Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

João Bierrenbach

loja de chapeús

rua do piques, 11 (1854)

história do comércio do centro de são paulo

atualizado em: 24 de janeiro de 2021

 

home > história do comércio > João Bierrenbach - loja de chapeús

 

Imigrante alemão. Sua família, ao chegar em São Paulo, em 1829, dedicou-se inicialmente à fabricação de chapéus. De acordo com a Revista Genealógica Latina (1967), em 1825 Veio para o Batalhão Alemão na Guerra Cisplatina (Rio Grande do Sul). Casou com Barbara Reichmann (professora), em 1831.

De acordo com um anúncio sobre fuga de escravos, em abril de 1854, a fábrica de chapéus de Bierrenbach estava localizada na Rua do Piques, número 11.

Em maio de 1855, o anúncio informa sobre o falecimento de Bierrenbach:

[CORREIO PAULISTANO, n. 259, 16 Mai. 1855.]

 

A fábrica de chapéus, com base nos registros da 45a. sessão ordinária, de 8 de novembro de 1855 da Câmara Municipal, permaneceu com a família Bierrenbach:

"Dito de Barbara Bierrenbach, pedindo ser aliviada da multa que lhe impoz o fiscal do nortepor não ter feito as declarações exigidas nas posturas de de 6 de setembro, relativas à sua fabrica de chapéos (sic), estabelecida no Piques, visto que pela sua idade e molestia ignorava a existencia dessas posturas, e além disso por acrescer o motivo de estar ausente seu filho João Antoio Bierrenbach, director da mesma fabrica."

[CORREIO PAULISTANO, n. 340, 23 Nov. 1855.]

 

No site "Geni", há informações sobre "Johann Bierrenbach" nasceu em 1805, provavelmente, o nome correto de "João Bierrenbach", de acordo com as informações publicadas, era:

 

Em julho de 1858, Barbara Bierrenbach publica uma nota de agradecimento no Correio Paulistano, para os que acompanharam o enterro de sua sobre Elizabeth Buch - uma das hipóteses é que esse era o sobrenome de solteira da mãe de "João" Bierrenbach ou, talvez, o sobrenome de um segundo marido, no entanto no site Geni, não há dados sobre esse sobrenome, a informação publicada é "Elizabeth Bierrenbach".

 

 

referência bibliográficas

CORREIO PAULISTANO, n. 91, 12 Abr. 1854.
CORREIO PAULISTANO, n. 259, 16 Mai. 1855.
CORREIO PAULISTANO, n. 340, 23 Nov. 1855.
CORREIO PAULISTANO, n. 710, 3 Jul. 1855.

JOHANN BIERRENBACH. Geni. Disponível em: <https://www.geni.com/people/Johann-Bierrenbach/6000000028283878538>. Acesso em: 24 Jan. 2021.

FAMÍLIAS BRASILEIRAS DE ORIGEM GERMÂNICA. Edição Especial da Revista Genealógica Latina. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro / Instituto Hans Staden, 1967.

 

 

dicionário do centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato