Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.
Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.
FABIANO MARTINS SIQUEIRA (MAJOR): Porteiro da Faculdade de Direito (1896/1897).
Fabrica de Canastras e Tamancos da Rua Alegre
Fabrica de Chapeus de Sol - Matheus Oliveira
FALCÃO, José Justiniano Vieira
FAMÍLIA CAMARGOS: Na década de 1640, os membros da família estavam em conflito com os membro da Família Pires, disputando o poder local. Em 1660, um "acordo de paz" foi acertado entre as Famílias Camargos e Pires.
FAMÍLIA PIRES: Na década de 1640, os membros da família estavam em conflito com os membro da Família Camargos, disputando o poder local. Em 1660, um "acordo de paz" foi acertado entre as Famílias Camargos e Pires.
FANFULHA (FANFULLA): Jornal em italiano, criado em 2 de julho de 1893.
FARCATO, MARCELINO DA COSTA: Residente na Rua da Boa vista, n.47, segundo anúncio de O Farol Paulistano (de 29 de setembro de 1827, número 50).
FARIA, José da Costa (Casa Faria)
FEIJÓ, PADRE DIOGO ANTONIO: Presidente da Sociedade Filantrópica, criada em 1830, para promover um tratamento digno aos presos.
FERNÃO DIAS: Bandeirante. Em 1674, inicia sua empreitada para exploração do caminho para a região das Minas.
FERRAZ, Antonio Januario Pinto
FERREIRA, Luiz Rodrigues - Filho (Palacete Conde de Sarzedas)
FERREIRA, Luiz Rodrigues - Pai (Palacete Conde de Sarzedas)
FIGUEIRA, DOMINGOS DE ANDRADE: Professor de História e Geografia, em 1856, no Lycêo Paulistano.
Fileto Gonçalves Pereira (Charutaria Nacional)
FLORENTINO DE SACRAMENTO ASSUMPÇÃO: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
Fonte Glória, Ordem e Progresso, escultura de Luiz Brizzolara
FONTE MONUMENTAL: Inaugurada em 1927, a escultura está localizada na Praça Júlio de Mesquita. A obra passou por reforma e restauro entre os anos de 2012 e 2013, quando foram instaladas uma cerca de vidro e os detalhes, as lagostas e os mascarões, originalmente de bronze, foram trocados por cópias de resina, com o objetivo de evitar o furto da peça. O projeto de restauro e reforma da fonte custou cerca de R$ 500mil. Leia mais detalhes sobre o projeto de restauração em: "Fonte ganha 'aquário' para não ser mais usada como banheiro", artigo de Jairo Marques, publicado na Folha de S.Paulo, em 15 de março de 2013.
FONTOURA, EZEQUIAS GALVÃO DA: um dos primeiros seminaristas / alunos do Seminário Episcopal da Luz e posteriormente, historiador da biografia de Dom Antonio Joaquimde Melo e da história do Seminário Episcopal.
FORÇA PÚBLICA: Criada em 1831, a Guarda Municipal Permanente, em 1837 passa a ser Corpo Policial Permanente e em 1947, torna-se Força Pública. Em 1970, passa a ser a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Formigas vestidas de Jules Martin - tanajuras
Fosca, escultura de Luiz Brizzolara
FOX, D.M.: Mencionado no Almanak da Província de S.Paulo - para 1873 (1873): como superintendente e engenheiro chefe da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, morador da Rua Alegre, número 6.
FRANÇA, Anna Candida Alvim Ferreira
FRANÇA, BENTO MARTINS: Servente da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
FRANÇA, Lindorf Ernesto Ferreira
FRANCISCO ALVES PEREIRA: Em 1828, morado da Rua do Commércio, n.10 (O Farol Paulistano, número 174, de 20 de dezembro de 1828).
Francisco Antonio de Almeida Mello
Francisco Antonio Pinto Bastos
FRANCISCO CHAGAS DOS SANTOS: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
Francisco de Assis Marcio Lorena (Palacete Conde de Sarzedas)
FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS: Conde de São João da Palma. e um dos quatro primeiros senadores nomeados por São Paulo, em 1826.
Francisco de Castro do Canto e Mello
FRANCISCO DE PAULA GOMES DA SILVA: Diretor e professor de Primeiras Letras, Doutrina Cristã, em 1856, do Lycêo Paulistano.
FRANCISCO DE PAULA PUPO: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
FRANCISCO DE PAULA TOLEDO: Professor de Latim e Retórica, em 1856, no Lycêo Paulistano.
FRANCISCO DE SOUSA: Marido de Anna de Proença, é mencionado quando do cumprimento do testamento de sua esposa: " 'Recebi de Francisco de Sousa como testamenteiro da defunta sua mulher Anna de Proença uma toalha de linho para o altar de Nossa Senhora da Luz que deixou na verba do seu testamento e por verdade lhe passei a quitação. Hoje 24 de junho de 1680 annos - o ermitão de Nossa Senhora da Luz, João Almeida' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]
FRANCISCO DIAS: Em 1689, era proprietário de uma casa em taipa de pilão, no local onde está a Casa Número 1 (Casa da Imagem), na atual Rua Roberto Simonsen. Consta que nesse ano, vendeu a casa/terreno para o bandeirante Gaspar Godoy Moreira.
FRANCISCO DIOGO PEREIRA DE VASCONCELLOS (DOUTOR): Seu mandato como administrador da Província de São Paulo começou em 29 de abril de 1856 e terminou em 22 de janeiro de 1857.
FRANCISCO IGNACIO DAS CHAGAS: Professor de música, em 1856, do Lycêo Paulistano.
Francisco José das Chagas (Chaguinhas)
FRANCISCO MARIA DE SOUZA FURTADO DE MENDONÇA, DR.: Foi lente catedrático, 2a. cadeira da Faculdade de Direito (5o. anno) e em 1856, residia na Descida do Porto Geral.
FRANCISCO MATARAZZO: Muda-se de Sorocaba para São Paulo em 1890.
FRANCISCO MOTTA: Guarda da Faculdade de Direito (1896/1897).
FRANCISCO NUNES RAMALHO (CAPITÃO): Em 1827, em um anúncio no O Farol Paulistano (Número 61, de 7 de novembro de 1827), seu nome está relacionado com o endereço da Rua do Piques, n.66. Em 1828, em outro anúncio, menciona que o mesmo mora nesse endereço (O Farol Paulistano, número 80, de 16 de janeiro de 1828).
FRANCISCO PEDROZO DE BARROS: Servente da Faculdade de Direito (1896 / 1897).
Francisco Pereira de Almeida Guimarães
FRANCISCO RUIZ VELHO: Em 1619, vendeu uma casa de sua propriedade, para a Câmara Municipal, onde esta instalou sua sede.
F. RANGEL PESTANA, DR.: redator do periódico A Província de S.Paulo - 1881.
FREDERICO GLETTE: Junto com Victor Nothmann, em 1879, comprou terrenos nas áreas das Chácaras das Palmeiras e Mauá, para desenvolver empreendimentos imobiliários, bairros que ficaram conhecidos como Campos Elíseos e Higienópolis.
FRIEDRICH, Jacob - FRIEDRICHS, Jacob - FREDERICH, Jacob - FRIEDERICH, Jacob
YAMAGAWA, Mônica. Verbetes: letra F - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte, 23 Set. 2021. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/ dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 23 Set. 2021. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].
A |
B |
C |
D |
E |
F |
|
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.
Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.
Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.
Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.
Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.
Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.