Moyarte: home
HOME: ir para página inicial  Moyarte no INSTAGRAM  Moyarte no TWITTER  Moyarte no FACEBOOK
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

HOME > DICIONÁRIO DO CENTRO DE SÃO PAULO > verbetes letra N

VERBETES: LETRA N

dicionário do centro de são paulo

 

letra Mletra Nletra O

 

NICOLAU ALVES DA FONSECA:

Conhecido como "Carranca", é mencionado quando das reformas da Igreja de São Gonçalo, em 1763:

"registrada na sessão da Câmara de 7 de maio desse ano. Com efeito, 'chamaram o alcaide do mesmo Senado Domingos de Cubas e lhe ordenaram que notifique e fosse notificar a Nicolau Alves da Fonseca chamado o Carranca... das obras que está fazendo na capella de São Gonçalo Garcia não continue com o alicerce que intentou fazer no outão de São Gonçalo para o meio da rua deixando-a enficoanada (sic) com prejuízo do bem comum pena de que continuando com o dito alicerce de ser condenado em seis mil reis e trinta dias de cadeia'. O Carranca, pelo visto andou querendo exagerar os limites do terreno da igreja, no que fooi advertido pela Câmara."

[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.218.]

 

N.J.V. FERRARD:

Tintureiro. Segundo os anúncios do Correio Paulistano (1856), francês. Clique aqui para ver os anúncios e informações sobre seus serviços.

 

NOBRE, GREGÓRIO IGNACIO FERREIRA:

Sargento mór, em 1828, morava na Rua São Bento, n.77.

 

NÓBREGA, MANOEL DE:

Jesuíta. Subiu ao Planalto em 1553, e com a ajuda de João Ramalho e Tibiriça, escolheu o local para a construção do colégio e igreja da Companhia de Jesus. Morre em 18 de outubro de 1570, aos 58 anos, no Rio de Janeiro.

 

NOGUEIRA, DOM BERNARDO RODRIGUES:

1o. Bispo de São Paulo.

 

NOMES DAS RUAS:

10 de agosto de 1809: é determinado a numeração de todas as casas, identificação dos nomes das ruas (para facilitar a cobrança de impostos).

 

NOTHMANN, VICTOR:

Junto com Frederico Glette, em 1879, comprou terrenos nas áreas das Chácaras das Palmeiras e Mauá, para desenvolver empreendimentos imobiliários, bairros que ficaram conhecidos como Campos Elíseos e Higienópolis.

 

NOVA LUZ:

Artigos e Clipping sobre o projeto de reurbanização Nova Luz:

Clipping:

Artigos para download gratuito:

Requalificação Urbana Sustentável: Avaliação de Áreas Subutilizadas da Região da Luz. Melissa Belato Fortes & Liza Maria de Souza Andrade. USP 

Programa de Requalificação Urbana Nova Luz - Plano Urbanístico
Prefeitura Municipal de São Paulo. EMURB - Empresa Municipal de Urbanização

Luz, São Paulo: as condições e possibilidades de um projeto urbano
Pedro Manuel Rivaben de Sales. Vitruvius. 2001

 

NUMERAÇÃO DAS CASAS:

10 de agosto de 1809: é determinado a numeração de todas as casas, identificação dos nomes das ruas (para facilitar a cobrança de impostos).

 

letra Mletra Nletra O

 

home      moyarte      não-diário      contato