Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

rua do príncipe

logradouros do centro de são paulo

atualizado em: 10 de setembro de 2021

 

home > logradouros > Rua do Príncipe

Segundo Tito Lívio Ferreira, a atual Rua Quintino Bocaiúva foi conhecida por outros nomes no passado: "Rua do Canto da Misericórdia para o Campo da Fôrca", "Rua da Cruz Preta", "Rua do Príncipe" [In: FREITAS, Sônia Maria de. Presença Portuguesa em São Paulo. São Paulo: Imesp / Memorial do Imigrante, 2006, p.16].

No final do século XVIII, o tenente-coronel Bernardo Jacinto Gomes cedeu uma parte do quintal de sua propriedade localizada na Rua da Caixa Preta (posteriormente Rua do Príncipe e Rua Quintino Bocaiúva) esquina com a Rua das Sete Casas (anteriormente Travessa do Padre Capão, Rua do Mexia e posteriormente Rua da Caixa D'Água, Rua Barão de Paranapiacaba) para o Governo da Capitania de São Paulo para que no local fosse construído um reservatório de água, esta proveniete do Tanque das Freiras, para o abastecimento do Chafariz da Misericórdia.

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico:

YAMAGAWA, Mônica. Rua do Principe - Logradouros do Centro de São Paulo. Moyarte, 23 Set. 2021. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/logradouros/indice-logradouros.html>. Acesso em: 23 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

1852

Rua do Príncipe: endeço de Paulo Delfino da Fonseca.

 


1854

Reclamação sobre a limpeza da rua, publicada no Correio Paulistano:

"Os moradores do predio que da rua das Sete Casas faz esquina para a do Principe, entenderam fazer da frente de sua moradia um monturo ; já em outra occasião se fez isto saber, porém qual, a nada os brutos se movem. Os fiscaes passam por ahi muitas vezes, porém nada vêem, nada sentem, ou nada querem ver nem sentir."

[Correio Paulistano, n.6, 3 Jul. 1854]

Rua do Principe: de acordo com dados do leilão da herança de José de Oliveira Prado, este possuía uma propriedade na esquina da rua com a Rua do Jogo da Bolla.

 


1856

Rua do Príncipe: João Evagenlista de Araujo Macedo: nessa rua morava amanuense da secretaria da tesouraria da Fazenda Provincial.

Segundo um anúncio do Correio Paulistano, de 2 de janeiro: "Vende-se os trens de uma venda, e aluga-se a venda e um bom quarto atraz della. Quem quizer dirija-se a rua do Príncipe (Cruz Preta) esquina da rua da Freira n.18"

 


1857

Rua do Príncipe: Dr. José Xavier Lopes de Araujo.

 


1862

Rua do Príncipe, n. 22: Estúdio de fotografia de Carneiro & Gaspar - José Feliciano Alves Carneiro & Gaspar Antonio da Silva Guimarães (onde trabalhou Militão Augusto de Azevedo). [KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofícios da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p.66].

 


1872

Rua do Príncipe, n.23: endereço de Ernesto Pinheiro Prado, Amanuense da Sexretaria Militar da Província e Tenente da Guarda Nacional - [Almanak da Província de São Paulo Para 1873]

 

 

[+] conheça a história de outros logradouros do centro de
são paulo

 

 

referências bibliográficas

DICIONÁRIO DE RUAS. Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Disponível em: <https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/>. Acesso em: 12 Out. 2020.

MARTINS, Antonio Egydio. São Paulo Antigo – 1554 a 1910. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

O MERCANTIL, n. 137, 18 Fev. 1852.

PORTO, Antônio Rodrigues. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. 2ª. Edição. São Paulo: Carthago, 1996.

PORTO, Antônio Rodrigues. História Urbanística da cidade de São Paulo (1554 a 1988). São Paulo: Carthago, 1992.

 

 

dicionário do centro de são paulo

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato