Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Francisco Gonçalves Gomide

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 25 de fevereiro de 2021

 

home > dicionário > Francisco Gonçalves Gomide

 

Engenheiro. Souto, Vianna, Korndörfer e Moraes (2014) publicaram que Francisco Gonçalves Gomide foi aluno da segunda fase do Gabinete Topográfico, no ano de 1852 e membro do conselho de engenheiros chefes de seção de obras públicas da Província de São Paulo.

No ano de 1858 substituiu o engenheiro William Elliot na direção das obras da estrada que ia da capital para Santos. Mencionado na seção Expediente da Presidencia, referente a data de 21 de dezembro de 1855,

"Ao engenheiro Francisco Gonçalves Gomide. - Communico a Vmc., em resposta ao officio de hoje, que expedi ordem á thesouraria para pagar-lhe a quantia de 82$ rs. despendida na commissão, de que se achã encarregados os engenheiros Elliot e cameron, deduzidos os 200$ rs. que já recebeu por conta." No artigo do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, é mencionado no texto "Antônio Bernardo Quartim, 'arquiteto' ou 'engenheiro construtor'?": "(...) sabemos também que o engenheiro Porfírio de Lima, em 1861, e ainda o engenheiro Francisco Gonçalves Gomide, em novembro de 1862, realizaram obras no palácio (...)(...) ofícios diversos da Capital. Ordem 919. Francisco Gonçalves Gomide solicita ao presidente da Província pagamento de despesas com o retelhamento do palácio do governo e com compra de tijolos para a obra. São Paulo, 15 de novembro de 1862."

[CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.]

 

 

referências bibliográficas

CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.

SOUTO, Cíntia Vieira, VIANNA, Marcelo, KORNDÖRFER, Ana Paula, MORAES, Thiago Aguiar de (org.). Espaços de saber e poder: instituições e seus agentes na perspectiva da história social. Coletânea de textos apresentados no I Encontro de História – Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul 2013. Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, 2014.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato