moderno a partir da tonalidade estilística, da forma de expressão e das bases culturais da figuração maneirista no curso do tempo...[+]

 

ESTUDOS SOBRE O MANEIRISMO

Jorge Henrique Pais da Silva
Estampa
1986

'Estudos Sobre o Maneirismo' reúne todos os artigos publicados e o conjunto de textos inéditos passíveis de publicação que J. H. Pais da Silva escreveu, entre 1955 e os anos próximos do seu falecimento, sobre o sector de estudos da história da arte em que se tornou reconhecida autoridade, dentro e fora do país...[+]

 


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Renascimento e Maneirismo

Raquel Portes
Arquitetura e Urbanismo
CES - Centro de Ensino Superior
Juiz de Fora/MG

C ada grupo deverá escolher uma edificação e uma obra de arte (pintura/ escultura/ teatro/ literatura) inserida no período correspondente ao Renascimento e Maneirismo e apresentar em forma de seminário, em prancha(tamanho A1) e documento textual(de no máximo 5 páginas)...[+]

 


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MANEIRISMO

PUC - Goiás

Tem um perfil de difícil definição, mas em linhas g erais caracterizou-se: -pela deliberada sofisticação intelectualista ; -pela valorização da originalidade e das interpretações individuais; -pelo dinamismo e complexidade de suas formas e -pelo artificialismo no tratamento dos seus temas, a fim de se conseguir maior emoção, elegância, poder ou tensão...[+]

 


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Uma obra-prima do “maneirismo” novecentista português

José César Vasconcelos Quintão
Universidade do Porto

O pavilhão Carlos Ramos, dc Álvaro Siza Vieira. ocupa uma posição...[+]

 

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atualizado em: 7 de abril de 2017

 

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