Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


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patrimônio cultural

Arte - 1800-1900 - Romantismo, Realismo, os Pré-rafaelistas, Arte Japonesa

Dorling Kindersley
Publifolha
2012

Aprecie algumas das mais significativas pinturas e esculturas do Romantismo e do Realismo, além do trabalho dos pré-rafaelistas, da arte acadêmica francesa e das obras-primas japonesas do mesmo período. Em ordem cronológica e com o aporte de dados históricos, conheça o trabalho de mais de cinquenta artistas, entre eles Goya, Constable, Coubert e Hokusai. Por meio de análise, compreenda os aspectos criativos e técnicos das obras. Visualmente empolgante, esta é uma galeria única de arte do século XX e do início do XIX...[+]

 


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O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA

Keila Barbosa
Centro Educacional São Paulo
2011

Enquanto os artistas neoclássicos voltaram-se para a imitação da arte Greco-romana e dos mestres do Renascimento italiano, submetendo-se às regras determinadas pelas escolas de belas-artes, os românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Assim, de modo geral, podemos afirmar que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística... [+]

 


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Romantismo

Edson Takahasi
Campus Virtual Cruzeiro do Sul
2010

No período entre o final do século XVIII e durante grande parte do século XIX, a Europa sofreu transformações causadas pela “Revolução Francesa” e a “Revolução Industrial”, dois grandes movimentos político, social, econômico e artístico ocorridos na Europa. O Romantismo foi caracterizado por uma reação contrária ao movimento anterior que foi o neoclassicismo, expressou-se primeiramente na literatura e filosofia para depois expressar-se nas artes plásticas...[+]

 


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A Música no Romantismo

Alice Costa Popoire Gomes
Gustavo de Souza Montes
Karine Garcia Carneiro
Projeto Bridges
UFRJ
2009

Um movimento artístico não é um fato isolado. Ele está associado às transformações ocorridas na sociedade da época. Seja no campo da pintura, da escultura, da literatura ou até mesmo da música, os autores retratam em suas obras o que toma conta do contexto social no qual estão inseridos. E com o Romantismo não foi diferente. As obras românticas mostram em suas composições as conseqüências das Revoluções que se espalharam por toda a Europa no final do século XVIII...[+]

 


ROMANTISMO

Norbert Wolf
Taschen
2008

Este livro da série pequena TASCHEN gêneros apresenta: Um resumo cronológico detalhado da obra, cobrindo sua importância histórica e cultural; Cerca de 100 ilustrações a cores, com comentários explicativos; Uma biografia concisa...[+]

 


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Movimento Romântico
Eugène Delacroix e Francisco Goya

Márcia Dias
Comunicação Social - Jornalismo Disciplina: Estética, Arte e Comunicação
2008

O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado por meio do uso de verbos na primeira pessoa. Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra. O eu é o foco principal do subjetivismo, egoísta sim, mas uma forma de expressar seus sentimentos...[+]

 

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Romantismo Contextualização histórica e das artes

Raquel Alexandra O. da Silva Ribeiro
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Escola Superior de Artes Aplicadas
2010

O termo romantic, no século XVIII, designa o que agrada à imaginação, o que desperta o sonho e a comoção da alma. No século XIX, surge o conceito de romantismo em oposição ao classicismo, liderado pelos movimentos artístico, político, filosófico e literário iniciados nas últimas décadas do século XVIII, e que se estendem pelo século XIX, intimamente ligado a dois grandes acontecimentos históricos que dominam o cenário europeu – as revoluções Burguesa e Industrial. O Romantismo surgiu numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia: na política, caíam os sistemas de governo absoluto e surgia o liberalismo político; no campo social, imperava o inconformismo; no campo artístico, reinava o repúdio pelas regras. Inicialmente, era apenas uma atitude, um estado de espírito, mas, mais tarde, toma a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão do mundo centrada no historicismo e no individualismo. Se o século XVIII fora marcado pela objectividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjectividade, pela emoção e pelo eu. Toda a Europa era um formigueiro de ideias e inovações. Deram-se imensos progressos científicos. Iniciou-se a Idade Moderna no verdadeiro sentido do termo – a idade da máquina. O capitalismo tornou-se o sistema económico vigente. A Revolução trouxe consigo um rápido crescimento económico e populacional. A coordenada central do homem de então é a ideia de liberdade. Dá-se também a democratização. Deixa a nova arte de ser só para reis, fidalgos ou para círculos fechados de eruditos e torna-se a arte do povo. O génio criador deixa de estar sujeito a normas férreas, como eram as da estética clássica. O romantismo ama a liberdade, o movimento, a paixão e a busca do inatingível. A arte é marcada por um período de carência e de procura de uma perfeição impossível. A clareza clássica é substituída por uma certa obscuridade e ambiguidade intencionais. O artista romântico usa a imaginação, os seus sentimentos e instintos. Criará obras estritamente pessoais, que privilegiam o sentimentalismo. A música torna-se um meio de comunicação de pensamentos, sentimentos, mensagens e ideias. O romantismo criou novas formas de expressão, salientando-se: o sinfonismo, que começa com Beethoven, e o lied, que se consolida com Schubert. Os românticos buscavam maior liberdade de forma, expressão intensa e vigorosa das emoções através de harmonias mais ricas e do emprego de dissonâncias. Beethoven é reconhecido como o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo. A sua música é clássica pelo rigor da forma (herdada de Mozart e Haydn) e romântica pela emoção. Inovou dentro dos moldes tradicionais, alargando as fronteiras da arte. A Sonata op. 69 data do seu período mais produtivo de composição. Schubert combina a forma clássica com a melodia romântica, é um seguidor de Haydn, Mozart e Beethoven. Foi no género Lied que deixou a sua indelével marca. vii Hoje, é considerado por muitos como marcante, inovador, poético, imaginativo, lírico e melódico, sendo considerado um dos maiores compositores do século XIX. A Sonata para Arpeggione e Piano é uma obra de circunstância, escrita para promover as qualidades de um instrumento derivado da viola da gamba...[+]

 


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O AUTOR MODERNO E O PINTOR ROMÂNTICO
Charles Baudelaire e Eugène Delacroix
Considerações sobre a Modernidade

Jair Ramos Braga Flho
Universidade Federal do Paraná
2006

Monografia apresentada como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Letras - Estudos Literários do Curso de Letras do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná.

Neste trabalho, são discutidos e contextualizados, inicialmente, os conceitos de Modernidade e de Modernismo. A seguir, as características mais significativas do Romantismo, da Lírica Moderna e do Simbolismo são apresentadas. Charles Baudelaire, como primeiro ficcionista moderno e crítico de arte, constitui o conteúdo dos dois capítulos subseqüentes. Finalmente, apresenta-se a avaliação crítica de Baudelaire com relação à obra de Eugène Delacroix, pintor romântico, considerado pelo poeta como gênio da pintura e introdutor da modernidade na mesma. Nas considerações finais, tenta-se mostrar a razão do interesse de Baudelaire pela obra de Delacroix e suas possíveis afinidades com as profundas transformações intelectuais da época...[+]

 


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ROMANTISMO E REALISMO

Editora Exato
Supletivo Unicanto

O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se mais complexa. Pode-se identificar nesse período movimentos artísticos de diferentes concepções e tendências, como o Romantismo, o Realismo, o Impressionismo e pósimpressionismo...[+]

 


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ROMANTISMO: POSSÍVEIS REVERBERAÇÕES NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Walquíria Fortunato Ferreira
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Artes – IdA
2014

Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais, habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

O tema deste trabalho é o Romantismo e a busca de possíveis relações de elementos e características que ecoam na arte contemporânea. O Romantismo foi um movimento que influenciou uma geração redefinindo o conceito de artista e desencadeando uma nova forma do homem se relacionar com os elementos da natureza. Iniciado no final do século XVlll, início da revolução francesa, se estende até meados do século XlX, revolução industrial. O Romantismo é o movimento que mescla e aponta essas alterações sociais e culturais com uma gama variada de tendências e características que irão influenciar estéticas posteriores a ele que serão denominadas estéticas do Modernismo. A relação da Arte Contemporânea com sua própria história da arte propicia a investigação sobre resquícios do Romantismo em trabalhos atuais para saber quais são os artistas, e até que ponto, e de que maneira suas características são atualizadas nas obras...[+]

 


O ROMANTISMO

Jacob Guinsburg
Perspectiva
2002

Em 'O Romantismo', organizado por J. Guinsburg, a Editora Pespectiva reedita em sua coleção Stylus, Nachman Falbel, Benedito Nunes, Gerd Bornheim, Sílvio Elia, Paulo Vizzioli, Otto Maria Carpeaux, Décio de Almeida Prado, Walter Zanini, Bruno Kiefer e Alfredo Bosi que estudam, cada um em seu respectivo campo de especialidade, as diferentes manifestações do Romantismo, esta corrente fundamental e revolucionária na história da arte, do pensamento e da cultura, não só do século passado como de nossos dias. Assim, Historiosofia, História, Filosofia, Lingüística, Poesia, Prosa, Ficção, Teatro, Pintura e Música conjugam-se a partir de visões específicas para dar ao estudioso e ao leitor brasileiro um dos mais amplos panoramas críticos sobre este tema de tão grande atualidade para as Ciências Humanas em geral....[+]

 


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Romantismo Alemão

Percival Tirapeli
UNESP

Goethe nos campos de Roma – 1786/7 Johann Heinrich W. Tischbein. O poeta queria se ausentar da pequena corte de Weimar. Ficou 2 semanas em Veneza e duas horas em Florença. Seu desejo era uma espécie de doença da qual se curou em Roma, a cidade Universal da Itália de homens habitados pela vitalidade e pelos mais altos valores espirituais. Tischbein sabia onde estavam as melhores esculturas, conduzi-o pelos pórticos, colunatas e chegam a Sicília...[+]

 


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O Romantismo

V.Pessanha
PUC/Rio

O movimento romântico floresceu em meados do séc. XIX, século marcado por mudanças sociais extremas. Vivenciando intensamente os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, os artistas românticos procuravam libertar-se de princípios de autoridades apriori em favor da autonomia do ser e da livre-expressão. É característica a valorização, em geral, dos sentimentos e a imaginação; o nacionalismo; os princípios da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade; e a natureza. Pode-se apontar como expoentes, pela Europa, o pintor espanhol Francisco Goya, o inglês William Turner, e o francês Eugene Delacroix...[+]

 


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ROMANTISMO

Wladimir Wagner Rodrigues
Encontros Semanais de História da Arte Módulo II
Projeto Arte&Cultura no TRF3
Pró-Social/EMAG

O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas...[+]

 

O Romantismo Europeu

Anna Palma
Ana Maria Chiarini,
Maria Juliana Gambogi Teixeira
Autêntica
2013

Este livro contém uma seleção de oito textos de autores europeus, associados à difusão do Romantismo, seja na Alemanha, na Itália, na França, na Inglaterra ou na Espanha. O leitor vai se deparar aqui com diferentes categorias estilísticas, que vão da carta ao ensaio, do conto ao romance, numa pequena síntese da liberdade formal que caracterizou a literatura romântica. Uma breve introdução, assinada por um tradutor-pesquisador, precede cada uma das traduções e apresenta, em grandes linhas, o texto, o autor e sua obra dentro do cenário da época...[+]

 


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Charles Baudelaire e a Análise da Obra Romântica de Eugène Delacroix

Mário Fiore Moreira Júnior
Centro Universitário Belas Artes
2012

Charles Baudelaire foi mais do que um poeta comentando quadros. Viveu um dos momentos mais importantes da história da arte – a passagem do neoclassicismo para o romantismo – percebeu a mudança e sobre ela teorizou, elaborando de forma original o conceito de arte moderna. Sua grande contribuição não foi somente ter defendido artistas como Courbet ou Delacroix, mas ter imposto um modo para vê-los e um modo para a compreensão da arte moderna: o crítico como sinalizador. Palavras-chave: Baudelaire, Delacroix, artes visuais, pintura...[+]

 


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Movimentos artísticos no século XIX: Romantismo

Rafaella Vieira
Kalina Gonçalves Fernandes
Leo Moraes Neto
Délcio Aleluia Leandro
Tatiana das Graças Souza
Estudantes de graduação do curso de História Departamento de Artes e Humanidades Universidade Federal de Viçosa
Contemporâneos
2009

Este trabalho apresenta características do movimento romântico do século XIX na Europa e no Brasil. Na Europa são salientadas as produções no campo da música e da pintura, pretendendo-se relacioná-las com a conjuntura social da qual estas fazem parte. Já no que diz respeito ao Brasil a forma de expressão artística enfocada é a literatura romântica, também se preocupando em relacioná-la com o momento pelo qual passava o país. Além disso, relaciona-se a forma de arte que enfoca no caso a literatura, e suas relações com a produção histórica...[+]

 


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MIMESES DO SUBLIME: A RECEPÇÃO DE KANT PELO ROMANTISMO E PELO EXPRESSIONISMO

Priscila Rossinetti RUFINONI
Trans/Form/Ação, São Paulo - SciELO
2007

Partindo das analises do criticismo kantiano, este texto investiga as concepções romântica e moderna de sublime e de imaginação. Se, por um lado, a concepção romântica inaugura o mundo moderno, por outro, a expressionista mostra os limites dessa mesma modernidade. Para ambas, entretanto, a Crítica do Juízo de Kant é o âmbito privilegiado no qual podemos precisar as distinções...[+]

 


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O belo e o sublime românticos nas paisagens de mundos virtuais on-line

Martha Werneck
A/E - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS EBA
UFRJ
2006

Visitados por milhões de usuários, os mundos virtuais on-line de temática fantástico-medieval são constituídos por ambiências que carregam consigo séculos da tradição paisagística ocidental. As paisagens desses mundos apresentam-se como uma colagem de elementos sígnicos já estabelecidos na história das artes visuais e recorrem a outros tantos de origem literária. Temos no romantismo o ponto de ligação entre a Idade Média a que tais paisagens aludem e as significações que proporcionam a quem as frui...[+]

 


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Romantismo e Realismo

João Pedro Ricaldes dos Santos
Humanarte

O romantismo foi um movimento artístico surgido na Alemanha do final do século XVII que se expandiu pela Europa durante a primeira metade do século XIX, no campo da literatura, da filosofia e das artes plásticas...[+]

 

HISTÓRIA DA ARTE

ROMANTISMO

BIBLIOTECA ONLINE

artigos para download gratuito e
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atualizado em: 19 de maio de 2017

 

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