Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite, Luciano Migliaccio, Aracy Amaral e Tadeu Chiarelli, que analisam obras e artistas da arte brasileira - Almeida Junior, Pedro Américo, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Victor Brecheret...[+]
A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]
Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]
Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]
A escultura em bronze, de 2003, sem título da Série Magrinhas, de Francisco Stockinger, foi doada para Pinacoteca do Estado por Jorge Gerdau Johannpeter, em 2006.
Este trabalho é o produto de uma pesquisa em metodologia de ensino de Artes no Ensino Médio. Por um lado, introduz a imagem no cotidiano escolar e, por outro, não está preocupada unicamente no fazer dos trabalhos de ateliê. Há toda uma preparação em analisar, ler e entender imagens antes de produzir uma resposta poética. O objetivo desta pesquisa é aplicar a Abordagem Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, como facilitadora no desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos. Partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes visuais, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais. Palavras-chave: arte, alfabetização visual, Abordagem Triangular, acervo da Pinacoteca...[+]