As esculturas localizadas na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao Theatro Municipal, fazem parte do "Monumento a Carlos Gomes", localizado na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. São de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara e foram executadas pela Camiami e Guastini - Fonderia Artistica in Bronzo (Pistóia, Itália).
Para as comemorações do Centenário da Independência, em 1922, representantes da colônia italiana, em São Paulo, financiaram a realização do Monumento a Carlos Gomes, uma homenagem ao músico e compositor brasileiro que, em 1863, compôs "Joana de Flandres", uma ópera que lhe valeu uma bolsa de estudos na Itália.
O monumento foi concebido para conectar a praça aos "jardins" do Teatro Municipal. Na época, a área onde hoje se encontra o monumento era conhecida como "esplanada do teatro", parte integrante do então "parque" do Anhangabaú, projeto do francês Joseph Antoine Bouvard.
O "Monumento a Carlos Gomes" é composto por várias esculturas, implantadas em vários planos; a intenção do escultor era criar a sensação de palco, utilizando os jardins como parte do cenário e o Vale do Anhangabaú como área da platéia.
A escultura representando Carlos Gomes encontra-se na altura da calçada, em frente ao Teatro Municipal; do seu lado estão duas alegorias: "Poesia" e "Música", em mármore branco. Descendo, em direção ao Vale do Annhangabaú, nas pontas das escadas, uma de cada lado, estão "Fosca" e "Condor". No centro, entre as escadas, está a fonte "Glória, Ordem e Progresso" e em suas laterais, as esculturas "Lo Schiavo" e "Maria Tudor". Abaixo, em um terceiro plano, estão "Guarani" e "Salvator Rosa" e as alegorias em homenagem à Itália e ao Brasil.
"Brizzolara imprimiu às esculturas deste monumento uma linguagem dramática mais acentuada no gesto do que no rebuscamento ou nos exageros dos tratamentos das superfícies das massas. As esculturas foram dispostas sobre pedestais de altura mínima e representadas com dimensõesque equivalem a uma vez e meia a escala humana. Estas características conferem um grau de aproximação sensível entre obra e observador. Queremos dizer, que não há uma busca de monumentalidade nas esculturas individualmente, o que reforça a ideia de conjunto e que nos conduz a conceber a obra de Carlos Gomes como um todo."
[ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: CPA – Consultoria de Projetos e Artes, 1998, p.41.]
YAMAGAWA, Mônica. Monumento a Carlos Gomes, ecultura de Luiz Brizzolara - Dicionário do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao- paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/ indice-dicionario.html>. Acesso em: 25 Jan. 2022. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: CPA – Consultoria de Projetos e Artes, 1998.
OBRAS DE ARTE EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE SÃO PAULO REGIONAL SÉ. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico - Divisão de Preservação, 1987.
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