Texto e Fotografias de Mônica Yamagawa


centro de são paulo


história da arte


mundo digital


patrimônio cultural

HISTÓRIA DA ARTE

ATLETA EM DESCANSO

escultura de joão batista ferri
centro de são paulo: pinacoteca do estado

atualizado em: 12 de março de 2017

 

home > centro de são paulo > ATLETA EM DESCANSO

A escultura "Atleta em descanso" (1945), de João Batista Ferri, em granito rosa, com dimensões de 88 x 127 x 72,5 cm, foi adquirido, em 1950, pelo Governo do Estado de São Paulo e, atualmente, pertence ao Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Além dessa escultura de Ferri, a Pinacoteca possui outras cinco obras do mesmo artista: "Paulo do Valle Jr.", "Cabeça", "Busto de Homem", "Figura Feminina" e "Monumento a Fransisco de Paula Ramos de Azevedo".

 

JOÃO BATISTA FERRI

Filho de imigrantes italianos, João Batista Ferri, nasceu em junho de 1896, em São Paulo. Na década de 1910, frequentou o Liceu de Artes e Ofícios.

Em 1913, foi para Itália para estudar na Escola e Laboratório de Arte Aplicada de Varallo Sesia (Piemonte) e, posteriormente, na Academia de  Belas Artes de "Brera" (Milão).

Em 1917, devido a I Guerra Mundial, retornou ao Brasil e nos anos seguintes trabalhou com Ettore Ximenes, no Monumento do Ipiranga e no Monumento a "Amizade sírio-libanesa"- Parque D. Pedro II (1919 - 1923); participou do 1o. Salão Paulista e da I Exposição de Belas Artes, realizada em São Paulo, no Palácio das Industrias (1922).

Retornou para Europa em 1923, onde executou três monumentos aos Mortos da Primeira Guerra (Prato Sesia, Cavaleiro e Boca) e, no ano seguinte, participa da Quadrienal de Milăo.

Voltou ao Brasil em 1925 e fixou residência em São Paulo, onde, posteriormente, participou do Salão de Arte organizado pelo "Muse-Italiche", onde além de expor suas orbras, também exerceu a função de Secretário da Comissão Executiva. Ainda na década de 1920, participou de em duas ocasiões do Salão Nacional de Belas Artes.

Entre as décadas de 1930 e 1950, participou, em várias ocasiões do Salão Paulista de Belas Artes e lecionou modelagem na Escola de Belas Artes de Săo Paulo.

Duas de suas esculturas encontram-se nas ruas de São Paulo: "Guanabara" (atualmente em frente a sede da Prefeitura Municipal) e o "Índio Caçador" (na Avenida Dr. Vieira de Carvalho).

 

OUTRAS ESCULTURAS DO ACERVO DA
PINACOTECA DO ESTADO

LIVROS SOBRE A HISTÓRIA E O ACERVO
DA PINACOTECA DO ESTADO

Livro: Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Disponível na Livraria Cultura

Arte Brasileira Na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Taisa Helena Pascale Palares (organizadora)
Imesp
2010

Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite, Luciano Migliaccio, Aracy Amaral e Tadeu Chiarelli, que analisam obras e artistas da arte brasileira - Almeida Junior, Pedro Américo, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Victor Brecheret...[+]

 


Pinacoteca 100 Anos destaque do acervo

Marcelo Matos Araújo
(organizador)
Pinacoteca do Estado
2005

A Pinacoteca do estado em São Paulo comemorou em 2005 o seu primeiro centenário de existência. Fundada em 1905, pelo governo do estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo em São Paulo...[+]

Edição usada disponível nos sebos da Estante Virtual

 


Pinacoteca do Estado: a história de um museu

Márcia Camargos
Marcelo Mattos Araújo
Pinacoteca do Estado
2007

Esta obra visa comemorar centenário da Pinacoteca do Estado e oferecer uma visão histórica do museu de arte de São Paulo. O livro traz imagens do espaço e das obras do museu...[+]

Edição usada disponível nos sebos da Estante Virtual

 


Escultura brasileira da Pinacoteca ao Jardim da Luz

Agnaldo Farias
Pinacoteca do Estado
2000

Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]

Edição usada disponível nos sebos da Estante Virtual

 



PINACOTECA DO ESTADO. CATÁLOGO GERAL DE OBRAS

Imesp
1988

 

Edição usada disponível nos sebos da
Estante Virtual

 

home      moyarte      não-diário      contato