Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


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Impressionismo e Fotografia: Um diálogo contemporâneo

Lucas Ribeiro Reis
Centro Universitário de Brasília – UNICEUB - FATECS
2015

As relações entre Impressionismo e fotografia começam na origem do movimento francês. Alguns pintores Impressionistas se inspiraram na recém-criação do momento: a fotografia. Utilizaram as primeiras imagens fotográficas como estudos para pinturas, com novos ângulos, agora oblíquos, e a capacidade de decompor o movimento, agora retratado mais fielmente. Alguns desses pintores também foram fotógrafos, como por exemplo Edgar Degas, que fotografava bailarinas para estudar seus movimentos. Assim, tornou-se possível pintar sem que o modelo tivesse de estar presente o tempo todo. A forma de ver o mundo havia mudado. Neste trabalho buscamos como inspiração a estética conseguida por essas técnicas “emprestadas” da fotografia e as utilizamos para aproximá-la da pintura. Retratamos a intimidade do banho de alguns sujeitos da maneira mais natural possível, assemelhando-se assim aos registros fugazes do cotidiano pelo Impressionismo. Como resultado, pretendemos passar a impressão de se ver uma pintura ao observar uma foto. Retomando assim o diálogo entre Impressionismo e fotografia, dessa vez, através das lentes...[+]

 


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A filosofia do Impressionismo

Franco Baptista Sandanello
Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar
2014

Buscando expandir a proposta de análise filosófica de Ferdinand Alquié acerca do projeto estético do Surrealismo, como exposto em Philosophie du surréalisme (1977), a presente comunicação propõe-se a discutir o Impressionismo pictórico e literário enquanto conformação de “une véritable théorie de l’amour, de la vie, de l’imagination, des rapports de l’homme et du monde”. Desta forma, pretende-se esboçar as peculiaridades do Impressionismo na Europa e no Brasil sob o eixo comum da crescente fragmentação do sujeito no final do século XIX, ponto de partida tanto para a dissolução da arte romântica quanto para a reação à arte realista e naturalista. A fim de revisar e possivelmente confirmar as hipóteses de análise levantadas, elencam-se, a seguir, comentários às obras de Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir e Eliseu Visconti, na pintura, e de Marcel Proust, Henry James, Pierre Loti e Domício da Gama, na literatura, nomes significativos da arte europeia e brasileira para a definição de uma possível filosofia do Impressionismo. Neste sentido, além de uma definição ampla, pretende-se apontar, em contrapartida, para uma revisão do Impressionismo enquanto movimento estético cujas nuanças permitem revisar momentos importantes de nossa cultura, e que ainda permanecem em certa nebulosidade e indefinição teórica, como o Pré-modernismo literário brasileiro ...[+]

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IMPRESSIONISMO
PARIS E A MODERNIDADE

Guy Cogeval
Caroline Mathieu
Expomus
2012

'Impressionismo - Paris e a Modernidade' está dividida em sete blocos. Três deles ('Paris é uma Festa', 'A Vida Urbana e Seus Atores' e 'Paris - A Cidade Moderna') buscam enfocar a metrópole na virada do século XIX para o século XX. Os outros quatro ('Fugir da Cidade', 'Convite à Viagem', 'Na Bretanha' e 'A Vida Silenciosa') visam tratar da vida calma no campo...[+]

 


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Impressionismo: 230 anos de luz

Luciene Zanchetta
Ciência e Cultura

Numa tarde fria de abril de 1874, na cidade de Paris de 230 anos atrás, foi organizada no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar uma exposição de jovens pintores preocupados com uma nova forma de expressar a luz em seus quadros. Foi a primeira “Exposição dos Impressionistas”, que iniciou oficialmente o movimento artístico que viria a ser considerado como o de maior influência sobre a arte moderna... [+]

 


IMPRESSIONISMO
2 VOLUMES

Ingo F. Walther
Taschen
2010

Esta monografia recolhe a História de todo o Impressionismo. Traça a história do Impressionismo em França, incluindo não só os trabalhos dos mestres reconhecidos, mas também os artistas tão injustamente esquecidos como Bazille, Caillebotte, Berthe Morisot ou Lucien Pissarro. Estuda também o movimento impressionista que surgiu nos Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Escandinávia, Europa Oriental e de Itália, Espanha, Reino Unido e América do Norte. Inclui dados biográficos de duzentos e trinta e seis artistas, retratos e bibliografias...[+]

