Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

Bernardo José Maria da

Silveira e Lorena

Conde de Sarzedas

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 25 de janeiro de 2021

 

home > dicionário > Bernardo José de Lorena

 

Retrato de Bernardo José Maria Lorena e Silveira (1756 - 1818).

 

Assumiu o governo da Capitania de São Paulo em 5 de junho de 1788 - porém foi nomeado em agosto de 1786 -, governando a capitania até 27 de junho de 1798 - na obra de Egydio Martins (2003), consta como o ano de 1797).

De acordo com Barreto do Amaral (2006), a Capitania de São Paulo tomou um grande impulso durante sua administração, com o desenvolvimento da produção e comércio de açúcar; a construção de várias obras públicas:

 

Egydio Martins (2003), publicou em sua obra, um registro encontrado no periódico Aurora Fluminense:

"No Aurora Fluminense (...) encontra-se, no número de 26 de fevereiro de 1830, a seguinte história, que o mesmo jornal diz ser extraída do Observador Constitucional, do qual era redator João Batista Lìbero Badaró (...)

"Era dia de jejum e o Exmo. Sr. Capitão-General Bernardo José de Lorena era acostumado a jejuar; mandou o seu criado comprar peixe fresco, mas como fosse tarde já não o havia. Encontrou, porém, um preto do Cônego Patrício, que levava umas tabaranas para seu senhor, e pediu o criado do S. Ex.a ao preto que lhe houvesse de vender as tabaranas; recusou este e levou para casa o peixe, que se pôs logo a cozinhar. Voltou para o palácio o servo do capitão-geral, com as mãos vazias, e contou a S. Ex.a todo o acontecido.
Bem, disse o Sr. Bernardo José de Lorenam já dois soldados à casa do cônego etrata-me o peixe tal qual está.
A expedição partiu; trouxeram o conquistado o peixe já meio cozido. S. Ex.a teve o gosto de comer tabaranas naquele dia, e não consta que mandasse restituir a panela."

[MARTINS, Antonio Egydio. São Paulo Antigo - 1554-1910. Coleção São Paulo: volume 4. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 146-147.]

 

família

Dom Bernardo José de Lorena era pai de D. Francisco de Assis Lorena (nascido em 1780) e avô de Dona Anna Maria de Almeida Lorena. Um de seus descendentes Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira (filho de Dona Leonor Andromeda de Almeida Lorena) construiu o Palacete Sarzedas, hoje Museu do Tribunal de Justiça.

Sobre seus pais, há duas histórias:

 

Sobre o título de Conde de Sarzedas:

 

 

referências bibliográficas

AMARAL, Antonio Barreto do. Dicionário de história de São Paulo. Coleção Paulística. Volume XIX. São Paulo: Imesp, 2006.

MARTINS, Antonio Egydio. São Paulo Antigo - 1554-1910. Coleção São Paulo: volume 4. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato