Com a construção do Theatro Municipal de São Paulo, a Light, empresa canadense, encontrou uma ótima oportunidade para divulgar os seus produtos e serviços para a cidade. A companhia não somente iluminou “cenograficamente” a edificação na noite de sua inauguração, como projetou postes ornamentais exclusivos para o teatro.
Segundo a pesquisa produzida pela Fundação de Energia e Saneamento/Museu da Energia de São Paulo, os modelos de madeira dos postes foram entalhados por Affonso Adinolfi, para, depois, serem elaboradas as peças em ferro e bronze:
Os postes do Theatro Municipal fizeram sucesso com a população e deram prestígio à empresa. Em 1929 a Light assinou um contrato com o governo, obtendo “predomínio definitivo no setor de iluminação pública por eletricidade”. [Gonçalves, Funchal, 2003, p.24-25]. Energia elétrica, na época, era sinal de progresso e a instalação dos postes, um evento para os moradores:
“Os postes na época começam a chamar atenção de todos os paulistanos e viraram um de seus assuntos principais. Conforme os postes iam sendo instalados, criavam muita movimentação na cidade e os esqueletos causavam um desconforto para as pessoas, pois esses não apresentavam beleza a cidade sem seus componentes externos como: a ornamentação e as luminárias, instalados posteriormente.
Quando a novidade chegou, efetivamente, os paulistanos se renderam ao fascínio dos inúmeros postes na cidade e da nova iluminação. Elegantes e eficientes exalavam tecnologia e arte.
FONTE DAS IMAGENS: Museu da Energia - A. Yamagawa
Aos poucos alguns postes recebiam mais braços e suspensões, com luminárias ou arandelas, eram de madeira aparelhada ou de ferro, pouco também feitos de trilhos adaptados. Os ornamentos e anéias dos postes escondiam a parte inferior do fuste e as junções.”
[GONÇALVES, Michele, FUNCHAL, Cintia. Postes de Iluminação: a memória da iluminação pública de São Paulo. Monografia apresentada ao curso de Desenho Industrial. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 2013, p.25.]
O Theatro Municipal de São Paulo foi construído pelo Escritório Ramos de Azevedo, com projetado assinado por Domiziano Rossi e Cláudio Rossi. As obras começaram no dia 26 de junho de 1903 e o teatro foi inaugurado em 12 de setembro de 1911...[+]
As esculturas localizadas na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao Theatro Municipal, fazem parte do "Monumento a Carlos Gomes", localizado na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. São de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara e foram executadas pela Camiami e Guastini - Fonderia Artistica in Bronzo (Pistóia, Itália)...[+]
YAMAGAWA, Mônica. Theatro Municipal de São Paulo - poste de iluminação - Dicionário do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao- paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/ indice-dicionario.html>. Acesso em: 25 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
GONÇALVES, Michele, FUNCHAL, Cintia. Postes de Iluminação: a memória da iluminação pública de São Paulo. Monografia apresentada ao curso de Desenho Industrial. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 2013.
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.