 


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O pintor Eliseu Visconti (1866-1944) , o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX

Ana Maria Tavares Cavalcanti
ArtCultura
2005

É necessário discutir a classificação de Eliseu Visconti como o primeiro pintor impressionista brasileiro. Essa visão que se estabeleceu como leitura privilegiada de sua obra foi na verdade construída pela crítica de arte brasileira no correr dos anos 40 e 50 para valorizar a produção do artista face ao abstracionismo vigente. Analisando algumas passagens escolhidas procura-se evidenciar essa construção teórica, deixando espaço aberto para outras interpretações da obra de Visconti....[+]

 


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Impressionismo e Pós-Impressionismo

João Pedro Ricaldes dos Santos
Unipinhal - Curso: Turismo

Nas últimas décadas do século XIX, o impressionismo abala o mundo da arte, alterando para sempre as formas de produção da obra de arte, a crítica e o conceito de beleza. Mas do interior da experiência impressionista surgem três grandes pintores que acabam por rejeitar não só a arte oficial dos Salões parisienses, mas também o próprio impressionismo. Foram Paul Gauguin, Paul Cezanne e Vincent Van Gogh... [+]

 


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Impressionismo

Dominique Lobstein
Tradução de WILLIAM LAGOS
L&PM Pocket

Trecho do livro

...Foi mais precisamente em 1874. Os relacionamentos entre os expositores das manifestações impressionistas e o evento oficial, isto é, o Salão, são muito mais complicados do que se buscou afirmar depois e se inscrevem em um processo histórico de duração muito mais longa. A experiência que nasceu da primeira exposição impressionista de 1874 não era exatamente uma novidade e se inscrevia em uma tendência crescente de contesta- ção da ordem estabelecida. Apesar disso, os artistas das exposições chamadas de “impressionistas” também se deixaram seduzir algumas vezes pelo canto de sereia da organização oficial ...[+]

 

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Impressionismo: práticas e reflexões

CCBB - Educativo
2012

Na Paris moderna nasceu o Realismo, que rompia com a idealização romântica. Esse movimento apresentou novos temas, modos de pintar, destacando as coisas como elas são. A preocupação dos realistas em renovar a Arte foi desdobrada pela geração de pintores seguinte na década de 1860. Eram jovens que buscavam formas de retratar a luz natural e as figuras ao ar livre. Assim nasceu o Impressionismo, um dos movimentos mais conhecidos da história, inaugurando a Arte Moderna...[+]

 


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Impressionismo Paris e a modernidade
Obras-primas. Musée d’Orsay

CCBB Educativo
2012

Um trem está chegando… estamos no século XIX, quando correm nos trilhos as primeiras máquinas a vapor. É o século da Revolução Industrial, da invenção da fotografia, da luz elétrica, do telefone, do cinema... Essas enormes transformações não poderiam deixar de influenciar a Arte. Se até então, os artistas buscavam eternizar situações e personagens considerados nobres, o Impressionismo partiu para a experimentação de uma pintura que captasse as coisas passageiras, a velocidade dos acontecimentos e a vida cotidiana...[+]

 


IMPRESSIONISMO

Dominique Lobstein
L&PM
2010

Inconformados com a recusa de suas obras pelo Salão oficial francês, alguns artistas reuniram suas pinturas no que ficou conhecido como o Salão dos Recusados. Esse caráter de contestação está presente nos primórdios do impressionismo, movimento revolucionário que iniciou a arte moderna e teve como mestres Manet, Degas, Monet e Renoir. Deixando de lado as cenas religiosas e mitológicas, além de outras convenções tradicionais da pintura, o impressionismo deu cor a cenas da vida diária a partir das mudanças de luz e do movimento e influenciou outros gênios, como Toulouse-Lautrec, Gauguin, Cézanne e Van Gogh, a desbravarem novos caminhos para a arte...[+]

 


O IMPRESSIONISMO

Juan J. Blazi
Claridade
2009

Em 'O impressionismo', o artista plástico e professor Juan José Balzi descreve o surgimento deste importante movimento artístico que foi além da pintura e influenciou outras manifestações, como a literatura e a música, marcando definitivamente a história da Arte...[+]

 



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O CONCEITO DE IMITAÇÃO NA PINTURA RENASCENTISTA E IMPRESSIONISTA

Maria Tereza Resende Raposo
Metavnoia
UFSJ
1998/1999

O trabalho pretende discutir o significado e o alcance da ruptura da pintura Impressionista do século XIX com a Renascentista do Quattrocento, em função de seus conceitos de imitação e expressão da realidade e do real; comparar os esquemas de composição, os sistemas de figuração, as expressões plásticas, as representações de espaço e as conquistas de novas técnicas e, finalmente, mostrar que a pintura não é uma representação do real, mas uma expressão da interação mundo-artista. Palavras-Chave: Mimese. Quattrocento. Impressionismo... [+]

 


HISTORIA DO IMPRESSIONISMO

John Rewald
Martins Fontes
1991

Rewald apresenta nesta obra o desenvolvimento simultâneo de vários pintores - seus relacionamentos, rixas e a sua luta comum - como um todo integrado. A História do Impressionismo pode ser lida como uma obra de ficção, em que as declarações dos próprios pintores ilustram a emocionante história de revolta, entusiasmo e conflito que caracterizou o movimento impressionista...[+]

 


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Relações entre arte e ciência e as teorias sobre o impressionismo

Ana Maria Tavares Cavalcanti
Arte e Ciência
EBA - UFRJ

Muitas vezes presenciei o estranhamento que as explicações sobre a objetividade do olhar impressionista e seu caráter “científico” causam no público que se inicia na história da arte. Qualquer um tem dificuldades em aceitar de imediato essas explicações. Afinal, como pode uma pintura tão deliciosa e aprazível ser o resultado de uma investigação puramente científica sobre as cores e a luz? É possível ver A pega de Monet (1869) ou O baile no Moulin de la Galette de Renoir (1876) sem se deixar levar por sentimentos subjetivos de tristeza ou alegria? E se a única motivação dos jovens impressionistas era registrar os efeitos da luz solar, por que em tantos quadros retrataram os divertimentos da burguesia? ...[+]

 

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O RETRATO DA MODA PELO IMPRESSIONISMO

Karen Gonçalves Alhanati
UFF
2013

Monografia de conclusão de curso apresentada ao Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Produção Cultural. Orientador: Professor Doutor Ítalo Bruno Alves

Monografia de conclusão de curso apresentada ao Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Produção Cultural. Orientador: Professor Doutor Ítalo Bruno Alves...[+]

 


Arte - 1800-1900 - Impressionismo, Simbolismo e Art Nouveau, Arte Escandinava

Dorling Kindersley 
Publifolha
2013

Um dos mais influentes estilos artísticos, o Impressionismo surgiu na França e originou obras-primas como O lago das ninfeias, de Monet, Almoço dos remadores, de Renoir, Pequena bailarina de catorze anos, de Degas, e O pensador, de Rodin. Além dessas obras, este volume analisa pinturas do Pós- Impressionismo, como as de Van Gogh, Gauguin e Cézanne, dos Nabis, do Simbolismo e do Art Nouveau, além do trabalho em esculturas e da arte da Escandinávia, da África e da Oceania...[+]


SEGREDOS DO IMPRESSIONISMO

Diana Newall
Publifolha
2012

Este livro apresenta os tidos como principais artistas e obras do Impressionismo. Enfocando detalhes e técnicas, convida o leitor a admirar e a conhecer vinte dos mais representativos quadros impressionistas, como 'Aula de dança', de Degas, e 'Almoço dos remadores', de Renoir. O volume mostra telas reproduzidas com qualidade fotográfica, recortes e destaques para o estudo da imagem, além de textos sobre o processo criativo de cada artista...[+]

 


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COM AS CORES DA ESCURIDÃO E A POESIA DA ALMA: O IMPRESSIONISMO EM ORÍGENES LESSA

Mariângela Alonso
Terra Roxa e Outras Terras - Revista de Estudos Literários
2012

O objetivo deste artigo é trazer à luz aspectos impressionistas presentes na composição do conto “As cores”, narrativa que faz parte da coletânea Balbino, homem do mar, de Orígenes Lessa (1903-1986). Procuramos, com esta análise, salientar o traço poético da obra de Orígenes Lessa, marcada por uma linguagem polissêmica e caracterizada muitas vezes pela permanência de traços impressionistas. PALAVRAS-CHAVE: Impressionismo; Linguagem poética; Orígenes Lessa... [+]

 


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A INFLUÊNCIA DA ARTE JAPONESA NA REPRESENTAÇÃO DA ESPACIALIDADE IMPRESSIONISTA

Maria Aparecida Cordeiro Katsurayama
Sônia Régia Barreto
PUC/SP

A gravura japonesa influenciou a nova concepção espacial da pintura no Impressionismo, apresentando novos conceitos, tais como a falta de perspectiva central, os enquadramentos inusitados e a irrelevância na representação de figura e fundo. Essa concepção diferenciada do espaço proporcionou um novo direcionamento para a realização impressionista em direção à subjetivação representativa do espaço. A pesquisa teve como objetivo principal demonstrar essas influências, especialmente da gravura japonesa Ukiyoe, uma vez que toda a representação espacial observada nas estampas japonesas era concebida de maneira significativa, registrando um flagrante da consciência apreendido pelo gesto rápido e definitivo do artista. ...[+]

 


MONET OU O TRIUNFO DO IMPRESSIONISMO

Daniel Wildenstein
Taschen
2011

Em 'Monet ou o Triunfo do Impressionismo', o autor busca reunir episódios da vida do artista para apresentar sua biografia e o movimento artístico ao qual ele pertencia. A obra conta ainda com 572 reproduções e documentos fotográficos complementares...[+]

 


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Do Impressionismo ao Expressionismo: a pintura européia de encontro à modernidade

Ana Paula A. Dantas
UFF

Movimento artístico que se formou em Paris entre 1860 e 1870, o Impressionismo queria romper com o passado, expressando o que era eminentemente moderno, através de uma pesquisa artística moderna. Esse movimento pressupunha o enfrentamento da realidade sem o suporte do “clássico” e do “romântico”. Tratava-se de libertar a sensação visual do artista de suas experiências, posturas e entendimentos da sociedade que pudessem, por sua vez, prejudicar a imediaticidade do real... [+]

 


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A MODA FEMININA NAS PINTURAS IMPRESSIONISTAS

Camila Cardoso
Carlos Alberto Ávila Santos
UFPEL

Esse artigo apresenta os resultados iniciais da pesquisa sobre a moda feminina no final do século XIX e início do XX. Utiliza como objeto de análise a pintura impressionista. Propõe uma perspectiva interdisciplinar para o estudo da indumentária da mulher, seu desenvolvimento e suas principais características, com a proposta metodológica de analisar as tendências do figurino a partir da iconografia da época, conjugada com bibliografia atual especializada na área do vestuário...[+]

 

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Descrição Pictórica: a influência da pintura impressionista na literatura francesa do século XIX

Maria Lúcia Claro Cristovão
Dissertação de Mestrado
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
2009

Desde Horácio e sua célebre expressão Ut pictura poesis, diversos autores tentaram estabelecer um paralelo entre a literatura e a pintura ao longo dos séculos. Vários são os exemplos de obras literárias e pictóricas unidas por temas e inspirações em comum, que se desenvolveram em caminhos paralelos durante uma determinada época, numa determinada sociedade. Menos freqüentes, porém, são as ocorrências de elementos que configurem um verdadeiro diálogo, uma convergência ou uma interferência entre as artes visuais e a arte literária. Neste trabalho, pretendemos identificar uma influência do olhar impressionista na literatura francesa da segunda metade do século XIX. Para isso, analisaremos seqüências descritivas de obras de Gustave Flaubert e de Émile Zola. Através da análise da construção das pinturas impressionistas e da construção das seqüências descritivas na literatura, pretendemos demonstrar que esses dois sistemas de representação não estão unidos apenas por temas e inspirações em comum, como havia sido o caso até então, mas também pelas técnicas e metodologias utilizadas e pelas reações que essas mesmas técnicas provocaram e provocam até hoje no espectador e no leitor... [+]

 


IMPRESSIONISM

Karin H. Grimme
Taschen
2009

On April 15th, 1874, in the Parisian studio of photographer Nadar, was the opening of the first group exhibition that was uninhibited by government interference and the dictates of an official selection committee. This date has gone down in the annals of art history because it marks the birth of the Impressionism. Impressionistic paintings now rank among the most popular works of art and are the pride of any museum or collection worldwide. However, in 1874 the public response to the exhibition, and to Impressionist painting, was not adoration but rather shock and even outrage. The Impressionists and the succeeding Neo- Impressionists were avant-gardist and revolutionary, paving the way for modern art. Present-day viewers, hardly realizing this revolutionary potential, can be content to enjoy the aesthetic of light and color. Artists featured in detail: Frederic Bazille, Marie Braquemond, Gustave Caillebotte, Mary Cassat, Edgar Degas, Vincent van Gogh, Armand Guillaumin, Max Liebermann, Claude Monet, Berthe Morisot, Guiseppe de Nittis, Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir, Medardo Rosso, Giovanni Segantini, John Singer Sargent, Georges Seurat, Paul Signac, Walter Richard Sickert, Alfred Sisley, Max Slevogt, Fritz von Uhde, Federico Zandomeneghi...[+]

 


IMPRESSIONISMO
REFLEXOES E PERCEPÇOES

Meyer Schapiro
Cosac Naify
2002

Este livro faz uma análise sobre o movimento impressionista e obra de referência nos estudos da arte moderna européia. O volume foi produzido a partir de uma série de seis conferências, nas quais o autor subverte a ideia tradicional de se examinar separadamente cada um dos artistas da 'família impressionista'. Esses artistas são vistos desde o interior do movimentado panorama da Paris das últimas décadas do século XIX e, assim, analisados tanto em suas peculiaridades de estilo como em suas ligações com a literatura, a música e os movimentos sociais surgidos na época...[+]

 


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Cenário Histórico do Movimento Impressionista

Eduardo Ismael Murgia
Impulso
1999

O artigo mostra os acontecimentos que serviram de cenário para o movimento impressionista. Relaciona esses acontecimentos com a dinâmica e o direcionamento do movimento. Os elementos históricos que servem para explicar o Impressionismo são identificados da seguinte maneira: a classe social à qual pertenceram tanto os pintores impressionistas como seu público e os ideais presentes nessa classe; as reformas urbanas, em função das mudanças socioeconômicas do século XIX, que serviram como espaço de atuação do movimento e como fonte de temas; a influência da ciência e da técnica nos lineamentos teóricos e na execução da pintura impressionista. O artigo finaliza com uma discussão sobre a influência da modernidade do século XIX no movimento impressionista. Palavras-chave: história da arte – século XIX – movimento impressionista...[+]

 


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CAMADAS DA HISTÓRIA
Resenha do livro: O impressionismo: reflexões e percepções, de Meyer Schapiro

Tiago Mesquita
Novos Estudos

Editado originalmente em 1997, este livro sobre o impressionismo francês reúne textos produzidos pelo historiador da arte nova-iorquino Meyer Schapiro desde 1928. O tema assombrou toda a carreira do autor, sendo retomado em momentos diversos de sua produção acadêmica e de sua militância na crítica de arte, na forma de conferências e ensaios. E nesse percurso a perspectiva de Schapiro parece ter sempre agregado novos sentidos, como se a cada excursão por essas paragens ele aprofundasse uma camada em sua interpretação. Assim, se num primeiro momento o impressionismo foi motivo de questionamentos pontuais e variados, com o tempo acabou por constituir uma plataforma sobre a qual o autor pôde fundar certa teoria da arte moderna... [+]

 


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atualizado em: 5 de abril de 2017

 

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