Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra P

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 7 de abril de 2021

 

home > dicionário > verbetes: letra P

 

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 


letra OPletra Q


 

Padaria Anno Bom

Padaria das Famílias

Padre Antonio da Silva Pereira

Padre Capão, Travessa do

PADRE DIOGO ANTONIO FEIJÓ: Presidente da Sociedade Filantrópica, criada em 1830, para promover um tratamento digno aos presos.

PAIÃO, LUIZ ANTONIO: De acordo com um anúncio no O Farol Paulistano (Número 80, de 16 de janeiro de 1828), morava ou trabalhava na Rua da Quitanda, em 1828.

Paissandú, Praça do

Paissandú, Travessa do

PALACETE ALEPPO: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 321 a 329. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE B.CARRERA: Localização: Praça Júlio Mesquita, 84 a 96. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Palacete Conde de Sarzedas / Museu do Tribunal de Justiça

Palacete Crespi

PALACETE LELLIS: Localizado entre as Ruas Aurora, 244 a 254 e Santa Ifigênia, 339 a 355. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE PARAÍSO: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 287 a 317. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE RIACHUELO: Localizado entre as Ruas Dr. Falcão, 151 a 171 e Rua José Bonifácio, 386 a 398. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE SÃO JORGE: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 256 a 320. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE TEIXEIRA DE CARVALHO: Localizado na Rua Florêncio de Abreu, 111. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE TERESA TOLEDO LARA: Clipping: VICTOR, Fábio, SEVERINO, Thea. "Palacete histórico no centro de SP abrigará nova Casa de Francisca". Folha de S.Paulo: Ilustrada, 14 Ago. 2015.

PALÁCIO DA JUSTIÇA: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS / MUSEU CATAVENTO: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

Palácio dos Campos Elíseos

Palácio, Largo do

Palácio, Rua do

Palha, Rua da

PÂNDEGA: "Livraria" de José Fernandes de Sousa (imigrante português). Segundo conta a memória popular, quando alguém roubava uma galinha de seu quintal, o "livreiro" descontava o prejuízo no preço na venda do primeiro livro após o ocorrido. Clipping: COELHO, Marcelo. Chá, rapé, livros e outros artigos sem rivais. Folha de São Paulo: +Mais!, 11 Abr. 2004.

PARÓQUIA DE SÃO PAULO: Criada em 1588, seu primeiro vigário, Lourenço Dias Machado, assumiu seu posto, somente em 1591.

PARQUE DOM PEDRO: No passado a área hoje conhecida como Parque Dom Pedro II, era conhecida como Várzea do Carmo. Artigos sobre o Parque Dom Pedro: O Parque Dom Pedro II e a Operação Urbana Centro. Nossa preocupação com a possível intervenção. Oriode Rossi. Vitruvius. 2010

Páteo da Sé

PÁTIO DE SÃO GONÇALO: Espaço atualmente conhecido como Praça João Mendes.

Pátio do Colégio

PAULO ASSUNÇÃO: Sócio da Assunção e Cia, proprietário na década de 1910, do Teatro São José. Foi ele quem vendeu a propriedade para a The São Paulo Tramway Light and Power, para a construção da nova sede (Edifício Alexandre Mackenzie).

PAUL ROUCH: Um dos responsáveis pela execução da construção do Desinfectório Central (terreno adquirido em 1882, inauguração da instituição em 1893).

PEDRO DIAS LEITE: Mencionado sobre a esmola deixada para a ermida de Nossa Senhora da Luz, em seu testamento: "Pedro Dias Leite prometia 'à Nossa Senhora do Guaré um manto de tafetá'. (...) 'Certifico eu Luiz de Andrade escrivão dos órfãos desta villa de São Paulo e seu termo e dello dou minha fé em como o capitão Lourenço Castanho Taques pagou ao ermitão de Nossa Senhora da Luz Antonio João três mil réis que o defunto Pedro Dias deixou de esmola e por passar na verdade e a pedimento do dito ermitão lhe passei a presente aos oito do mez de agosto de seiscentos e cincoenta e nove annos.' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]

PENSIONATO ARTÍSTICO: Criado em 1892.

PEREIRA, DOM MATEUS DE ABREU: Quinto Bispo de São Paulo, nomeado em 1794, fez sua entrada solene em 31 de maio de 1797.

PEREIRA, VICENTE GOMES: Em 1827, encontra-se no endereço da Rua da Boa Vista, n.66, segundo um anúncio publicado em O Farol Paulistano (Número 65, de 21 de novembro de 1827), no qual é o intermediário da venda de terrenos no Largo de São Bento, esquina com a Rua da Constituição.

PERIGAULT, Luis

PERO CORREIA: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como João de Sousa, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.

PESSOA, Gabriel Henriques

Pinacoteca do Estado

PINTO, DIOGO DE MENDONÇA: Em 1856, era deputado da Assembléia Provincial; professor de História e Geografia da Faculdade de Direito e morador do Largo da Sé.

Piques, Descida do

Piques, Ladeira do

Piques, Rua do

PIRÂMIDE DOS PIQUES: Erguido em 1814 - considerado o primeiro momento da cidade e também conhecido como Obelisco dos Piques -, localizado no atual Largo da Memória. Projetado por Daniel Müller. Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio"). Ver também: Descida do Piques

PIRES, DOMINGOS: Data de 29 de outubro de 1599, uma carta de doação de terras de Domingos Pires, na qual ele limitava a concessão "do ribeiro por nome de Anhangobai pelo caminho que vae Nossa Senhora da Luz em Guerepe"[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.26.]

PLANDÉ, JOÃO: Entre 1862-1863 dirigia a sede de São Paulo do Depósito de Calçados da Fábrica de Siré Irmãos.

PLANET, Alexandre [Botequim Paulistano]

PLANET, CATHARINA: esposa de Alexandre Planet, mãe de Mathilde Catharina Planet.

PLANET, MATHILDE (CATHARINA): filha de Alexandre Planet e Catharina Planet. Nasceu em 29 de fevereiro de 1876 e foi batizada no dia 13 de agosto de 1876. Casou em 1 de junho de 1893, na Igreja da Consolação, com Benedicto Garcia.

Poesia & Mùsica, esculturas de Luiz Brizzolara

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Criada em 1831, a Guarda Municipal Permanente, em 1837 passa a ser Corpo Policial Permanente e em 1947, torna-se Força Pública. Em 1970, passa a ser a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

POLYTHEAMA NACIONAL, TEATRO E CAFÉ CONCERTO: Inaugurado em 21 de fevereiro de 1892, na Ladeira de São João.

Ponte do Lorena

PONTO CHIC: Clipping: FARABOTTI, Cyntia. Negócios sobrevivem ao tempo. Folha de São Paulo: Tudo, 18 Fev. 2001.

PORTAL DE PEDRA DO ANTIGO PRESÍDIO TIRADENTES: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91(tombamento "ex-officio").

Porto Geral, Descida do

Pozzo Di Borgo

Praça Antônio Prado

PRAÇA DA REPÚBLICA: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 06/91.

Praça da Sé

PRAÇA DAS ARTES: Clipping: "Praça das Artes. Complexo arquitetônico brasileiro começa a ser reconhecido no exterior", texto de Abilio Guerra. Website Vitruvius, 2013.

Praça do Paissandú

PRAÇA JOÃO MENDES: Em 8 de junho de 1891, em um prédio na Praça João Mendes, foi instalado o Congresso Estadual Constituinte.

PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO: Veja fotografias e mais informações sobre essa obra: Maria Tudor, Estados Unidos do Brasil, Carlos Gomes, Fosca, Condor, Salvator Rosa, Guarany, Itália, Schiavo, Poesia e Música, Fonte Glória, Ordem e Progresso

Príncipe, Rua do

Princesa, Rua da

PROENÇA, Anna de

Progredior

PUPO, FRANCISCO DE PAULA: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).

 


letra OPletra Q


 

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato