Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

século XVIII: 1731 - 1740

história do centro de são paulo

atualizado em: 13 de janeiro de 2021

 

home > história > século XVIII: 1731 - 1740

 

17301731 - 17401741

 

1731

Câmara Municipal: Bartolomeu Corrêa de Moraes (juiz), Diogo de Toledo Lara, Antonio Pinto Duarte, Domingos da Silva Bueno (vereador), Matias Cardoso de Almeida, Estevão Ortiz de Camargo, Aurélio de Siqueira Lopes, Guilherme da veiga Bueno, João Martins de Afonseca, Pedro Taques Pires (procurador).

Por um bom período, as sessões na câmara não ocorreram devido a ausência dos camaristas, receosos por causa da transmissão de "bexigas".

 


1732

Câmara Municipal: Antonio da Cunha de Abreu, Francisco Corrêa de Lemos, Domingos Gonçalves da Cunha (vereador), Inácio Xavier César, Domingos Coelho Barradas, Manuel Jácome Vieira (procurador).

 


1733

Câmara Municipal: José de Aguirre de Camargo (juuiz), Manuel de Góes Cardoso, Gaspar de Matos (vereador), Floriano de Toledo Piza, Francisco Bueno de Azevedo, Antonio Xavier Garrido (procurador).

 


1734

Câmara Municipal: Francisco Dias Velho, João Pimentel de Távora,, Baltasar da Veiga Bueno (vereador), Manuel de Siqueira Cardoso, Antonio Xavier Garrido, Antonio Vaz de Oliveira, Estevão Raposo da Silva (procurador).

 


1735

A cidade sofre outtra epidemia de varíola.

Câmara Municipal: João de Siqueira Preto (juiz), Jerônimo Pedroso de Barros, José da Silva Ferrão, Estanislau Forquim Pedroso (vereador), Mateus de Siqueira de Mendonça, Salvador Cardoso de Távora, Estevão Raposo da Silva (procurador), Domingos Coelho Barradas.

 


1736

Câmara Municipal: Bartolomeu Corrêa Bueno (juiz), Bento de Siqueira Pedroso, Aurélio de Siquiera (vereador), Francisco Xavier Garcia, Manuel Antunes Belém de Andrade, JOão da Rocha de Matos (procurador).

No período três foram os grandes problemas levados para discussão na câmara: a cosntrução de uma casa de recolhimento (hospital) para os "bexiguentos"; reedificação das casas do Senado (Câmara) e o conserto do sino. Apopulação escolheu o sino, pois, ele era o "relógio" da população, assim como o meiod e comunicação em massa da cidade (como no caso de incêndios).

 


1737

Câmara Municipal: Manuel Antunes Belém de Andrade (juiz), Domingos Gonçalves da Cunha, Antonio de Camargo Pires, Baltasar de Godoi Moreira (vereador), Bartolomeu de Freitas Esmeraldo, André Alves de Castro, Francisco Pinheiro de Sepeda, Manuel Dias de Abreu, José Barbosa Pires, Estevão Raposo da Silva, Baltasar de Godoi Moreira, José da Silva Ferrão (procurador), Lourenço leme da Silva, Francisco de Almeida Taques.

 


1738

Câmara Municipal: João Bueno da Silva (juiz), Pedro Taques Pires, Manuel Antunes Belém de Andrade, Manuel Dias de Abreu (vereador), João Leite de Moraes, Mateus Pedroso de Siqueira, Manuel Luís Ferraz, Manuel José da Cunha (procurador), Aleixo Garcez da Cunha.

 


1739

Câmara Municipal: Salvador Cardoso de Távora (juiz), José da Silva Ferrão, Manuel Jácome Vieira (vereador), Floriano de Toledo Piza, Francisco Bueno da Rocha, José Pinto Guedes, Manuel de Oliveira Cardoso (procurador).

 


1740

Câmara Municipal: Diogo de Toledo Lara (juiz), Pedro da Rocha Pimentel, Lourenço de Siqueira Preto (vereador), Manuel José da Cunha, Pedro Taques de Almeida Paes, João Leite da Silva, Salvador Pires Monteiro (procurador).

 

 

17301731 - 17401741

 

 

referências bibliográficas

CADERNOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA: SÃO PAULO 450 ANOS. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006.

PORTA, Paula (org.). História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato