Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra D

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 11 de setembro de 2021

 

home > dicionário > verbetes: letra D

 

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 


letra C Dletra E


 

DÁCIO DE MORAES: Arquiteto responsável pelas adaptações do Edifício Saldanha Marinho, para adaptá-lo para a sede da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (o projeto original era de Elisiário da Cunha Bahiana).

DAMERGUE, J.E.: Um dos responsáveis pela execução do Desinfectório Central (terreno adquirido em 1882 e instituição inaugurada em 1893).

Daniel Bebber

DANIEL PEDRO MÜLLER: Responsável pelo projeto do chafariz e Pirâmide/Obelisco dos Piques (1814). Dirigiu o Gabinete Topográfico quando este foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1835. Projetou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, inaugurado em 30 de junho de 1840.

Dante, escultura de Bruno Giorgi

DAVID GOMES DE ARAUJO: Servente da Faculdade de Direito (1896 / 1897).

Delfino Antonio da Pureza Voga

DELPHIM, JOAQUIM AVELINO DOS SANTOS: Amanuense da Faculdade de Direito (1896/1897).

Deposito de calçados da fábrica do Siré Irmãos / Ao Mais Barato

Descida do Piques

Descida do Porto Geral

Desinfectório Central

DIAS, FRANCISCO: Em 1689, era proprietário de uma casa em taipa de pilão, no local onde está a Casa Número 1 (Casa da Imagem), na atual Rua Roberto Simonsen. Consta que nesse ano, vendeu a casa/terreno para o bandeirante Gaspar Godoy Moreira.

DI CAVALCANTI: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 07/90 (painel localizado à Rua José Bonifácio no 24). 4 Ago. 2012 - "Painel de Di Cavalcanti no centro de SP sofre com deterioração" (Folha de S.Paulo), artigo de Vanessa Correa.

Dieu-donné Boulte Dillon

Digilencia Progresso Paulista

DILLON, Dieu-donné Boulte

DILLON, Boulte

DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ, PADRE: Presidente da Sociedade Filantrópica, criada em 1830, para promover um tratamento digno aos presos.

DIOGO DE ANTÔNIO DE BARROS: Major, proprietário da primeira fábrica de tecidos de São Paulo, inaugurada em 1872.

DIOGO DE MENDONÇA PINTO: Em 1856, era deputado da Assembléia Provincial; professor de História e Geografia da Faculdade de Direito e morador do Largo da Sé.

DIOGO, Frei

Diogo Nuno da Motta (Coronel)

Direita, Rua

DOM BERNARDO RODRIGUES NOGUEIRA: 1o. bispo de São Paulo.

DOM FREI ANTONIO DE MADRE DE DEUS GALRÃO: 2o. Bispo de São Paulo, nomeado em 1750; sua entrada solene na cidade aconteceu no dia 18 de junho de 1751.

DOM FREI MANUEL DA RESSURREIÇÃO: 3o. Bispo de São Paulo, nomeado em 1771.

DOM JOAQUIM ARCOVERDE DE ALBUQUERQUE CAVALCANTE: Décimo Bispo de São Paulo, nomeado em 1893, faz sua entrada solene na cidade no dia 30 de setembro do mesmo ano.

Dom Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade

DOM MATEUS DE ABREU PEREIRA: Quinto Bispo de São Paulo, nomeado em 1794, fez sua entrada solene em 31 de maio de 1797.

Domingos Antonio Gomes

DOMINGOS DE ANDRADE FIGUEIRA: Professor de História e Geografia, em 1856, no Lycêo Paulistano.

Domingos de Paiva Azevedo

Domingos Henrique da Silva

DOMINGOS LUIZ: Junto com sua esposa, Ana Camacho, fundaram no atual Bairro do Ipiranga a primeira capela em homenagem à Nossa Senhora da Luz. Na década de 1570-1580, mudou-se para a região conhecida como Guaré, atual Bairro da Luz, onde fundou um segundo tempo, também em homenagem a Nossa Senhora da Luz, doando o patrimônio para o poder público em 1603. Ver mais detalhes do verbete individual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz. Durante anos foi "mordomo" da Ermida da Luz (Igreja de Nossa Senhora da Luz). Pai de sete filhos, sendo o sexto Antonio Lourenço. Sogro de Antonio Teixeira.

DOMINGOS PIRES: Data de 29 de outubro de 1599, uma carta de doação de terras de Domingos Pires, na qual ele limitava a concessão "do ribeiro por nome de Anhangobai pelo caminho que vae Nossa Senhora da Luz em Guerepe" (ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.26.)

DOMINGUES, LEONOR: avó de Antonio Lourenço, Ignez Camacho, Leonôr Domingues, Domingas Luiz, Bernarda Luiz, Domingos Luiz, o moço e Miguel Luiz. Casado Com Lourenço Luiz. Bisavó de Maria Leme de Chaves, Antonia de Chaves, Anna de Chaves, Domingos Luiz Leme, Antonio Lourenço Cardoso, Antonio Cardoso, Manoel Cardoso, Gaspar Vaz Cardoso, Capitão Feliciano Cardoso, Mecia Cardoso, Francisca Cardoso e Anna Maria da Luz (filhos de Antonio Lourenço).

DONA ISABEL FERNANDES: Em 5 de outubro de 1599, à beira da morte, deixou seu inventário registrado. Casada com Henrique da Cunha, com quem teve três filhos.

Doutor Falcão Filho, Rua

DUSSER, Adolpho

 


letra C Dletra E


 

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato